Questões sobre Geral

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O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

A injeção excessiva por pressões usuais pode danificar a antecâmara, podendo causar a fundição do cilindro onde essa injeção tenha ocorrido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma turbo-bomba opera com velocidade angular do impelidor igual a N rad/s, com uma vazão volumétrica Q, em m3/s, fornecendo uma carga H, em Nm/ kg. Qual a equação que deve ser usada para calcular a velocidade específica, Ns, da bomba?

  • A. Ns = (N Q1/2)/ H3/4
  • B. Ns = (N1/2 Q1/2)/ H
  • C. Ns = (N1/2 Q)/ H5/4
  • D. Ns = (N Q1/2)/ H3/2
  • E. Ns = (N Q2)/ H7/4

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Os motores dos veículos antigos utilizavam uma bomba auxiliar para retirar ar do sistema de injeção. Nos veículos modernos, esse processo é realizado pelo sistema de purga integrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de bombas centrífugas, afirma-se que

  • A. o fenômeno de cavitação ocorre normalmente na descarga da bomba.
  • B. a escorva consiste no enchimento da bomba e da tubulação de sucção com o líquido de trabalho.
  • C. as bombas com pás inclinadas para trás apresentam elevadas perdas por atrito e, portanto, menores rendimentos.
  • D. as carcaças concêntricas são mais eficientes que as carcaças em voluta.
  • E. na carcaça com voluta e com região difusora, na voluta a energia cinética é transformada em energia de pressão.

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

No sistema de freio, a bomba de vácuo para sua lubrificação utiliza o mesmo óleo do motor, justificando, assim, a sua troca periódica conforme recomendado pelo fabricante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de lubrificação e do número característico de um mancal, afirma-se que o número de Sommerfeld é quadraticamente proporcional à(ao)

  • A. tensão superficial do fluido lubrificante.
  • B. viscosidade do fluido lubrificante.
  • C. velocidade de rotação do eixo.
  • D. razão de folga radial.
  • E. inverso da viscosidade do fluido lubrificante.

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Em um motor a dísel, para tirar ar da linha de alimentação basta afrouxar os filtros de óleo. Nesse caso, o ar sai naturalmente para a atmosfera.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os processos de lubrificação e as características dos lubrificantes são importantes na prevenção do desgaste prematuro de componentes mecânicos. Nesse contexto, tem-se que

  • A. na lubrificação por salpico, o lubrificante é borrifado por um spray a ar comprimido.
  • B. a lubrificação por colar é um tipo de lubrificação por gravidade.
  • C. o teste das quatro esferas mede a viscosidade de um lubrificante.
  • D. o teste Timkem mede a capacidade de carga de um lubrificante.
  • E. os aditivos detergentes e dispersantes de um lubrificante têm a função de agrupar os resíduos.

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Nos veículos dotados de motor a dísel, o curso livre do pedal de embreagem deve ser regulado de modo a ficar no intervalo de 15 mm a 20 mm.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de lubrificação e lubrificantes, afirma-se que

I - os óleos lubrificantes com baixa viscosidade são indicados em aplicações onde as superfícies lubrificadas se movem a altas velocidades.

II - uma fina película de lubrificantes permite, na lubrificação limite, o contato entre as superfícies lubrificadas.

III - quanto menores forem as folgas, menor deverá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

IV - quanto melhor o grau de acabamento das peças lubrificadas, maior poderá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

V - quanto maior for a carga sobre o mancal, menor deverá ser a viscosidade do óleo lubrificante.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. III, IV e V.
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