Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um eixo de transmissão apoiado por dois mancais, que recebe o movimento de rotação através de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos e transmite o movimento, também, através de outra engrenagem cilíndrica de dentes retos, tem como cargas mais importantes:
tração e torção;
flexão e torção;
flexão e tração;
somente torção;
somente tração.
As engrenagens adequadas para realizar a transmissão de movimento entre dois eixos concorrentes, que formam um ângulo de 90° são
cônicas;
cilíndricas de dentes retos;
cilíndricas helicoidais;
sem-fim e coroa;
hipoidais.
O ensaio indicado para verificar a existência de trincas em um componente mecânico é o de:
fadiga;
tração;
impacto;
líquidos penetrantes;
dureza.
Na expressão básica para a seleção de mancais de rolamento de esferas, L= [C/P]3
Pode-se afirmar que:
L expressa a carga que o rolamento suporta;
P é a carga dinâmica de classificação do rolamento;
L é o fator de carga do rolamento;
P é o coeficiente de atrito;
L é a vida de fadiga.
Uma barra de massa desprezível gira no plano vertical (x-y) em torno do ponto A com velocidade angular de 100 rad/s, tendo em sua extremidade uma massa de 0,1 Kg, cujo raio de giração em relação ao ponto A pode ser considerado como 0,01m.
Quando a barra se encontra na posição horizontal, a reação horizontal (direção x) no mancal é:
1.000N;
100N;
10N;
1N;
zero.
Em um ciclo de refrigeração por compressão mecânica a vapor, o elemento que retira calor do meio a ser resfriado chama-se:
expansor;
compressor;
ventilador;
condensador;
evaporador.
NÃO é função do filtro de ar de um sistema de ar condicionado:
remover pólens e poeiras do ar para aliviar pessoas alérgicas;
manter o ambiente condicionado limpo;
dificultar a passagem do ar para o ambiente condicionado;
manter a serpentina de resfriamento limpa para não prejudicar a transferência de calor da mesma com o ar;
não dificultar a passagem do ar para o ambiente condicionado.
NÃO é um objetivo da manutenção preventiva:
reduzir o número de paradas de emergência;
aumentar o número de paradas de emergência;
reduzir o risco de acidentes;
possibilitar a preparação de um orçamento de manutenção mais preciso;
aumentar a vida útil dos equipamentos.
NÃO deve constar de um programa de manutenção preventiva de veículos a troca:
de óleo;
de caixa de marcha;
do fluido de freio;
do filtro de óleo;
do filtro de ar.
A manutenção corretiva deve ser empregada quando:
o reparo não exigir urgência;
no momento planejado;
o equipamento não estiver apresentando defeito;
a falha for imprevista;
se deseja reduzir o risco de acidentes.
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