Lista completa de Questões de Engenharia Florestal do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
4.266
4.284
4.392
4.896
5.976
1 e 2
3 e 4
1, 2 e 3
1, 2 e 4
1, 2 e 5
remoção de solo contaminado é uma técnica do tipo in situ.
maioria dos 1.423 registros indicados na figura é de técnicas de remediação de solo, cujo tratamento do contaminante é do tipo ex-situ.
barreira reativa é um tratamento ex-situ, em que o material contaminado é coletado e tratado fora da área contaminada.
barreiras verticais são executadas com materiais de elevada permeabilidade, de forma a conter o fluxo vertical do contaminante.
coberturas dos resíduos são camadas de solo de alta permeabilidade, que permitem a infiltração de águas pluviais na área contaminada.
Um dos indicadores adotados por órgãos públicos de saneamento ambiental é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público. Três das nove variáveis utilizadas nesse cálculo são:
Cloreto, Demanda Bioquímica de Oxigênio e pH
Alcalinidade, Turbidez e Oxigênio Dissolvido
Ferro, Coliformes Fecais e Fósforo Total
Algas, Nitrogênio Total e pH
Oxigênio Dissolvido, Temperatura e Resíduo Total
28,8 mortes a cada 10 anos
32,0 mortes a cada 100 anos
46,6 mortes a cada 100 anos
54,0 mortes a cada 1.000 anos
67,2 mortes a cada 1.000 anos
Existem diversos modelos, métodos ou técnicas de valoração de danos, recursos e bens naturais, cada qual com suas particularidades e critérios de aplicação. Dentre eles, está o modelo de valoração denominado Custo de Viagem, que
tem como base a taxação dos poluidores, de maneira proporcional ao custo da poluição gerada por eles, objetivando inibir a geração de rejeitos.
corresponde a um método indireto, estatístico, que busca valorar um recurso por meio da relação dos seus atributos com o preço da terra ou do trabalho.
é apropriado para valoração de sítios com fins recreacionais, pois tem como base a relação entre o prazer oferecido pelo sítio e o valor a ele atribuído pela população local.
é um dos métodos de contingência que estima o preço implícito dos bens naturais, por meio dos conceitos de substituição e complementaridade.
consiste no estabelecimento do valor econômico dos sítios explorados com agricultura, por meio da avaliação dos preços de mercado dos produtos agrícolas produzidos.
A respeito da metodologia de avaliação de impactos ambientais que utiliza a denominada Matriz de Leopold, considere as afirmações a seguir.
I - Permite a atribuição de valores de magnitude e importância para cada impacto ambiental identificado.
II - Proporciona a valoração quantitativa dos impactos ambientais de maneira objetiva, eliminando o tratamento subjetivo existente na maioria dos outros métodos.
III - Favorece o cruzamento das ações que podem causar impacto, representadas por colunas, com os fatores ambientais que podem ser impactados, representados por linhas.
IV - Admite a identificação dos impactos ambientais secundários e de demais ordens.
São corretas APENAS as afirmativas
I e III
II e IV
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
Rede de Sorensen
Matriz de Realização de Objetivo
Método Battelle
Método Sondheim
Método Fischer e Davies
A auditoria de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma importante atividade prevista na NBR ISO 14001, que trata das etapas e requisitos para estabelecer e operar um SGA. De acordo com essa Norma, a realização da auditoria do SGA deve ser realizada em qual etapa?
Planejamento
Política Ambiental
Análise Crítica
Verificação e Ação Corretiva
Implementação e Operação
I - P , II - R , III - Q
I - Q , II - S , III - R
I - Q , II - R , III - P
I - R , II - S , III - P
I - S , II - R , III - Q
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...