Questões de Engenharia Mecânica

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A manutenção preditiva, está relacionada a(s)

  • A.

    correção de falha ou desempenho menor que o esperado.

  • B.

    quebra zero: a máquina não pode parar durante o período em que foi programada para operar.

  • C.

    um esquema de inspeções estabelecido tendo como base o tempo ou o número de unidades de uso.

  • D.

    ações de manutenção que são realizadas com base na modificação de parâmetros de condição ou desempenho, acompanhados sistematicamente.

Na manutenção centrada na confiabilidade, a probabilidade que um equipamento ou sistema que falhou seja restaurado para um estado de funcionamento dentro de um tempo especificado de não-funcionamento, dentro do qual a manutenção deve ser realizada sob determinadas condições, é denominada

  • A. disponibilidade operacional.
  • B. manutenibilidade.
  • C. confiabilidade.
  • D. reprodutibilidade.

Texto para as questões 47 e 48

 

Em um procedimento de manutenção, a construção de vários tipos de diagramas gráficos simples são importantes elementos auxiliares no planejamento das operações. O diagrama CPM (critical path method) permite planejar as paradas de manutenção para que durem o menor prazo possível e administrar eventuais atrasos na execução de alguma operação de manutenção.

Considere o diagrama mostrado na figura acima, que representa a seqüência de operações na parada para manutenção em uma instalação de ar condicionado.

O caminho crítico é representado no diagrama pela seqüência de operações

  • A. A-C-D-F.
  • B. A-B-E-F.
  • C. A-C-E-F.
  • D. A-B-D-F.

Texto para as questões 47 e 48

 

Em um procedimento de manutenção, a construção de vários tipos de diagramas gráficos simples são importantes elementos auxiliares no planejamento das operações. O diagrama CPM (critical path method) permite planejar as paradas de manutenção para que durem o menor prazo possível e administrar eventuais atrasos na execução de alguma operação de manutenção.

Considere o diagrama mostrado na figura acima, que representa a seqüência de operações na parada para manutenção em uma instalação de ar condicionado.

Haverá comprometimento da parada para manutenção caso as operações C e E atrasem

  • A. mais de quatro horas.
  • B. até quatro horas.
  • C. no máximo três horas.
  • D. no máximo duas horas.

O método mais comum de programação de atividades é a construção de diagramas conhecidos como diagrama de barras ou diagrama de Gantt, que mostram as tarefas a serem realizadas e o tempo designado para a execução de cada uma. Com relação a esse tipo de diagrama, assinale a opção correta.

  • A.

    Identifica-se por meio desse diagrama as atividades críticas que não podem sofrer atrasos, possibilitando um controle mais eficaz das tarefas prioritárias.

  • B.

    O diagrama de Gantt permite fazer a programação e acompanhamento das tarefas, indicando a necessidade de tempo e o tempo gasto na execução de cada tarefa.

  • C.

    Os custos da execução de cada tarefa pode ser claramente visualizada com esse diagrama.

  • D.

    Uma das grandes vantagens do diagrama de barras é priorizar as tarefas cuja redução terá menor impacto na antecipação da data final de término dos trabalhos, no caso de ser necessária uma redução desta data final.

A aplicação de metodologias de análise de falhas permite a priorização de ações técnicas e gerenciais que podem resultar no aumento da confiabilidade de produtos e processos. Dentre as metodologias mais conhecidas para essa finalidade estão a análise do tipo e efeito de falha — FMEA (failure mode and effect analysis) e a análise da árvore de falhas — FTA (fault tree analysis). Acerca dessas metodologias, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A FTA procura establecer uma relação lógica entre falhas primárias e a falha final do produto.

  • B.

    A FTA se adapta melhor à análise de uma falha específica, já que o enfoque é dado à falha final do sistema.

  • C.

    A FMEA focaliza as falhas potenciais, suas causas e conseqüências, de modo que ações de melhoria possam ser propostas.

  • D.

    Na FTA, o número de prioridade de risco (NPR) fornece uma indicação do tipo de falha que deve receber atenção prioritária.

Motores de combustão interna são utilizados para motorização de veículos e também para aplicações estacionárias, especialmente em sistemas de emergência para geração de eletricidade. Acerca dos motores do ciclo Otto a quatro tempos, assinale a opção correta.

  • A.

    A compressão da mistura ar/combustível admitida no cilindro pode ser considerada adiabática porque a velocidade do pistão é alta, havendo pouco tempo para a troca de calor.

  • B.

    A relação entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior é denominada relação ou taxa de compressão do motor.

  • C.

    A ordem dos quatro tempos ou fases em um ciclo são: admissão, compressão, descompressão e escapamento.

  • D.

    Durante os quatro tempos do ciclo o virabrequim executa uma volta completa.

Os componentes do motor do ciclo Otto indicados pelas letras de A a E na figura acima correspondem, respectivamente, a

  • A. biela; virabrequim; cabeçote; bloco e balancim.
  • B.

    árvore do comando de válvulas; biela; anéis de segmento; cabeçote e balancim.

  • C.

    árvore de manivelas; casquilho; pistão; bloco e válvula.

  • D. biela; volante, virabrequim; bloco e cabeçote.

A principal característica dos motores do ciclo Diesel é

  • A.

    a necessidade de um carburador para controlar a quantidade de combustível injetada no cilindro.

  • B.

    a realização de trabalho durante a expansão e escapamento, em razão das transformações adiabáticas que ocorrem nessas fases ou tempos.

  • C.

    o fato de a ignição ocorrer por um processo de auto-ignição do combustível devido a elevada temperatura e pressão alcançada no final da compressão do ar admitido no cilindro.

  • D.

    a compressão que é realizada sobre uma mistura ar/combustível admitida no cilindro durante a fase ou tempo de admissão.

Acerca dos combustíveis utilizados nos motores de combustão interna, assinale a opção correta.

  • A.

    Os motores do ciclo Otto funcionam somente com gasolina e álcool.

  • B.

    Os motores do ciclo Diesel só podem funcionar com óleo dísel de origem mineral ou vegetal (biodísel).

  • C.

    As turbinas à gás (ciclo Brayton) usam na prática querosene como combustível, mas é possível que operem com outros combustíveis, como gás natural, por exemplo.

  • D.

    O gás natural veicular (GNV) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, gasosos, predominantemente propano e butano que podem ser armazenados no estado líquido em botijões ou cilindros apropriados para uso em veículos ou outra aplicações.

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