Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ataque uniforme é uma das classificações da corrosão em relação à maneira como ela se manifesta. Sobre esse tipo de corrosão, são corretas as afirmativas a seguir, EXCETO que
seus exemplos mais comuns incluem a ferrrugem generalizada do aço e o escurecimento de pratarias.
as reações de oxidação e de redução, do ponto de vista microscópico, ocorrem aleatoriamente sobre a superfície metálica.
é uma forma de corrosão eletroquímica que ocorre em intensidade equivalente ao longo de toda a superfície exposta.
é relativamente fácil de ser levada em consideração nos projetos de engenharia e, por isso, é menos questionada e estudada.
é subclassificada em ataque uniforme em frestas quando se localiza uniformemente ao redor da parcela oclusa do metal.
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
O processo de corte a gás é realizado pela reação do oxigênio puro com o metal a alta temperatura. A respeito desse processo, é INCORRETO afirmar que
uma chama de oxigênio-gás combustível é utilizada para alcançar a temperatura necessária para o corte.
o uso de preaquecimento para prevenir a têmpera e fissuração do material é necessário para cortar aços com mais de 0,25% de carbono.
a oxidação do metal produz um material particulado óxido, que se descola do metal contínuo, removendo material e provocando o corte.
a adição de cobre, em teores de até 2%, como elemento de liga do material a ser processado pelo oxicorte, não apresenta qualquer efeito relevante ao processo.
a temperatura de ignição é aquela em que ocorre a reação do metal com o oxigênio e deve preceder a emissão do jato de oxigênio puro para realizar o processo.
Nos processos de soldagem por fusão, formam-se três regiões distintas como resultado do campo de temperaturas resultante do aquecimento inerente ao processo. A composição e as características da Zona Fundida dependem principalmente da interação do metal de adição transferido à zona de fusão do metal de base fundido e da temperatura em que ocorre a mistura, que pode provocar a absorção de gases. Nesse contexto, o coeficiente de diluição
tem valor máximo (10%) em soldas realizadas pelo processo de brasagem.
tem valor máximo (100%) em soldas sem metal de adição.
é calculado a partir da proporção de elementos de liga que foram diluídos no metal de base.
é calculado a partir da massa total do cordão de solda dividida pela massa fundida do metal de base.
é estimado pela presença de gases diluídos no metal fundido da poça de fusão.
O termo plástico se aplica a um grande grupo de materiais, constituídos por uma substância de alto peso molecular. Tais materiais podem ser moldados mediante a aplicação de calor e pressão. Eles são classificados em duas grandes categorias: termoplásticos e termofixos. A diferença entre essas duas categorias é a propriedade de
poder ser remoldado repetidas vezes por ciclos de aquecimento e resfriamento.
poder ser remoldado repetidas vezes por deformação a frio.
diminuir a sua dureza por aquecimento.
aumentar a sua resistência ao escoamento por deformação a frio.
aumentar a sua resistência mecânica por ciclos de aquecimento e resfriamento.
resistência à corrosão, resistência ao escoamento e ductibilidade, que são resultantes do teor dos elementos de liga Ni-Mo e do tratamento térmico de têmpera.
resistência à fadiga, dureza a quente e módulo de elasticidade, que são resultantes dos elementos de liga Cr-Ni e do tratamento de têmpera e revenido.
dureza, tenacidade e resistência à ruptura, que são resultantes do teor dos elementos de liga Cr-Ni-Mo e do tratamento térmico de têmpera e revenido.
fragilidade, resiliência e resistência à fluência, que são resultantes do teor de carbono e do tratamento térmico de revenido.
usinabilidade, resistência à ruptura e ductibilidade, que são resultantes dos elementos de liga S-Mn e do tratamento térmico de têmpera e revenido.
Considerando as curvas de desempenho mostradas acima, conclui-se que a potência máxima ocorre na condição de
velocidade mínima.
eficiência máxima.
tensão mínima.
corrente mínima.
torque mínimo.
Ao se considerar as curvas de desempenho mostradas acima, conclui-se que existe uma relação
linear entre a potência e a corrente.
linear entre a eficiência e o torque.
quadrática entre a corrente e o torque.
quadrática entre a potência e o torque.
linear entre a potência e a velocidade.
Considere os dados abaixo para responder às questões de nos 1 e 2.
Um determinado problema de vibrações de um grau de liberdade é representado pela equação diferencial mx + kx = F(t) , onde m é a massa do sistema, k é a rigidez elástica da mola, x é o deslocamento vibratório e F(t) é a excitação externa. Os parâmetros m e k são constantes. A solução da equação homogênea associada a este problema, para x(0) e x (0) diferentes de zero, éConsidere os dados abaixo para responder às questões de nos 1 e 2.
Um determinado problema de vibrações de um grau de liberdade é representado pela equação diferencial mx + kx = F(t) , onde m é a massa do sistema, k é a rigidez elástica da mola, x é o deslocamento vibratório e F(t) é a excitação externa. Os parâmetros m e k são constantes. Considerando m = 20 kg, k = 1000 N/m e F(t) = 100 N (constante), o gráfico que representa a forma da solução da equação diferencial para x(0) e x (0) iguais a zero é{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...