Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012

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Sobre os selos mecânicos, considere as afirmações a seguir.

I - No selo duplo não pressurizado, injeta-se um líquido-barreira que seja compatível com o produto a ser vedado entre o selo primário e o selo secundário.

II - O selo de mola única é mais indicado para aplicações em alta velocidade.

III - Os selos simples podem ser projetados para montagem externa quando a aplicação envolve produtos corrosivos.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

A provável causa de um desgaste em um retentor, quando o mesmo apresenta o lábio endurecido e com rachaduras na área de contato com o eixo, é a(o)

  • A. presença de partículas abrasivas na pista de trabalho
  • B. instalação com ferramenta inadequada
  • C. armazenagem descuidada
  • D. diâmetro do alojamento com medida abaixo do especificado
  • E. uso de lubrificante não recomendado ou lubrificação inadequada

Os mancais de rolamento que apresentam compensação linear dentro do rolamento são do tipo

  • A. autocompensador de esferas
  • B. axial fixo de esferas
  • C. axial de rolos cilíndricos
  • D. de rolos cilíndricos NU
  • E. fixo de esferas

Nos termos do Decreto no 2.745/1998, a contratação de profissional do setor artístico através do critério da inexigibilidade de licitação depende de

  • A. autorização do empresário do artista
  • B. participação dos funcionários mediante votação
  • C. livre escolha dentre os divulgados pela mídia
  • D. indicação de parceiros institucionais
  • E. consagração pela crítica especializada

  • A. =A1 * 2 + B1/3
  • B. =B1 * 2 + C1/3
  • C. =(B1 * 2 + A1)/3
  • D. =(C1 * 2 + B1)/3
  • E. =(C1 + B1 * 2)/3

Com relação aos tratamentos térmicos para aumentar a dureza do aço, é correto afirmar:

  • A.

    É indicada a normalização, visando a formação de uma microestrutura com cementita globulizada, conferindo ao aço elevada dureza e resistência mecânica.

  • B.

    A dureza do aço ABNT 1020 pode ser aumentada para até 55 HRC por meio de têmpera com resfriamento em óleo.

  • C.

    A dureza do aço ABNT 1020 pode ser aumentada para até 55 HRC por meio de têmpera com resfriamento em água, seguido de revenimento.

  • D.

    É indicada a têmpera, visando a formação de uma microestrutura martensítica.

  • E.

    O aumento da dureza pela têmpera só é conseguido em aços com teor de carbono inferior a 0,5%.

O material geralmente utilizado para fabricar um disco de freio ventilado de um trem metropolitano é o

  • A.

    titânio, pela sua alta resistência mecânica.

  • B.

    aço ligado com, no mínimo, 3% de carbono, por possuir alta resistência à fadiga.

  • C.

    ferro fundido cinzento.

  • D.

    aço ABNT 1020, pelo seu baixo custo.

  • E.

    aço inoxidável, pela elevada resistência à corrosão.

  • A.

    6 mm.

  • B.

    10 mm.

  • C.

    14 mm.

  • D.

    16 mm.

  • E.

    20 mm.

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