Lista completa de Questões de Engenharia Florestal do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a frase: Doenças podem ocorrer na produção de mudas clonais de eucalipto. Os sintomas de uma delas são a mela das folhas, morte de plantas e crescimento epifítico de micélio sobre as estacas. O fungo, em geral, não esporula, mas frequentemente produz escleródios sobre o órgão afetado. Esse fungo é o
Cylindrocladium scoparium.
Quambalaria eucalypti.
Botrytis cinerea.
Rhizoctonia solani.
Colletotrichum gloeosporioides.
Sobre o desenvolvimento do eucalipto em condições de campo é correto afirmar que o
Eucalyptus cloeziana é uma das espécies de Eucalyptus menos susceptíveis à doença da ferrugem.
Eucalyptus pilularis é uma das espécies mais resistentes ao cancro causado pelo fungo Cryphonectria cubensis.
Eucalyptus paniculata tem plantio recomendado em regiões com ocorrência da gomose, caracterizada pela exsudação e escorrimento de goma a partir de pontos localizados no tronco.
Eucalyptus globulus é favorecido por chuvas de inverno e altamente resistente a geadas.
Eucalyptus dunnii não tem plantio recomendado em áreas com possibilidade de ocorrência de geadas.
A Instrução Normativa no 5 (11/12/2006), sobre os procedimentos técnicos para elaboração, apresentação, execução e avaliação técnica de Planos de Manejo Florestal Sustentável − PMFSs nas florestas primitivas e suas formas de sucessão na Amazônia Legal, dispõe que
o ciclo de corte inicial será de, no mínimo, 15 anos e de, no máximo, 25 anos para o PMFS Pleno e de, no mínimo, 20 anos para o PMFS de Baixa Intensidade.
o Diâmetro Mínimo de Corte (DMC) será de 25 cm para todas as espécies para as quais ainda não se estabeleceu o DMC específico.
a intensidade máxima de corte a ser autorizada pelo órgão ambiental competente será de 30 m3.ha−1 para o PMFS Pleno com ciclo de corte inicial de 35 anos.
a intensidade de corte planejada deverá observar a manutenção de todas as árvores das espécies cuja abundância de indivíduos com Diâmetro da Altura do Peito (DAP) superior ao DMC seja igual ou inferior a 50 árvores por 100 hectares de área de efetiva exploração da Unidade de Produção Anual (UPA).
o aproveitamento de resíduos das árvores exploradas e daquelas derrubadas em função da exploração florestal não será permitido.
A Equação Universal das Perdas de Solo (EUPS) tem sido muito utilizada no Brasil para estimar a perda média anual de material do solo removido por erosão laminar e/ou em sulcos, incluindo em seu modelo os seguintes fatores:
erosividade da chuva, erodibilidade do solo e largura do declive.
prática de controle da erosão, densidade do solo e grau do declive.
uso do solo e manejo da cultura, comprimento do declive e erosividade da chuva.
grau do declive, erodibilidade e porosidade do solo.
índice de cone, largura do declive e uso do solo e manejo da cultura.
Ao optar pelo chamado plantio de inverno, preparo de solo e plantio realizado na estação mais fria e seca, o engenheiro florestal deverá estar ciente de que
deverá contar com um viveiro de maiores dimensões, aumentando a capacidade de produção de mudas em determinadas épocas do ano.
terá menor eficiência de aproveitamento dos fertilizantes.
terá maior facilidade de preparo de solos mais argilosos e densos.
ocorrerá maior competição das mudas com as plantas invasoras por água e nutrientes.
é maior o grau de sobrevivência das mudas devido a sua menor atividade fisiológica, principalmente a transpiração, desde que se aumente o número de irrigações.
A poda de galhos em espécies florestais visa a obter madeira de melhor qualidade por eliminar a presença de grandes nós, remanescentes dos galhos que não foram removidos em época oportuna. A esse respeito, é correto afirmar:
A poda é realizada mais tarde em sítios de boa qualidade, ao passo que, em sítios pobres, menos tempo decorrerá até ser necessária a poda.
A época mais apropriada para práticas de poda é quando os vegetais se encontram em repouso vegetativo, recomendando- se o final do outono e inverno.
A intensidade da poda não influencia o diâmetro das árvores e, consequentemente, a produção de madeira.
A remoção de até 2/3 da copa não produz efeito sobre o crescimento de uma árvore.
A manutenção do povoamento florestal com uma densidade alta de árvores, durante o período anterior à poda, não tem influência sobre a formação de galhos excessivamente grossos.
As emissões atmosféricas ocasionadas por veículos automotores carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde. Essas emissões são compostas de substâncias, tais como
monóxido de carbono (CO), que é uma substância com odor forte, insípida e de cor laranja, que atua no sangue, elevando sua oxigenação.
fuligem (partículas sólidas e líquidas), sob a denominação geral de material particulado (MP), que, devido ao seu pequeno tamanho, mantém-se suspensa na atmosfera e pode penetrar as defesas do organismo, atingindo os alvéolos pulmonares.
hidrocarbonetos (HC), que são gerados a partir da reação do óxido de nitrogênio (NOx) com o monóxido de carbono (CO), em caso de a queima de combustível ser incompleta.
dióxido de enxofre (SO2), que é uma substância inodora, de cor marrom avermelhada, oriunda da queima do álcool combustível, tornando-se poluente na presença de vapor dágua, quando dá origem a H2SO4.
óxidos de nitrogênio (NOx), que são uma combinação de nitrogênio e oxigênio, formada quando a combustão ocorre com insuficiência de ar na câmara de combustão, sem toxidade elevada ao homem.
O processo da dispersão de poluentes na atmosfera depende principalmente do relevo da região, das condições meteorológicas e das características das fontes emissoras. O comportamento final de uma pluma de poluentes que sai de uma chaminé tem dois componentes principais: a ascensão da pluma e a difusão e o transporte da pluma. Ao ser emitida, a pluma tem tendência ascensional controlada por parâmetros do próprio efluente, por dimensões da chaminé e pela influência dos parâmetros meteorológicos no instante da emissão. Na sequência, ela adquire um movimento transversal, acompanhado de difusão em torno de sua linha de centro, que caracteriza o componente de difusão e transporte. Sobre as características de modelos típicos de plumas de poluentes, considere as afirmações a seguir.
I - Looping (serpenteante) é um modelo característico de condições instáveis que ocorre quando existe aquecimento solar intenso com céu limpo, em que grandes turbulências térmicas levam a uma rápida dispersão.
II - Coning (cônico) é um modelo característico de atmosfera neutra, causado por ventos moderados, direção estacionária e ausência de aquecimento solar, em que o baixo nível de turbulência faz a pluma atingir o solo a uma grande distância da fonte.
III - Fumigation (fumegante) é um modelo característico da ocorrência de uma inversão térmica abaixo da pluma, normalmente ao pôr do sol, podendo ser transitório ou durar várias horas, sendo que a dispersão vertical ocorre mais intensamente na camada superior da pluma do que na inferior.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
Um programa de controle da poluição do ar tem como objetivo garantir que os poluentes atmosféricos sejam mantidos em concentrações tais que não afetem a saúde humana e não causem danos à flora, à fauna e aos materiais. O controle nas fontes visa a reduzir a concentração dos poluentes antes do seu lançamento na atmosfera. Com relação aos equipamentos e métodos de controle das emissões atmosféricas em atividades industriais, considere as afirmativas a seguir.
I - Os incineradores catalíticos são recomendados para a remoção de material particulado em grandes concentrações, enquanto que, em baixas concentrações, recomendam-se os incineradores com chama direta.
II - O separador ciclônico tem por base a ação da força centrífuga sobre as partículas carregadas pelo fluxo de gás, empurrando-as na direção das paredes, tendo, por isso, melhor efi ciência para partículas pequenas, menores que 5 micrômetros.
III - O controle da emissão de gases e vapores envolve operações unitárias, como a absorção física e a condensação, podendo fazer uso de equipamentos como os condensadores e os absorvedores.
IV - O controle da emissão de material particulado pode ser feito usando-se equipamentos como os precipitadores eletrostáticos e os lavadores com atomização pelo gás.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e IV
II e III
III e IV
I, II e III
I, II e IV
26
24,7
16,4
9,6
1,3
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...