Questões de Engenharia Mecânica do ano 2012

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A respeito de lubrificação de mancais de rolamento de esferas, analise:

I. Os óleos minerais são lubrificantes líquidos que não devem ser utilizados em rolamentos.

II. Graxas são óleos misturados com sabões, formando um lubrificante espesso e pegajoso, provocando erosão nas superfícies metálicas dos rolamentos.

III. Para rolamentos que operem sob temperaturas acima de 100 °C e rotações acima de 2000 rpm, as graxas de cálcio são as mais indicadas.

Está INCORRETO o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Com relação aos óleos lubrificantes, é correto afirmar:

  • A.

    Uma importante propriedade é a viscosidade, que é diretamente proporcional à temperatura de trabalho do lubrificante.

  • B.

    Óleos compostos são óleos minerais adicionados com um pouco de combustíveis fósseis, para redução da viscosidade.

  • C.

    Óleos utilizados em caixas de redução por engrenagens podem conter aditivos de alta pressão, conhecidos como aditivos EP.

  • D.

    O ponto de fluidez é a temperatura mais alta na qual o óleo ainda flui, antes de entrar em evaporação.

  • E.

    Quanto maior a temperatura do óleo, maior a tensão superficial.

Sobre motores de combustão interna, considere:

I. A taxa de compressão tem influência no desempenho de motores ciclo Diesel, mas não influencia no rendimento térmico.

II. O avanço de ignição em motores ciclo Otto tem relação com o fenômeno conhecido como detonação, que provoca um ruído característico, além de erosão na superfície da cabeça do pistão.

III. A qualidade do combustível em motores ciclo Otto tem relação com o rendimento térmico, mas não com a possibilidade de ocorrer detonação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I.

  • E.

    II.

Para os motores de combustão interna, o termo "emissões" é utilizado para designar os produtos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Com relação às emissões, é correto afirmar:

  • A.

    Durante a combustão, apenas 1% dos gases do escapamento são nocivos, portanto, não há motivos para se preocupar com as emissões.

  • B.

    Mesmo com a adição do etanol à gasolina, no Brasil, os veículos de passeio continuam emitindo compostos de chumbo.

  • C.

    O monóxido de carbono é o produto menos nocivo que sai pelo escapamento.

  • D.

    Os hidrocarbonetos, nos gases de escapamento de motores ciclo Diesel, são os únicos responsáveis pela fumaça negra.

  • E.

    Os particulados, responsáveis pela fumaça negra em motores ciclo Diesel, são desprezíveis em motores de ciclo Otto.

  • A.

    A superfície inclinada deve estar contida entre dois planos paralelos afastados de 0,02 mm e que fazem um ângulo de 20° com a superfície “A”.

  • B.

    O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície “A” deve estar entre 19,98 e 20,02 graus.

  • C.

    O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície “A” deve estar entre 20,00 e 20,02 graus.

  • D.

    O ângulo da superfície inclinada em relação à superfície “A” deve estar entre 19,98 e 20,00 graus.

  • E.

    A superfície “A” deve estar contida entre dois planos paralelos afastados de 0,02 mm e que fazem um ângulo de 20° com a superfície inclinada.

  • A.

    20,50 mm.

  • B.

    20,60 mm.

  • C.

    21,50 mm.

  • D.

    22,00 mm.

  • E.

    25,00 mm.

  • A.

    1,22 mm.

  • B.

    22,5 mm.

  • C.

    1,74 mm.

  • D.

    22,00 mm.

  • E.

    1,72 mm.

Ensaios não destrutivos são amplamente utilizados em operações de manutenção e, ainda,

  • A.

    o ensaio de tração é não destrutivo e permite determinar as tensões limite de escoamento, de ruptura e a tenacidade do material.

  • B.

    a dureza Rockwel é determinada pela carga aplicada no ensaio, pelo diâmetro da esfera e pela leitura da impressão no corpo de prova.

  • C.

    o ensaio por líquido penetrante é empregado para detectar trincas superficiais e internas, fundamentado no fenômeno da capilaridade.

  • D.

    no ensaio por partículas magnéticas se detectam descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos.

  • E.

    ensaios por radiação, como raios X e raios gama, não podem ser utilizados em metais, pois podem desencadear um processo corrosivo.

Diversos componentes de um veículo ferroviário estão sujeitos à ruptura por fadiga. Em relação aos ensaios de fadiga, é correto afirmar:

  • A.

    O ensaio é válido se for realizado em corpos de prova normalizados e polidos, portanto, não há fundamento em ensaiar a própria peça.

  • B.

    A própria peça pode ser utilizada como corpo de prova, em máquina de ensaio apropriada.

  • C.

    Não é necessário levar em conta a temperatura do ensaio, pois a resistência à fadiga do material não é influenciada pela temperatura.

  • D.

    Não existem ensaios de fadiga confiáveis, devendo-se empregar, durante o projeto, coeficientes de segurança para compensar a possibilidade de ruptura por fadiga.

  • E.

    O limite de fadiga é o número de ciclos que o material pode suportar, quando solicitado, até a tensão de escoamento.

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