Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura acima ilustra, de forma esquemática, um sistema de controle de volume de ar variável (VAV). Com referência a essa figura e a esse sistema, assinale a opção correta.
O número 4, na figura, corresponde ao sinal proveniente do termostato que se encontra no local climatizado, tipicamente um sinal analógico de 0 a 10 V proporcional à diferença entre o set-point e a temperatura do local.
Identifica-se na figura, pelo número 1, uma borboleta primária de controle de vazão que é acionada pelo atuador mostrado na figura pelo número 2, de acordo com o sinal analógico associado à umidade relativa no local climatizado que alimenta o dispositivo mostrado no ponto 4.
A borboleta secundária de controle da vazão, localizada na posição indicada pelo número 6, é acionada pelo atuador indicado pelo número 5 em função das posições da borboleta primária identificadas na figura pelos números 1 e 2.
O sinal de saída indicado na figura pelo número 3 é de natureza pneumática e propicia pressão modulante para o acionamento do atuador indicado na figura pelo número 5.
O atuador, identificado na figura pelo número 5, aciona a borboleta indicada na figura pelo número 6 de maneira inversamente proporcional à carga térmica no ambiente atendido, isto é, quanto menor a carga térmica mais aberta é posicionada a borboleta para garantir uma maior vazão (e vice-versa).
O conforto térmico mantido em um ambiente é comumente caracterizado com o auxílio dos índices PMV e PPD (o gráfico acima mostra a relação entre esses índices). Com relação a esse assunto e tendo como referência o gráfico apresentado, assinale a opção correta.
Os limites apresentados na abscissa que representa o PMV estão errados. O PMV varia entre os limites !3 e +3.
O gráfico mostrado na figura está incorreto, pois, para PMV = 0, tem-se que PPD = 5%.
O gráfico mostrado na figura está incorreto, pois, para PMV = 0, tem-se que PPD = 10%.
O valor de PMV independe da atividade exercida pelos ocupantes do ambiente climatizado, dependendo, apenas, das condições ambientes mantidas, como a temperatura e a umidade.
Em uma situação ideal de conforto térmico, que corresponde a uma sensação neutra (nem frio, nem calor), o PMV é igual a zero. Nesse caso, 100% dos ocupantes se sentirão termicamente confortáveis, ou seja, o percentual de insatisfeitos será nulo (PPD = 0).
Em relação aos sistemas de termoacumulação, assinale a opção correta.
Para uma mesma capacidade de energia armazenada, a instalação de um sistema de termoacumulação a água gelada requer menor espaço de instalação que um sistema de termoacumulação em que se use gelo.
A utilização de sistemas de termoacumulação proporciona, como vantagem principal, a redução do consumo de energia do sistema de ar-condicionado.
Uma vantagem do sistema de termoacumulação latente é que maiores COPs são possíveis, graças às menores temperaturas de evaporação mantidas durante a produção de gelo.
A concentração de anticongelante (glicol) na solução com a água, além de baixar a temperatura de solidificação, permite atingir uma viscosidade menor que a da água pura, favorecendo a redução da perda de carga e, consequentemente, da energia gasta no bombeamento.
concentração de anticongelante (glicol) utilizada em um sistema de termoacumulação deve ser a menor possível, pois sua adição acarreta maiores perdas de carga e menor transferência de calor.
Acerca dos métodos de dimensionamento de dutos, assinale a opção correta.
O dimensionamento de dutos pelo método das velocidades baseia-se na adoção de uma velocidade constante recomendada pela prática, a qual é imposta por todo o sistema de distribuição de ar.
Pela facilidade de aplicação e por conduzir a dutos mais econômicos, o método das velocidades é o mais adequado para o dimensionamento de sistemas de dutos complexos de grande porte de baixa velocidade.
No método da igual perda de carga, os dutos são dimensionados para uma igual perda de pressão por unidade de comprimento que é aplicada para os outros trechos dos dutos, obtendo-se assim a velocidade e o diâmetro para um duto circular equivalente. A partir desse diâmetro, são obtidas as dimensões correspondentes para dutos retangulares ou ovais.
O objetivo do método da recuperação estática é fazer que a diminuição de pressão estática causada pela redução de velocidade seja inferior às perdas por atrito causadas ao longo dos diversos trechos dos dutos bem como em curvas, difusores e derivações.
No método de otimização dos tês (ou método T), o sistema como um todo é dimensionado como resultado da otimização de ramificações de extração ou admissão (Ts), que são pontos críticos para a perda de carga. Esse método dispensa as iterações nos cálculos.
Um novo sistema de ventilação deve ser instalado, para atender satisfatoriamente um edifício sujeito a uma reforma de ampliação. Para a situação existente (antes da ampliação), um ventilador do fan-coil, acionado por um motor elétrico capaz de fornecer uma potência máxima de 5 kW, funcionava em 1.230 rpm e consumia 3,375 kW. Em uma primeira análise, verificou-se que o fan-coil existente possuía capacidade suficiente para atender a carga térmica adicional gerada pela expansão, sendo necessário apenas ajustar a vazão de ar de 700 m3.h-1 para 850 m3.h-1. O engenheiro mecânico responsável pela obra foi questionado a respeito da possibilidade de ajustar a vazão desse ventilador por meio da modificação da relação de transmissão entre o motor e o ventilador. Para atender ao novo sistema de ventilação, será necessário
ajustar a relação de transmissão, de forma a elevar a rotação do ventilador para aproximadamente 1.500 rpm.
ajustar a relação de transmissão, de forma a elevar a rotação do ventilador para aproximadamente 1.250 rpm.
ajustar a relação de transmissão, de forma a reduzir a rotação do ventilador para aproximadamente 1.000 rpm.
substituir o motor do ventilador.
substituir o fan-coil como um todo, uma vez que o sistema com as características acima é inviável.
Com relação às recomendações normativas (ABNT) e às boas práticas de projeto na necessidade de adoção de pré-filtragem do ar externo de renovação, assinale a opção correta.
Se o ar exterior puder ser considerado livre de contaminantes, sua pré-filtragem poderá ser omitida.
Se o ar exterior é admitido diretamente na sala de máquinas, que serve de plenum de mistura para o condicionador, a pré-filtragem é desnecessária.
Se o ar exterior é conduzido diretamente na caixa de mistura do condicionador por um trecho de duto inferior a 2 m dentro da sala do condicionador, a pré-filtragem é obrigatória.
Se o ar exterior é suprido por dutos com diversos condicionadores, a partir de um ventilador central, é necessária a instalação de uma veneziana de captação de ar e desnecessária a instalação de um pré-filtro adicional.
Quando o ar exterior é captado diretamente na caixa de mistura do condicionador, ou é conduzido a esta por trecho de duto inferior a 2 m dentro da sala do condicionador, o ar exterior é filtrado junto com o ar recirculado, não havendo necessidade de pré-filtro separado.
Considerando diferentes fluidos e os índices ODP, GWP e TEWI, entre outros, assinale a opção correta.
Os índices GWP, ODP e TEWI foram introduzidos pelo Protocolo de Montreal.
O índice ODP representa o potencial destrutivo de uma substância em relação à camada de ozônio, tendo como referência o CFC12, cujo ODP é unitário.
O índice GWP representa o potencial destrutivo de uma substância em relação à camada de ozônio, tendo como referência o CO2, cujo GWP é o maior entre os gases de efeito estufa.
O índice TEWI é o índice ambiental mais completo, pois engloba os efeitos direto e indireto combinados do ODP e do GWP.
Mesmo que um fluido refrigerante apresente GWP nulo, não é possível garantir que o impacto desse fluido sobre o aquecimento global seja desprezível.
Com relação ao impacto do Protocolo de Kyoto sobre as aplicações de ar-condicionado e refrigeração, assinale a opção correta.
Incentivou-se o uso de refrigerantes naturais, tais como o R717, o R744 e o R600a, entre outros, cujo impacto direto sobre o aquecimento global é nulo ou desprezível.
Proibiu-se apenas o uso dos CFCs, já que essa família de refrigerantes é responsável pelo buraco na camada de ozônio.
Incentivou-se a utilização do gás ecológico R410a, entre outros que atendem perfeitamente às exigências do referido protocolo.
Defendeu-se a ampliação do consumo do R134a no mercado mundial.
Restringiram-se apenas as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, limitando-se o uso de ar-condicionado e refrigeração aos modelos que usam chillers por absorção de queima direta.
Aços podem passar por processamento térmico para aumentar ou reduzir a sua resistência mecânica. Neste contexto, aponte à correta:
Quando se deseja reduzir resistência mecânica e aumentar o alongamento, um dos tratamentos aplicados é o recozimento de esferoidização, o qual altera a morfologia da cementita para o formato globular.
Aços com teores de carbono inferiores a 0,3% (em peso) são normalmente indicados para operações de endurecimento por têmpera, por apresentarem alta temperabilidade.
Peças que apresentam estruturas grosseiras, tais como aquelas produzidas por fundição, são comumente recozidas em temperaturas abaixo de 700ºC para refinar a sua microestrutura.
As operações de têmpera nos aços, principalmente, aquelas que apresentam alto conteúdo de elementos de liga (tais como cromo, molibdênio, vanádio,...), devem ser executadas em resfriamentos com água, para garantir o endurecimento da peça.
Nas operações de soldagem, pode-se afirmar que:
Aços de alta temperabilidade normalmente são mais fáceis de serem soldados, uma vez que os elementos químicos adicionados facilitam o processo de união das peças.
A utilização de gases inertes nos processos de solda elétrica serve para reduzir a alta temperatura desenvolvida no bico de soldagem, servindo como agente refrigerante.
Carbonos - equivalentes maiores do que 0,4% devem apresentar maiores cuidados no momento da soldagem, pois tem grande susceptibilidade para a formação de martensita e o desenvolvimento de tensões internas, que podem culminar com a abertura de trincas no material.
A soldagem de materiais dissimilares é um procedimento fácil e comum, sendo normalmente indicada para meios em que há iminência de corrosão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...