Questões de Engenharia Mecânica da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Fingers (elementos de união entre o prédio de embarque e o interior da aeronave por onde circulará a tripulação e os passageiros da aeronave) são produzidos fora do Brasil. Eles têm uma estrutura articulada móvel e flexível em termos de elevação. Um dos elementos de acionamento da elevação da plataforma de embarque, em função do porte da aeronave, é o pistão hidráulico. Num aeroporto nacional recentemente reformado e ampliado, um novo finger está apresentando falhas no pistão hidráulico de elevação da plataforma de embarque. Este pistão, cuja garantia expirou, foi produzido na Finlândia e não tem similar na América Latina. Analisando a logística dos voos, há possibilidade de uma janela de dois dias consecutivos para a manutenção do pistão (período em que aeronaves que pousam e decolam podem ser remanejadas para outros portões de embarque e desembarque). Para que a atividade seja conduzida de forma satisfatória pelo departamento de manutenção, deve-se

  • A.

    estudar o layout de fixação do pistão e os procedimentos para seu reparo, além de prover equipamentos, ferramentas, peças de reposição e mão de obra necessárias para o reparo dentro do período estipulado.

  • B.

    chamar, imediatamente, o departamento de assistência técnica do fornecedor do item para efetuar o reparo e acompanhar o técnico nas operações para assimilar os procedimentos corretivos e poder realizá-los posteriormente.

  • C.

    ordenar ao fabricante da Finlândia o envio imediato (frete aéreo) de um novo pistão hidráulico idêntico ao existente no finger e providenciar a substituição do atual na janela disponibilizada.

  • D.

    informar à administração aeroportuária preventivamente que o reparo será iniciado, mas que não há previsão para a conclusão dos trabalhos devido ao desconhecimento das causas da má operação.

  • E.

    contratar uma firma externa nas proximidades do aeroporto para efetuar os devidos reparos e responsabilizá-la pela execução do serviço dentro do prazo estipulado.

O objetivo de se utilizar torres de resfriamento em um sistema central de ar condicionado é resfriar

  • A.

    o ar captado da atmosfera antes que ele ingresse no sistema de resfriamento do ar condicionado.

  • B.

    o ar captado da atmosfera após passar pelo sistema de ar condicionado e antes de ser insuflado no meio que deve receber este ar termicamente tratado.

  • C.

    o óleo lubrificante utilizado no interior do compressor.

  • D.

    o ar extraído do ambiente resfriado antes de liberá-lo para a atmosfera exterior.

  • E.

    a água que é continuamente utilizada como agente de remoção de calor do sistema de ar condicionado.

O condensador em um sistema central de ar condicionado tem por objetivo

  • A.

    resfriar o ar já resfriado antes de ele ser insuflado no ambiente desejado para atingir a temperatura de bulbo úmido e assim promover a condensação do vapor d’água que se encontra em excesso na corrente de ar.

  • B.

    resfriar o ar captado da atmosfera, antes de ele ser tratado termicamente para atingir a temperatura de bulbo úmido, promovendo a condensação do vapor d’água, que se encontra em excesso na corrente de ar, para que possa passar pelo compressor.

  • C.

    promover a condensação do fluido refrigerante que se encontra no estado de vapor, após passar pela válvula de expansão, e utilizar uma bomba para movimentar este fluido refrigerante.

  • D.

    promover a condensação do fluido refrigerante que se encontra no estado de vapor, antes de passar pela válvula de expansão e antes de resfriar o ar que será insuflado no ambiente que se deseja condicionar.

  • E.

    promover o resfriamento do ar já insuflado no ambiente desejado de forma a atingir a temperatura de bulbo-úmido e então liberá-lo na atmosfera.

O dinamômetro liga dois trechos do cabo. Se efetuada a leitura do registro no dinamômetro e denominada esta força por T, é correto afirmar que

  • A.

    a força T representa a intensidade da força de atrito atuante sobre a massa m1.

  • B.

    o conhecimento da força T e do ângulo do plano inclinado (30°) permite determinar o coeficiente de atrito entre o corpo de massa m1 e o plano inclinado, bem como a aceleração dos corpos m1 e m2.

  • C.

    a aceleração com que o corpo de massa m1 se move é fornecida pela força T dividida pela massa m1.

  • D.

    a aceleração com que o corpo de massa m2 se move é fornecida pela divisão da força T/2 pela massa m2.

  • E.

    a força T é a força que age no cabo no trecho inclinado ABCD, enquanto que para o trecho EF e GH a força que atua em cada trecho do cabo é T/2.

Na manutenção preventiva de veículos a diesel deve-se

  • A.

    calibrar pneus, efetuar abastecimento de óleo diesel, trocar o filtro de gasolina, promover alinhamento e balanceamento de rodas e sangria do sistema de freio.

  • B.

    completar o nível de óleo lubrificante do motor e da caixa de câmbio, trocar o filtro de gasolina, promover alinhamento e balanceamento de rodas e sangria do sistema de freio.

  • C.

    analisar o sistema de freio, promover sangria do óleo do freio, trocar o filtro de gasolina e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

  • D.

    efetuar a troca do óleo lubrificante do motor, verificar e corrigir eventuais vazamentos de combustível e óleo, analisar o sistema de freio e promover os devidos reparos, ajustar tensões nas correias, verificar o estado operacional da bomba de diesel, do sistema de suspensão e da transmissão e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

  • E.

    efetuar a troca do óleo lubrificante do motor, verificar e corrigir eventuais vazamentos de combustível e óleo, analisar sistema de freio e promover os devidos reparos, ajustar tensões nas correias, substituir velas de ignição, verificar estado operacional da bomba de diesel e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

Uma válvula de controle com corpo em aço fundido utilizada em atmosfera salina (aeroporto próximo do mar) apresenta corrosão superficial. Uma das técnicas empregadas para evitar o efeito do ataque da maresia é o processo de metalização, que consiste

  • A.

    na deposição de metal (cromo, níquel, molibdênio) aspergido termicamente sob atmosfera inerte similar a um processo de pintura.

  • B.

    em um tratamento térmico como nitretação seguido de um processo de têmpera e revenimento.

  • C.

    em um tratamento galvânico (eletroquímico) específico de níquel anodizado.

  • D.

    no uso de uma plaqueta de metal que sirva como efeito de pilha galvânica. O corpo da válvula é protegido da corrosão enquanto a plaqueta será atacada pela maresia.

  • E.

    a pintura superficial do corpo da válvula à temperatura ambiente com uma tinta que tenha tonalidade metálica, como a do alumínio, bronze ou cobre.

A estrutura metálica em aço de um hangar situado nas proximidades do mar vem apresentando problemas de corrosão, o que acarreta serviços constantes de manutenção. No reparo de estruturas metálicas, em termos de durabilidade, antes de realizar a pintura na cor desejada, recomenda-se

  • A.

    lixar a superfície oxidada/corroída, aplicar uma demão de fundo anticorrosivo e outra de óxido de zinco com pistola.

  • B.

    jatear com areia, seguido de envelopamento com folhas de alumínio anodizado, e aplicar pintura epóxi.

  • C.

    jatear com granalha de aço e aplicar, por aspersão a quente, uma demão de zinco metálico em atmosfera inerte.

  • D.

    jatear com granalha de esferas de vidro e aplicar com pistola uma demão de fundo anticorrosivo diluído com solvente.

  • E.

    jatear com areia, aplicar uma demão de asfalto líquido sobre a estrutura e outra de fundo anticorrosivo com pistola.

Certa bomba centrífuga que apresentou problemas de cavitação, tanto no rotor como na voluta, será substituída por outra bomba centrífuga de mesma potência e com as mesmas características geométricas apenas no bocal. Por razões de manutenção, é

  • A.

    indiferente manter ou alterar o fornecedor, mesmo que características de itens de reposição (como anéis de vedação, rolamentos e parafusos) sejam diferentes. Basta ter estes itens em estoque.

  • B.

    recomendado que se uniformize os itens de reposição em estoque. Significa menor aporte de capital em itens de reposição. Sugere-se trabalhar com o mesmo fornecedor.

  • C.

    indiferente utilizar ou não produto de mesmo fornecedor. O que importa é o custo de aquisição do novo conjunto.

  • D.

    indiferente utilizar ou não produto de mesmo fornecedor, pois, se as características geométricas de dimensões de bocais da bomba são as mesmas, não haverá problemas de adaptação à tubulação existente. Deve-se verificar apenas a corrente de partida.

  • E.

    indiferente utilizar ou não produto de mesmo fornecedor, pois não haverá problemas nem com a tubulação existente, pois as dimensões geométricas dos bocais serão idênticas, nem com a instalação elétrica, pois a potência será a mesma.

Um bom sistema de programação e controle de materiais de manutenção deve preferencialmente controlar:

I. as quantidades de itens adquiridos e em estoque.

II. o local de armazenamento e os fornecedores habilitados pela sua empresa.

III. a data e o custo do último fornecimento, o estoque de segurança e o prazo de entrega.

IV. a quantidade de itens reprovados na última compra.

V. os fornecedores existentes no mercado.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    IV e V.

  • E.

    III e IV.

Um sistema transportador utilizado diariamente é constituído por uma roda dentada motriz, uma roda dentada movida e uma corrente. Numa operação de manutenção, foi solicitada verificação para detectar a presença de trincas na roda dentada motriz feita de aço. Sabendo-se que não existe item de reposição em estoque, é mais apropriado retirar a

  • A.

    corrente e aplicar uma pequena batida com um martelo metálico na roda dentada motriz para analisar o ruído emitido.

  • B.

    roda dentada motriz e encaminhá-la para análise por líquido penetrante num laboratório credenciado distante 400 km do local.

  • C.

    roda dentada motriz e encaminhá-la para análise por raios-X em um laboratório credenciado distante 400 km do local.

  • D.

    roda dentada motriz e, antes de encaminhá-la para análise por líquido penetrante num laboratório credenciado distante 400 km do local, tirar suas dimensões, para eventual reposição.

  • E.

    roda dentada motriz e, antes de encaminhá-la para análise por raios-X num laboratório credenciado distante 400 km do local, tirar suas dimensões, para eventual reposição.

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