Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No componente B ocorre a expansão do gás refrigerante, representado no diagrama T-s pelo processo 3-4. Essa expansão pode ser obtida utilizando-se uma válvula termostática que controla a vazão de refrigerante em função do superaquecimento do gás na entrada do compressor.
O fornecimento de calor ocorre no componente C, denominado aquecedor de solução. Nesse aquecedor, liberase o brometo de lítio, que é o fluido refrigerante utilizado. O fluido, então, segue em direção ao componente D, denominado evaporador, onde o efeito de refrigeração é obtido.
O componente A é o absorvedor do ciclo. Nesse local, o vapor d'água produzido pela ebulição no evaporador é absorvido pela solução concentrada de água-brometo de lítio proveniente do gerador, que é o componente B.
Uma máquina de absorção de queima direta é indicada para aplicações de cogeração, em que o calor residual do processo está disponível e pode ser diretamente fornecido ao equipamento de absorção. Já as máquinas de queima indireta utilizam a queima de algum gás combustível em um queimador acoplado ao gerador do ciclo.
Ciclos de refrigeração por absorção apresentam coeficientes de performance (COPs) menores que os dos ciclos de refrigeração por compressão de vapor. Tipicamente, os ciclos de refrigeração por absorção de simples efeito tem COP < 1,00, enquanto os equipamentos comerciais de duplo efeito permitem obter COPs acima desse valor.
A torre é de tiragem forçada, com escoamento cruzado.
Entre os componentes da torre de resfriamento mostrada na figura são corretamente identificados: o enchimento -04, o ventilador -06 e o eliminador de gotas -03.
O desempenho térmico da torre de resfriamento vai depender, principalmente, da temperatura de bulbo úmido do ar na sua entrada. A temperatura de bulbo seco e a umidade relativa do ar na entrada da torre impactarão consideravelmente o desempenho térmico dessa torre.
Se a vazão de ar deve ser aumentada para 72.000 m3/h, então o variador de frequência (VF) deverá ser ajustado para que o ventilador opere na rotação de 3.000 rpm.
Em relação aos métodos de dimensionamento de dutos de distribuição de ar em sistemas de ar condicionado, o método das iguais perdas de carga ou método da fricção constante, baseia-se na adoção de valores práticos de perda de carga recomendados. Valores em Pa/m reduzidos favorecem menores custos de energia, enquanto valores elevados reduzem as dimensões dos dutos. Ramais curtos e próximos ao ventilador podem ser dimensionados com menores valores de Pa/m, reduzindo assim a necessidade de restringir excessivamente os dispositivos de balanceamento e regulagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...