Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As máquinas de fluxo podem ser classificadas segundo vários critérios como, por exemplo, o sentido da transformação de energia. Entre as máquinas listadas nas opções abaixo, assinale aquela na qual o fluído cede energia à máquina, que transforma a energia em trabalho mecânico.
Turbinas hidráulicas aproveitam a energia hidráulica do escoamento para a geração de energia elétrica. Acerca das turbinas usadas para geração hidroelétrica, assinale a opção correta.
As turbinas Francis, Hélice, Bulbo e Kaplan, são chamadas de turbinas de ação, pois funcionam com a pressão da água variando desde a entrada na turbina até a saída.
Nas turbinas Bulbo, turbina e gerador são integrados em um só invólucro.
As turbinas Kaplan tem as pás fixas posicionadas no ângulo de melhor rendimento.
As turbinas Francis são máquinas de reação do tipo misto. São recomendadas para desníveis acima de 600 m e baixas vazões.
As figuras acima mostram o ciclo de Rankine que é composto por quatro processos. Esse ciclo é referência para as instalações térmicas a vapor d'água. Acerca do ciclo de Rankine, assinale a opção incorreta.
A adição de calor na caldeira se dá a volume constante.
A expansão na máquina térmica, onde é efetuado o trabalho mecânico, é isentrópica.
O líquido saturado que sai do condensador, é bombeado insentropicamente para a caldeira.
Um meio mais viável de se melhorar o ciclo é a instalação de um dispositivo para superaquecimento na saída da caldeira.
O ciclo ideal para as turbinas a gás simples de ciclo aberto é o
Ciclo combinado é um termo usado para definir sistemas de geração de potência cuja característica é
a produção de energia elétrica e fornecimento de água quente para calefação a partir de fontes geotérmicas.
o uso de turbinas a gás e a vapor operando a partir de um mesmo combustível. A turbina a gás gera energia e os gases de escape da turbina são usados para gerar vapor em uma caldeira recuperadora. Este vapor aciona a turbina a vapor produzindo mais eletricidade.
a produção simultânea de energia térmica e energia elétrica a partir do uso de um combustível convencional (gás natural, óleo combustível, dísel e carvão) ou algum tipo de resíduo industrial (madeira, bagaço de cana, casca de arroz, etc.).
a produção de energia elétrica combinando o movimento das marés e das ondas do mar.
Na série eletroquímica (série galvânica), um metal A é mais nobre que um metal B. Isto significa que quando colocados em contato na presença de um eletrólito
ambos sofrerão corrosão, porém o metal A corroerá mais que o metal B.
A corrosão é um processo essencialmente elétrico. Uma corrente elétrica flui entre o cátodo e o ânodo imersos em um eletrólito, fechando o circuito. A fonte de potencial elétrico para ativar uma célula de corrosão pode se originar de vários fenômenos. Por exemplo, áreas de um metal cobertos com sujeira ou incrustrações, na presença de umidade podem dar origem a uma célula de corrosão. Célula com essa caracterização é denominada
Estratégias para inibir ou reduzir a corrosão envolvem, basicamente, a interrupção do circuito elétrico da célula corrosiva ou a redução de potencial de ativação. Por exemplo, como o zinco possui potencial de eletrodo mais elevado que o ferro, que é o principal componente do aço, um método de prevenção da corrosão de cascos de navios consiste na fixação de placas de zinco no casco, que é de aço. Esse método de prevenção da corrosão é denominado
O sistema de classificação mais adotado para os aços na prática é o SAE-AISI, também determinado pela ABNT. Nesse sistema, o aço é designado por quatro dígitos, XXYY, em que os dígitos XX indicam o tipo de aço e os dígitos YY o teor de carbono. Um aço 4030 é um aço com 0,30% de carbono que contém como principal elemento de liga
Plásticos e borrachas são as designações comuns para elastômeros e polímeros. Polímeros são obtidos a partir de moléculas simples de compostos orgânicos que se agrupam em longas cadeias. Alguns polímeros são chamados de termoplásticos pois possuem cadeias não entrelaçadas, fazendo com que o aquecimento reduza as forças de coesão. Isso significa que podem ser reaquecidos e novamente moldados. Entre os polímeros listados abaixo, assinale o que não é termoplástico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...