Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Turbinas Pelton possuem uma curva de eficiência relativamente plana, com boa performance em diversas condições de operação, sendo particularmente adequadas para quedas d'água elevadas. O rotor é movimentado graças à ação de jatos de água produzidos por bocais tangenciais ao rotor. As velocidades de rotação são maiores ao serem comparadas com outros tipos de turbina, o que acarreta considerável erosão nas pás dos rotores.
As turbinas do tipo Francis são turbinas de reação que recebem a água sob pressão na direção radial e a descarregam em uma direção axial, havendo transformação de energia cinética e de pressão em trabalho. Essas turbinas têm grande campo de rotação específica e podem ser instaladas com eixo horizontal ou vertical, sendo esse último mais comum nas usinas de grande potência.
As turbinas Kaplan têm pás fixas ou móveis no rotor. No caso de pás móveis, é possível ajustar individualmente o ângulo de cada pá. Essas turbinas são comuns em quedas d'água elevadas e apresentam pouca flexibilidade de ação diante das variações de capacidade e das variações de velocidade e queda.
Uma bomba centrífuga de múltiplos estágios emprega mais de um rotor do tipo axial, o que resulta em elevadas vazões e alturas manométricas reduzidas.
Rotores do tipo fechado são indicados para o bombeamento de líquidos limpos e apresentam maior rendimento em comparação aos rotores do tipo aberto, que são mais utilizados em bombas pequenas, possuem menor rendimento e são preferíveis para o bombeamento de líquidos sujos.
Quando a bomba centrífuga está afogada, é indispensável mantê-la escorvada.
A bomba centrífuga mostrada é de simples estágio e utiliza um rotor do tipo fechado. A região A indicada na figura representa o mancal do rotor que, normalmente, é uma bucha ou casquilho de bronze ou de outro material similar.
Considerando que a vazão da bomba possa ser modificada pelo ajuste de sua frequência de rotação e que a potência real consumida pela bomba no ponto de operação definido pela situação apresentada é de 0,5 kW, então, caso a vazão de água fosse duplicada, a potência consumida aumentaria para 4 kW.
A operação da bomba ocorre com vazão de 3 L/s e permite uma elevação de pressão de 90 kPa.
Se forem empregadas duas bombas como essa em um arranjo em série, então, na operação simultânea dessas bombas, a vazão de água no circuito será elevada para 4,5 L/s, enquanto cada bomba, isoladamente, desenvolverá uma potência de aproximadamente 0,67 kW.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...