Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conhecimento das propriedades físico-químicas dos gases é importante para que os processos industriais, nos quais os gases se fazem presentes, sejam realizados com a máxima segurança e eficiência. As informações abaixo referem-se aos principais gases utilizados em processos industriais. As seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO
Oxigênio: é comburente, não deve ser aproximado de combustíveis oleosos. O óleo em contato com o oxigênio sob pressão pode inflamar-se, por causa da alta temperatura dos vapores.
Nitrogênio: não é inflamável.
Acetileno: altamente inflamável, quando em mistura com o ar ou oxigênio.
Propano: gás liquefeito de petróleo altamente inflamável. É um gás mais leve do que o ar e, sendo assim, não se acumula sob plataformas, bases etc não oferecendo, portanto, risco de explosão.
Não existe uma classificação geral para ferramentas de corte utilizadas na usinagem dos metais. Entretanto, há uma tentativa de agrupar os diversos materiais empregados como ferramenta de corte baseado em sua dureza e tenacidade. Assinale a alternativa que apresenta alguns materiais empregados como ferramenta de corte em ordem crescente de dureza.
Aço rápido, metal duro, material cerâmico, nitreto de boro cúbico e diamante
Metal duro, aço rápido, nitreto de boro cúbico, material cerâmico e diamante
Aço rápido, metal duro, material cerâmico, diamante e nitreto de boro cúbico
Diamante, material cerâmico, metal duro, nitreto de boro cúbico e aço rápido
Os processos de soldagem a arco elétrico se caracterizam pelo arco elétrico e pela transferência metálica devido à fusão do eletrodo. Assinale a sigla apresentada abaixo que NÃO corresponde a esta descrição.
GTAW
GMAW
SAW
SMAW
Observe os diagramas abaixo (P,V): Pressão x Volume e (T,S): Temperatura x Entropia, que representam um ciclo de potência ideal a ar. Neste ciclo, o calor é transferido ao fluido de trabalho durante o processo a volume constante 2→3 e também durante o processo de expansão isotérmica 3→4. Calor é transferido do fluido de trabalho (rejeitado do ciclo) durante o processo a volume constante 4→1 e durante o processo de compressão isotérmica 1→2.
A descrição acima apresentada refere-se ao ciclo de potência ideal a ar denominadoCiclo Brayton.
Ciclo Diesel.
Ciclo Stirling.
Ciclo Otto.
As ferramentas de usinagem apresentam, geralmente, as seguintes partes construtivas: cunha de corte, superfície de saída, superfície principal de folga, superfície secundária de folga, aresta principal de corte, aresta secundária de corte e ponta de corte. A figura abaixo mostra, de forma esquemática, as partes construtivas de uma broca, que estão indicadas pelas letras A, B, C, D, E, F e G, respectivamente.
Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as partes construtivas de uma broca representadas pelas letras A, B, C, D, E, F e G.A – superfície de saída, B − aresta secundária de corte, C – aresta transversal de corte, D – aresta principal de corte, E – ponta de corte, F – superfície principal de folga e G – superfície secundária de folga.
A – superfície de saída, B − aresta secundária de corte, C – ponta de corte, D – aresta principal de corte, E – aresta transversal de corte, F – superfície principal de folga e G – superfície secundária de folga.
A – superfície de saída, B − aresta secundária de corte, C – ponta de corte, D – aresta principal de corte, E – aresta transversal de corte, F – superfície secundária de folga e G – superfície principal de folga.
A – superfície de saída, B − aresta principal de corte, C – ponta de corte, D – aresta secundária de corte, E – aresta transversal de corte, F – superfície principal de folga e G – superfície secundária de folga.
O circuito mostrado abaixo está ligado a uma fonte monofásica de 120 V e 60 Hz de freqüência. Os valores dos componentes são os seguintes: R = 10Ω; C = 100μF e L = 0,12H.
A impedância do circuito(Z), a corrente do circuito(I) e a diferença de potencial através do capacitor (Ec) seráZ = 21,19Ω; I = 5,66A; Ec = 150V
Z = 35,65Ω; I = 3,72A, Ec = 220V
Z = 38,20Ω; I = 600mA; Ec = 48V
Z= 47,80KΩ; I = 10,80A; Ec = 135V
O simples fato de usar calor nos processos de soldagem implica alterações na microestrutura do material metálico. A figura abaixo mostra, de forma esquemática, as zonas afetadas pelo calor, indicadas pelas letras A, B, C e D, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as zonas afetadas pelo calor, indicadas pelas letras A, B, C e D.A – zona fundida, B – zona de ligação, C – zona termicamente afetada, D − metal de base
A – zona termicamente afetada, B – zona fundida, C – zona de ligação, D − metal de base.
A – zona de ligação, B – zona termicamente afetada, C – zona fundida, D − metal de base.
A – zona fundida, B – zona termicamente afetada, C – metal de base D − zona de ligação.
Um ciclo padrão de compressão a vapor, utilizando refrigerante 22, desenvolve 50KW de refrigeração, operando a uma temperatura de condensação de 35ºC e a uma temperatura de evaporação de 10ºC. Baseado no diagrama (P,h): Pressão x Entalpia e nas informações da tabela apresentados abaixo.
A potência do compressor e a potência de refrigeração (potência do compressor por quilowatt de refrigeração) para este ciclo serão, respectivamente,
Potência do compressor = 8,75 KW
Potência de refrigeração =
Potência do compressor = 10,6 KW
Potência de refrigeração =
Potência do compressor = 10,6 KW
Potência de refrigeração =
Potência do compressor = 8,75 KW
Potência de refrigeração =
A partir da perspectiva isométrica de uma peça apresentada abaixo, assinale a opção que representa as projeções ortogonais (três vistas) desta peça.
Observe o diagrama abaixo.
A manutenção é definida como o conjunto de ações que permitem manter ou restabelecer um bem a um estado específico ou, ainda, assegurar um determinado serviço. Manter é, portanto, efetuar as operações que possibilitem conservar o potencial do equipamento ou sistema, para garantir a continuidade e a qualidade da produção. Entre as alternativas abaixo, assinale a que melhor define o termo Manutenção Preventiva.
A manutenção efetuada segundo um programa estabelecido em função do tempo ou do número de unidades de utilização.
A manutenção efetuada segundo critérios predeterminados, com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de um bem.
Uma política de manutenção que corresponde a uma atitude de reação aos eventos mais ou menos aleatórios e que se aplica após a avaria.
Uma manutenção subordinada a um tipo de acontecimento predeterminado (autodiagnóstico, informação dada por um "captor", medida de um desgaste etc.) revelador do estado de degradação de um bem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...