Questões de Engenharia Mecânica

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A dureza é largamente utilizada na especificação de materiais, tratando-se de um ensaio complementar baseado na medida da profundidade ou da área, produzida pela penetração, pelo impacto ou pelo risco de um penetrador sobre a superfície do material a ser ensaiado. Assim sendo, pode-se afirmar que:

  • A.

    a dureza MOHS é um tipo de dureza muito utilizada em materiais metálicos ferrosos com valores de dureza muito elevados, bem como elevada anisotropia;

  • B.

    as durezas BRINELL e MEYER são baseadas na medida da profundidade de penetração de penetrador cônico de diamante e são utilizadas em material de dureza elevada;

  • C.

    as durezas VICKERS e KNOOP são baseadas na medida da área produzida por penetrador piramidal de base quadrada e de base alongada, respectivamente;

  • D.

    a dureza ROCKWELL é medida pela área produzida pela penetração de um penetrador cônico e quatro penetradores esféricos, com quinze escalas de medida;

  • E.

    a dureza BIERBAUM é medida pela profundidade do risco resultante da ação de um penetrador de diamante com formato de canto de cubo, com um ângulo de contato de 35º.

Existem métodos padronizados para a determinação da tenacidade à fratura sob condições de deformação plana (KIc) que são válidos quando certas premissas oriundas dos estudos da Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE) são atendidas, significando, em primeira análise, realizar ensaios com corpos de prova de grande espessura em metais dúcteis. Por sua vez, a Mecânica da Fratura Elastoplástica (MFEP) surgiu em função das limitações na aplicação, a materiais dúcteis, do critério de tenacidade à fratura como uma propriedade do material. Desta forma, pode-se afirmar que a dimensão do fator de intensidade de tensões é:

  • A.

  • B.

    MPa

  • C.

    MPa/m

  • D.

  • E.

    MPa.m

O processo de fratura de um metal dúctil pressupõe que, antes que a trinca se propague, ocorra uma deformação plástica localizada em sua vizinhança, que é denominada a zona plástica na ponta da trinca. O termo CTOD, que é a abreviatura da expressão inglesa crack tip opening displacement, representa:

  • A.

    a distância entre duas trincas consecutivas e elípticas em um metal com comportamento linear elástico;

  • B.

    o trabalho produzido pelas forças externas aplicadas no corpo de prova entalhado;

  • C.

    a condição elastoplástica posterior da integral J nos campos de tensão-deformacão em uma trinca;

  • D.

    a distância entre as duas superfícies de uma trinca, medida na ponta da trinca;

  • E.

    a distância entre duas trincas semi-elípticas em um metal com comportamento elastoplástico.

Desde os estudos de Wöhler, muitos dos resultados de ensaios de fadiga foram obtidos em máquinas de flexão rotativa. Contudo, a maioria das solicitações de fadiga consiste na sobreposição de uma amplitude de tensão em torno de uma tensão média igual ou diferente de zero, como relacionado pelas equações de Goodman, Gerber e Soderberg. Assim sendo, pode-se afirmar que:

  • A.

    a equação de Goodman relaciona a amplitude de tensão com a tensão média e a resistência à tração em forma de uma curva parabólica;

  • B.

    a equação de Gerber relaciona a amplitude de tensão com a tensão mínima e a resistência à tração em forma de uma linha reta;

  • C.

    a equação de Soderberg relaciona a amplitude de tensão com a tensão média e a resistência à tração em forma de uma curva parabólica;

  • D.

    tanto a equação de Goodman quanto a equação de Soderberg produzem retas no diagrama de tensão, com relação à resistência e escoamento, respectivamente;

  • E.

    tanto a equação de Goodman quanto a equação de Gerber produzem parábolas no diagrama de tensão, com relação ao escoamento e resistência, respectivamente.

O trocador ou permutador de calor é um equipamento por meio do qual dois fluidos com temperaturas diferentes trocam calor através de uma interface metálica. Assim sendo, um fluido cede calor a outro sob a forma de calor sensível ou calor latente. Nesta linha de raciocínio, podese afirmar que, em um permutador de calor de:

  • A.

    passes múltiplos, os tubos têm um ou mais passes dentro de um mesmo encamisamento;

  • B.

    casco-feixe-tubular, a direção de escoamento dos fluidos é a mesma, porém com sentidos opostos;

  • C.

    contracorrente, os dois fluidos escoam em direções ortogonais;

  • D.

    correntes cruzadas, há identidade com o de correntes opostas;

  • E.

    passes múltiplos, há identidade com o tipo dedal com dupla jaqueta.

Em uma instalação de bombeamento em que a tubulação de recalque passa por uma elevação, descendo a um reservatório, é necessário que se coloquem umas válvulas para o funcionamento adequado do sistema de bombeamento. Desta forma, uma seqüência adequada para esta instalação é:

  • A.

    registro de gaveta, bomba, válvula de retenção, válvula de pé, válvula de alívio e ventosa;

  • B.

    ventosa, válvula de pé, bomba, válvula de retenção, registro de gaveta e válvula de alívio;

  • C.

    válvula de alívio, ventosa, válvula de pé, bomba, válvula de retenção e registro de gaveta;

  • D.

    válvula de pé, bomba, válvula de retenção, registro de gaveta, válvula de alívio e ventosa;

  • E.

    válvula de retenção, bomba, válvula de pé, ventosa, registro de gaveta e válvula de alívio;

Os tubos são condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. Uma tubulação é um conjunto de tubos com diversos acessórios. Para designar as espessuras de um tubo de condução de aço são adotadas as séries (Schedule Number). Desta forma, um tubo com o numero de série 10 significa que:

  • A.

    a tensão admissível do material do tubo é dez vezes maior que a pressão interna de trabalho;

  • B.

    a tensão admissível do material do tubo é cem vezes maior que a pressão interna de trabalho;

  • C.

    a tensão admissível do material do tubo é mil vezes maior que a pressão interna de trabalho;

  • D.

    o diâmetro externo do tubo pode ser qualquer, e a espessura da parede de dez milímetros;

  • E.

    o diâmetro interno do tubo pode ser qualquer, e a espessura da parede de dez milímetros.

Os purgadores de vapor são dispositivos automáticos que separam e eliminam o condensado formado nas tubulações de vapor e aparelhos de aquecimento, sem deixar escapar o vapor. São dispositivos de separação mais importantes e de emprego mais comum em tubulações industriais. Com relação às principais características dos purgadores de vapor, pode-se afirmar que o purgador de:

  • A.

    bóia perde pouco vapor, tem grande resistência a golpes de aríete, possui descarga intermitente e não tem capacidade de eliminação de ar;

  • B.

    panela invertida perde pouco vapor, não tem resistência a golpes de aríete, possui descarga contínua e tem capacidade de eliminação de ar;

  • C.

    panela aberta perde bastante vapor, tem grande resistência a golpes de aríete, possui descarga contínua e não tem capacidade de eliminação de ar;

  • D.

    expansão metálica perde pouco vapor, tem grande resistência a golpes de aríete, possui descarga intermitente e não tem capacidade de eliminação de ar;

  • E.

    expansão líquida perde bastante vapor, não tem resistência a golpes de aríete, possui descarga intermitente e tem capacidade de eliminação de ar.

Para o perfeito conhecimento dos aços, é imprescindível o estudo do diagrama de equilíbrio Fe-C. Este diagrama é representado até um certo valor de teor de carbono, porque este elemento forma com o ferro o carboneto de ferro Fe3C, que contém um percentual de carbono de, aproximadamente:

  • A.

    0,77 %

  • B.

    2,11 %

  • C.

    6,70 %

  • D.

    4,30 %

  • E.

    0,30 %

O desenvolvimento dos mancais, desde os deslizantes até os de rolamento, teve sua origem na idéia de interpor corpos que se movessem entre a superfície fixa e a giratória. A carga principal do mancal pode ser dirigida transversalmente ou longitudinalmente ao eixo. A solicitação de um mancal é ainda caracterizada pelo valor da velocidade e da temperatura de funcionamento. Desta forma, pode-se afirmar que:

  • A.

    uma ranhura de lubrificação de um mancal de deslizamento, para permitir o acesso do óleo, deve estar situada em zona de alta pressão do espaço de deslizamento;

  • B.

    existem situações, no projeto de mancais, em que os mancais de rolamento são preteridos pelos mancais de deslizamento devido a limitações apresentadas pelos primeiros;

  • C.

    deve-se dar sempre preferência à utilização de mancais de deslizamento, pois os mancais de rolamento necessitam de cuidados especiais na montagem;

  • D.

    os mancais de rolamento são mais precisos que os mancais de deslizamento, porém os primeiros apresentam esforço de atrito dez vezes maior que nos de deslizamento;

  • E.

    na montagem de um rolamento de esferas canelado, é indiferente a montagem do anel do eixo ou da caixa, porém é mais cômodo iniciar pelo ajuste mais apertado.

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