Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    trocar e alinhar os trilhos.

  • B.

    efetuar têmpera no eixo na região da chaveta logo após sua usinagem.

  • C.

    verificar se não existe o risco de movimentar carga acima da capacidade especificada; especificar têmpera no eixo, na região da chaveta, após a usinagem; trocar e alinhar os trilhos.

  • D.

    continuar operando a ponte, sem modificações.

  • E.

    trocar o eixo segundo a especificação da empresa e alinhar os trilhos.

Os problemas termo-mecânicos, dentro de um sistema de controle, analisam variações de energia

  • A.

    cinética.

  • B.

    potencial.

  • C.

    provenientes do efeito combinado condução-radiação.

  • D.

    interna.

  • E.

    mecânica.

A Termodinâmica Clássica analisa problemas que tratem de sistemas

  • A.

    com ou sem equilíbrio de temperaturas.

  • B.

    em estado estacionário.

  • C.

    que contenham misturas homogêneas e não necessariamente em estado estacionário.

  • D.

    em movimento sem equilíbrio de temperaturas.

  • E.

    que tenham mudança de estado em função do tempo.

Na mecânica dos fluidos, define-se camada limite como sendo a região de escoamento sobre uma superfície onde

  • A.

    aplica-se a equação de Bernoulli.

  • B.

    as equações de conservação de massa, energia e quantidade de movimento não se aplicam.

  • C.

    não se aplica a equação de Bernoulli.

  • D.

    o escoamento é turbulento.

  • E.

    o escoamento é laminar.

  • A.

    F = 3dgb2c

  • B.

    F = dgb2c

  • C.

  • D.

  • E.

    F = 2dgb2c

Na instalação de bombas hidráulicas centrífugas deve-se evitar o efeito de cavitação. Este efeito significa

  • A.

    ruído excessivo proveniente do escoamento do fluído no interior da bomba e tubulação, sem acarretar prejuízo técnico à instalação.

  • B.

    que os materiais empregados na fabricação da bomba são inadequados.

  • C.

    a necessidade de verificar se o interior da carcaça da bomba está preenchido com líquido apropriado para bombeamento.

  • D.

    a corrosão provocada pelo fluído a ser bombeado no equipamento.

  • E.

    a vaporização do fluído a ser bombeado seguido de sua condensação, provocando a erosão do rotor e/ou voluta.

Considere uma esfera de aço de massa especifica D, diâmetro 2R, que cai no interior de um tanque com óleo cuja massa específica é d e a viscosidade é u. Durante o movimento desta esfera no interior do óleo, ela fica submetida

  • A.

    somente à força-peso.

  • B.

    à força-peso e ao empuxo.

  • C.

    ao empuxo, à força de atrito devido à viscosidade u, à força de arrasto devido à forma esférica, e à força-peso.

  • D.

    somente ao empuxo.

  • E.

    ao empuxo e à força de atrito devido à viscosidade u.

Os motores a combustão de alto desempenho, como, por exemplo, os de corrida de Fórmula 1, têm a sua superfície na cor preta para

  • A.

    efeito estético, apenas.

  • B.

    esconder aspectos como sujeira, ou fuligem, ou vazamentos de óleo que venham a ocorrer.

  • C.

    cumprir às regras estabelecidas no regulamento da competição.

  • D.

    melhorar a troca térmica com o exterior, aumentando o rendimento térmico.

  • E.

    preservação de uma característica do processo de fundição.

Em instalações industriais corrigir o Fator de Potência significa instalar um banco de

  • A.

    capacitores em paralelo à rede de entrada de alimentação da empresa.

  • B.

    indutores em paralelo à rede de entrada de alimentação da empresa.

  • C.

    capacitores em série à rede de entrada de alimentação da empresa.

  • D.

    indutores em série à rede de entrada de alimentação da empresa.

  • E.

    máquinas de elevadas características indutivas.

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