Questões de Engenharia Mecânica do ano 2007

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As figuras 1 e 2 correspondem, respectivamente, às fases inicial e final de um desenho em 2D utilizando o software do Auto CAD.

Os comandos dados, em seqüência pelo projetista, foram

  • A. Offset; Offset e Array (P).
  • B. Array (P); Copy e Mirror.
  • C. Copy; Copy e Move.
  • D. Array (P); Array (R) e Move.
  • E. Copy; Offset e Move.

Um estudo de avaliação de resistência ao impacto de peças fundidas sob pressão deverá ser feito por meio do ensaio Izod. Para tanto, o corpo de prova a ser utilizado deverá apresentar a seção transversal

  • A. trapezoidal, sem entalhe.
  • B. trapezoidal, com um entalhe central.
  • C. quadrada, com um entalhe triangular central.
  • D. quadrada, com um entalhe triangular assimétrico.
  • E. quadrada, com um entalhe central tipo ferradura.

A carta psicrométrica da figura abaixo mostra um processo de condicionamento de ar através da linha quebrada AB num sistema zona simples.

Uma das extremidades da linha representa as condições do ar exterior, enquanto que a outra representa as condições do ar do recinto condicionado. Nesse processo,

  • A. o ar atinge o ponto de orvalho.
  • B. o ar captado em A é desumidificado adiabaticamente e, em seguida, resfriado até o ponto B.
  • C. as condições do ar variam segundo uma reta entre A e B, sendo a representação do diagrama uma simplificação teórica.
  • D. o ar sofre uma desumidificação química.
  • E. o ar captado em B é aquecido e umidificado.

No sistema de dutos para ar condicionado mostrado na figura abaixo, o caminho 1-3-5-6-8 é o que apresenta maior perda de carga.

Para o dimensionamento dos dutos, o ventilador foi escolhido de modo a fornecer a vazão especificada para o caminho crítico, com o registro de balanceamento completamente aberto. Para os demais ambientes, em relação ao caminho crítico,

  • A. os registros serão parcialmente fechados para se obter a mesma velocidade do ar.
  • B. os registros serão parcialmente fechados para se obter a mesma perda de carga, na vazão especificada.
  • C. os dutos deverão ser redimensionados para se obter a mesma perda de carga.
  • D. os registros serão parcialmente fechados para se obter o mesmo gradiente de pressão.
  • E. as temperaturas serão iguais.

O sistema de ar condicionado do tipo VAV (volume de ar variável)

  • A. é indicado quando os ambientes comportam volumes de ar muito diversificados.
  • B. é vantajoso para edifícios que necessitem de cargas de aquecimento e de refrigeração.
  • C. mantém as condições do projeto para cada ambiente regulando a vazão.
  • D. opera com a temperatura do ar insuflado variando proporcionalmente ao quadrado da velocidade.
  • E. tem a desvantagem de apresentar alto consumo de energia quando a carga térmica é reduzida.

O diagrama pressão-entalpia da figura abaixo mostra o ciclo padrão de compressão a vapor.

Num sistema frigorífico foi utilizado um trocador de calor para resfriar o líquido saído do condensador com o vapor vindo do compressor. Esse procedimento desloca, no diagrama do ciclo padrão, o processo

  • A. 3-4 para a esquerda e o processo 1-2 para a direita.
  • B. 2-3 para cima.
  • C. 4-1 para baixo.
  • D. 2-3 para baixo e o processo 4-1 para cima.
  • E. 3-4 para a direita.

Dois discos fendados, A e B, para corte de chapas, são acionados pelo mecanismo através de um motor de 1800 rpm no eixo I.

Para o número de dentes das engrenagens e diâmetros das polias indicados, têm-se

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O processo de galvanização destinado à proteção de superfícies metálicas, contra a corrosão, é feito pelo depósito de camadas metálicas (Cu, Ni ou Cr) obtido por

  • A. alteração química da superfície.
  • B. projeção do metal fundido.
  • C. substituição e deslocamento.
  • D. eletrólise.
  • E. imersão no metal em fusão.

Durante a inspeção de um equipamento, foi constatado pelo mecânico de manutenção que o lábio do retentor, montado entre o eixo e o mancal, apresentava-se endurecido e com rachaduras na área de contato com o eixo. Em seu relatório, apontou como provável causa

  • A. a falta de pré-lubrificação antes da montagem.
  • B. a lubrificação inadequada.
  • C. o diâmetro do eixo acima do especificado.
  • D. a presença de partículas abrasivas.
  • E. a superfície do eixo mal acabada.

No projeto de um sistema de transmissão por correntes deve-se observar que

  • A. para altas velocidades, a engrenagem motora tenha no máximo 16 dentes.
  • B. a distância entre os centros das duas engrenagens, motora e movida, seja de aproximadamente 10 vezes o passo da corrente.
  • C. engrenagens e corrente tenham, respectivamente, número impar de dentes e passos.
  • D. no mínimo 7 dentes da engrenagem se encaixem na corrente.
  • E. adote-se a maior distância entre centros quando a transmissão se der no plano horizontal.
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