Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A queda de pressão (em N/m2) que ocorre no interior de um tubo reto horizontal devido ao escoamento laminar, permanente, incompressível e completamente desenvolvido de um fluido newtoniano é:
proporcional à massa específica do fluido e ao diâmetro do duto;
proporcional ao comprimento e inversamente proporcional ao quadrado do diâmetro do duto;
proporcional à viscosidade do fluido e inversamente proporcional ao comprimento do duto;
proporcional ao comprimento e inversamente proporcional ao diâmetro do duto;
proporcional à velocidade ao quadrado e ao diâmetro do duto.
Sobre um resistor elétrico cilíndrico e imerso no ar, analise as afirmativas referentes à circulação de uma corrente elétrica:
I - A temperatura do ponto central é a maior temperatura no interior do resistor.
II - Os mecanismos de dissipação do calor gerado por efeito joule na superfície do resistor são a convecção e a radiação térmicas.
III - Caso este resistor tenha um diâmetro reduzido e o ar externo for estagnado, a inserção de um revestimento externo poderá aumentar a dissipação de calor.
IV - No interior do resistor, o mecanismo de transmissão de calor dominante é a radiação térmica.
V - Quanto maior a condutividade térmica do material do resistor, menor a diferença de temperaturas entre a superfície e o centro.
A única afirmativa FALSA é:
I
II
III
IV
V
Uma placa plana, com comprimento e largura muito maiores do que a espessura, separa dois fluidos cuja diferença entre suas temperaturas médias (média no espaço) é de 10oC. A espessura é igual a 1m e a condutividade térmica da placa é igual a 10 W /m.K. Os coeficientes de transmissão de calor médio convectivo entre os fluidos e as superfícies da placa são iguais a 5 W/m2.K.
A taxa de calor entre os dois fluidos em watts por metro quadrado é igual a:
0
2
20
25
100
Num trocador de calor com os fluidos em arranjo contracorrente, o coeficiente global médio de transmissão de calor é igual a 200 W/m2. oC. As diferenças de temperaturas entre os fluidos frio e quente, nas duas extremidades do trocador, são iguais e com valor igual a 10oC. Sabe-se ainda que a área de troca de calor é igual a 100 m2. Nessas condições, a taxa de calor em watts trocada entre os fluidos é:
2 x 10
2 x 102
2 x 103
2 x 104
2 x 105
Sobre a operação de trocadores de calor, é INCORRETO afirmar que:
considerando os seguintes três arranjos das correntes de fluídos escoando, sem mudança de fase, em trocadores de calor; contracorrentes, concorrentes e cruzadas, o primeiro (contracorrente) é aquele de maior eficiência termodinâmica;
a provisão para o crescimento da resistência térmica devida a incrustações traduz-se num aumento de área de troca térmica necessária às condições operacionais nominais;
o aumento do número de passes do fluido através do lado do casco, em trocadores casco-e-tubos, aumenta a taxa de calor trocada entre os fluidos com as mesmas condições de entrada;
a diminuição do número de passes no lado interno aos tubos em trocadores de calor casco-e-tubos aumentará a velocidade média da corrente que escoa nessa região;
numa situação em que um dos fluidos tem o coeficiente de transmissão de calor por convecção muito maior do que o do outro fluido, diz-se que o fluido com o maior coeficiente controla a transmissão de calor no trocador de calor.
O diagrama dos esforços cortantes correspondente à viga mostrada abaixo é:
A deformação total de uma barra () de comprimento L, submetida a um esforço axial P, cuja área (A) é variável na direção x (direção do carregamento) é dada por:
onde E -> módulo de elasticidade do material.
O círculo de Mohr abaixo representa as tensões atuantes em um elemento no estado plano de tensões. Marque falso (F) ou verdadeiro (V) entre os parênteses correspondentes às afirmativas a seguir:
( ) O ponto 2 representa a tensão de cisalhamento máxima atuante no elemento.
( ) Os pontos 5 e 9 representam a tensão de cisalhamento compressiva atuante no elemento.
( ) Os pontos 3 e 8 representam as tensões máximas atuantes no elemento.
( ) Os pontos 1 e 4 representam as tensões principais atuantes no elemento.
A seqüência correta é:
F-V-F-F;
V-F-F-V;
F-V-V-F;
F-F-V-V;
V-V-F-V.
Uma barra de aço com limite de escoamento de 640 MPa está submetida a uma torção de 10. N.m. Utilizando-se o critério de Coulomb (máximas tensões cisalhantes), e para um diâmetro de 10 mm, o coeficiente de segurança utilizado no projeto é:
1.5
2
2.5
3
4
As máquinas de fluxo que podem ser citadas como exemplos daquelas em que o fluido absorve trabalho de eixo ao passar pelo rotor da máquina são:
ventilador e bomba hidráulica;
bomba hidráulica e turbina hidráulica;
turbina hidráulica e turbina a vapor;
turbina a vapor e turbina a gás;
turbina a gás e ventilador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...