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Um motor de combustão interna deve possuir uma estrutura suficientemente rígida para suportar as elevadas pressões e velocidades a que poderá estar sujeito. Esta estrutura é constituída por três partes:
pistões, biela e cambota (eixo virabrequim);
cabeçote do motor, bloco do motor ou dos cilindros e cárter;
coletor de admissão, coletor de descarga e válvulas;
cabeça do motor, pistões e cárter;
cambota (eixo virabrequim), coletor de admissão e biela.
A cilindrada é a capacidade volumétrica do espaço compreendido entre o PMS e o PMI do motor a combustão interna. Calcular a cilindrada de um motor a combustão interna com diâmetro do cilindro de 6,9 cm, curso do êmbolo de 6,68 cm e número de cilindros 4. Considere π = 3,14.
1000 litros
3140 cm3
999 cm3
5100 cm3
1000 cm3
Calcular a taxa de compressão de um motor a combustão interna com volume do cilindro de 249 cm3 e o volume da câmara de compressão de 23,7 cm3.
8:1
14:1
13:1
10,5:1
11,5:1
A análise de óleos lubrificantes tem o objetivo:
descobrir a causa do defeito;
eliminar o defeito das máquinas;
economizar o lubrificante e identificar desgaste de componentes;
descobrir a viscosidade do lubrificante;
diminuir as partículas metálicas no óleo dos componentes.
Os componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento de circulação líquida forçada do automóvel são:
radiador, termostato, ventilador e bomba dágua;
radiador, manômetro, termostato e ventilador;
coletor, termostato, ventilador e bomba dágua;
condensador, ventilador, bomba dágua e termostato;
radiador, condensador, ventilador e bomba dágua.
Além de impedir o contato entre as superfícies em movimento e assim reduzir as perdas mecânicas, a lubrificação permite também ajudar a estanqueidade do pistão e a refrigeração das partes móveis. Alguns elementos a lubrificar num motor são:
apoios da cambota, moentes das bielas, cilindros e pistões;
apoios da árvore de cames, cames, pistões e bloco;
cilindros, pistões, anéis de segmento e cárter;
cárter, apoios da cambota, moentes das bielas e cilindros;
bloco, pistões, anéis de segmento e cárter.
Nos motores a gasolina existem dois sistemas para doseamento da mistura de ar e de gasolina, dos carburadores e dos sistemas de injeção. Um carburador elementar é constituído por:
cuba, pulverizador, calibre ou gicleur e válvula do ar ou borboleta;
cuba, calibre ou gicleur, válvula do ar ou borboleta e came;
pulverizador, difusor, borboleta e termostato;
venturi, calibre ou gicleur, válvula do ar ou borboleta e coletor;
gicleur, difusor, termostato, pulverizador e válvula do ar ou borboleta.
Os aditivos presentes nos óleos NÃO servem para:
melhorar a viscosidade;
inibir a formação de espuma;
inibir a oxidação;
inibir a corrosão;
inibir sobrecargas no motor.
Em relação aos pneus de automóveis é INCORRETO afirmar que:
pressão insuficiente provoca desgaste mais acentuado nas bordas da banda de rodagem;
pressão excessiva provoca desgaste mais acentuado no centro da banda de rodagem;
devem ser substituídos quando a profundidade mínima da banda de rodagem atinge 1,6 mm;
para permitir um desgaste uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros, aconselha-se o rodízio, efetuando troca em cruz;
a aderência do automóvel na estrada depende também da correta pressão dos pneus.
Qual dos componentes NÃO faz parte do sistema de freios a tambor do automóvel?
Sapata.
Tambor.
Cilindro.
Mola de retração.
Disco.
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