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A velocidade de um avião, em m/s, t segundos após tocar o solo é determinada pela função V = 250 - 50t. Ao parar totalmente, o avião terá percorrido no solo a distância de
Considerando a treliça mostrada na figura acima, os valores das componentes em x e y das reações em A e B são iguais, respectivamente, a
Ay = + 4 kN; Bx = 2 kN; By = + 3 kN.
Ay = + 12 kN; Bx = 0; By = + 4 kN.
Ay = + 8 kN; Bx = 0; By = + 6 kN.
O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.
O momento de inércia (de massa) do tambor é igual a
O sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.
A velocidade angular do tambor é igual aO sistema de elevação, ilustrado na figura acima, foi construído de modo a permitir que uma massa de 400 kg seja abaixada a uma velocidade de 3 m/s. O tambor, que tem 600 mm de diâmetro e massa de 200 kg, possui um raio de giração igual a 200 mm.
A energia cinética do sistema é igual aEngenharia Mecânica - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Considere a bomba centrífuga mostrada na figura acima.
Os componentes indicados pelas letras de na figura, correspondem, respectivamente, a
voluta, rotor, bocal de sucção, bocal de descarga, pá do rotor.
bocal de sucção, voluta, bocal de descarga, pá do rotor, rotor.
bocal de descarga, rotor, bocal de sucção, voluta, pá do rotor.
bocal de sucção, voluta, pá do rotor, bocal de descarga, rotor.
Considere a bomba centrífuga mostrada na figura acima.
O rotor na bomba centrífuga mostrada na figura é do tipo
As figuras I e II acima mostram duas formas para colocação da bomba em uma instalação de bombeamento. Acerca dessas montagens e as justificativas para utilizá-las, assinale a opção correta.
A figura II representa a montagem mais adequada, pois as chances de ocorrência de cavitação são menores.
A figura I representa a melhor forma de colocar a bomba, pois o NPSH disponível do sistema é menor do que o NPSH requerido pela bomba.
Qualquer uma das montagens pode ser utilizada. Do ponto de vista do bombeamento, não há diferença entre as duas montagens.
A figura I mostra a montagem correta, pois a bomba é autoescorvante.
Existem diferentes abordagens, baseadas em diferentes conceitos, para o problema da manutenção. O controle autônomo dos equipamentos, dentro do princípio "do meu equipamento cuido eu" em que o operador passa a ser operador-mantenedor, é uma das características da
manutenção produtiva total – TPM (total productive maintenance).
manutenção centrada na confiabilidade – RCM (reliability centered maintenance).
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