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Um manômetro de tubo em U fechado, contendo mercúrio (Pr = 13,6), está instalado na parte inferior de uma tubulação de água, conforme mostrado na figura acima. No ponto P1, diretamente acima da tomada de pressão, está montado um outro manômetro de tubo em U invertido, que contém um líquido de densidade relativa Pr = 0,5. Nessa situação, considerando os dados apresentados na figura, a pressão em P2 será igual a
A árvore mostrada na figura acima está submetida a uma carga axial P. Assumindo que não há problemas de flambagem nem existem tensões residuais em qualquer ponto do componente, a tensão será igual a P/S, em que S é a área de uma das secções
A figura acima mostra o esquema de uma instalação de bombeamento com by-pass, solução utilizada em algumas aplicações para variar a vazão, na qual a bomba é acionada por um motor elétrico. Acerca dessa instalação, julgue os itens a seguir.
I A potência elétrica requerida pelo motor dessa instalação será dada por , representam os rendimentos do motor elétrico e da bomba, respectivamente.II A bomba opera com vazão Q1, enquanto a instalação solicita uma vazão Q.
III Se a rotação da bomba fosse reduzida de n para n', a bomba funcionaria no ponto F1, reduzindo o consumo de energia elétrica.
IV A instalação mostrada pode ser representada pela equação H = Ho - Hp , em que Hp corresponde às perdas de carga na linha de sucção e recalque.
V Operando no ponto F(Q, H), a bomba consumirá mais energia que a necessária para o funcionamento da instalação.
Estão certos apenas os itens
O processo mostrado no diagrama h-s acima ocorre em um turbocompressor axial que comprime ar ideal no qual, para a compressão adiabática reversível,
em que Y e Yi indicam, em cada caso, o trabalho específico interno para máquinas que trabalham com fluidos compressíveis. Nessa situação, o rendimento interno do turbocompressor será dado por
Um ventilador axial possui um rendimento interno = 0,8, um rendimento mecânico = 0,9 e uma vazão de 1,6 m3/s de ar atmosférico cuja densidade P é igual a 1,2 kg/m3, e desenvolve um trabalho específico interno Y = 375 J/kg. Nesse caso, a potência necessária para acionar esse ventilador será igual a
A Resolução n° 102, de 31 de agosto de 1999, do CONTRAN, dispõe sobre a tolerância máxima do peso bruto de veículos. A tolerância máxima sobre o limite de peso bruto por eixo de veículos à superfície das vias públicas é de:
7,5%
10%
5%
4,5%
Para haver corrosão galvânica, é necessário que se forme uma célula galvânica, ou seja, um circuito elétrico composto por um eletrólito e dois eletrodos com potenciais diferentes. A respeito do processo de corrosão eletroquímica, assinale a opção incorreta.
Na célula galvânica, o metal de maior potencial de eletrodo (catodo) fornece elétrons para o circuito e o outro, o de menor potencial de eletrodo (anodo), recebe os elétrons.
A corrosão sempre ocorre no anodo.
Na eletrodeposição de um metal sobre outro (cromagem, niquelagem etc.), inverte-se a reação de corrosão. Uma fonte externa força os elétrons para o catodo, fazendo que os íons do metal a ser depositado sejam liberados pelo anodo e se depositem no catodo.
Alguns metais, como o alumínio, formam camadas de óxido extremamente aderentes à superfície, que acabam gerando um potencial efetivo muito mais catódico, impedindo a corrosão.
Se a acidez do eletrólito aumenta, a corrosão dos metais anódicos em relação ao hidrogênio se reduz.
A Resolução n° 68, de 23 de setembro de 1998, do CONTRAN, dispõe sobre os requisitos de segurança necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga – CVC. A Combinação de Veículos de Carga, respeitados os tipos de requisitos de Combinações previstos no anexo I dessa Resolução, deverá respeitar as seguintes condições:
O comprimento total do CVC não poderá ultrapassar 20 metros por unidade possuir um Peso Bruto Total - PBTC máximo de 50 toneladas por unidade.
Não poderá possuir Peso Bruto Total Combinado - PBTC superior a 74 toneladas e seu comprimento não poderá ultrapassar a 30 metros.
Não poderá possuir Peso Bruto Total Combinado a 50 toneladas por eixo e uma largura máxima por unidade de 2 metros.
A combinação não poderá seu Peso Bruto Total - PBTC superior 20 toneladas úteis e um comprimento total máximo de 30 metros, excluindo-se a unidade tratora.
É possível evitar a corrosão ou minimizá-la consideravelmente por meio de métodos de prevenção adequados. Com relação aos métodos de prevenção da corrosão, julgue os itens a seguir.
I Placas de magnésio fixadas à superfície de dutos de aço enterrados é uma forma de proteção galvânica, pois essas placas tornam-se anodos de sacrifício, corroendo-se em lugar do aço.
II Pintar superfícies com tintas orgânicas não é uma forma efetiva de prevenção contra corrosão por camada protetora, pois a tinta não isola o metal do eletrólito corrosivo.
III O aço estanhado só estará protegido da corrosão enquanto a superfície do mesmo estiver completamente coberta. Se a camada de estanho for perfurada, o estanho passará a atuar como anodo, acelerando a corrosão.
IV A galvanização das chapas de aço, operação em que a chapa é recoberta com uma camada de zinco, é um exemplo de proteção contra corrosão pelo método de camada protetora.
V A aplicação de uma tensão elétrica contínua a uma tubulação subterrânea, tornando-a catódica, é um exemplo de prevenção contra corrosão pelo método de proteção galvânica.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e V.
II e IV.
II e V.
III e IV.
A Resolução n° 84 do CONTRAN, de 19 de novembro de 1998, estabelece normas referentes à Inspeção Técnica de Veículos – ITV de acordo com o art. 104 do Código de Trânsito Brasileiro. A inspeção técnica de veículos começa pela sua identificação e prossegue inspecionando oito sistemas. A verificação da alimentação do combustível, estado geral da carroçaria, e do chassi e es-trutura do veículo é parte do sistema:
de direção.
de eixo e suspensão.
de motor e acionamento.
de componentes complementares.
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