Questões de Engenharia Mecânica da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

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Um motor de combustão interna deve possuir uma estrutura suficientemente rígida para suportar as elevadas pressões e velocidades a que poderá estar sujeito. Esta estrutura é constituída por três partes:

  • A.

    pistões, biela e cambota (eixo virabrequim);

  • B.

    cabeçote do motor, bloco do motor ou dos cilindros e cárter;

  • C.

    coletor de admissão, coletor de descarga e válvulas;

  • D.

    cabeça do motor, pistões e cárter;

  • E.

    cambota (eixo virabrequim), coletor de admissão e biela.

A cilindrada é a capacidade volumétrica do espaço compreendido entre o PMS e o PMI do motor a combustão interna. Calcular a cilindrada de um motor a combustão interna com diâmetro do cilindro de 6,9 cm, curso do êmbolo de 6,68 cm e número de cilindros 4. Considere π = 3,14.

  • A.

    1000 litros

  • B.

    3140 cm3

  • C.

    999 cm3

  • D.

    5100 cm3

  • E.

    1000 cm3

Calcular a taxa de compressão de um motor a combustão interna com volume do cilindro de 249 cm3 e o volume da câmara de compressão de 23,7 cm3.

  • A.

    8:1

  • B.

    14:1

  • C.

    13:1

  • D.

    10,5:1

  • E.

    11,5:1

A análise de óleos lubrificantes tem o objetivo:

  • A.

    descobrir a causa do defeito;

  • B.

    eliminar o defeito das máquinas;

  • C.

    economizar o lubrificante e identificar desgaste de componentes;

  • D.

    descobrir a viscosidade do lubrificante;

  • E.

    diminuir as partículas metálicas no óleo dos componentes.

Os componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento de circulação líquida forçada do automóvel são:

  • A.

    radiador, termostato, ventilador e bomba d’água;

  • B.

    radiador, manômetro, termostato e ventilador;

  • C.

    coletor, termostato, ventilador e bomba d’água;

  • D.

    condensador, ventilador, bomba d’água e termostato;

  • E.

    radiador, condensador, ventilador e bomba d’água.

Além de impedir o contato entre as superfícies em movimento e assim reduzir as perdas mecânicas, a lubrificação permite também ajudar a estanqueidade do pistão e a refrigeração das partes móveis. Alguns elementos a lubrificar num motor são:

  • A.

    apoios da cambota, moentes das bielas, cilindros e pistões;

  • B.

    apoios da árvore de cames, cames, pistões e bloco;

  • C.

    cilindros, pistões, anéis de segmento e cárter;

  • D.

    cárter, apoios da cambota, moentes das bielas e cilindros;

  • E.

    bloco, pistões, anéis de segmento e cárter.

Nos motores a gasolina existem dois sistemas para doseamento da mistura de ar e de gasolina, dos carburadores e dos sistemas de injeção. Um carburador elementar é constituído por:

  • A.

    cuba, pulverizador, calibre ou gicleur e válvula do ar ou borboleta;

  • B.

    cuba, calibre ou gicleur, válvula do ar ou borboleta e came;

  • C.

    pulverizador, difusor, borboleta e termostato;

  • D.

    venturi, calibre ou gicleur, válvula do ar ou borboleta e coletor;

  • E.

    gicleur, difusor, termostato, pulverizador e válvula do ar ou borboleta.

Os aditivos presentes nos óleos NÃO servem para:

  • A.

    melhorar a viscosidade;

  • B.

    inibir a formação de espuma;

  • C.

    inibir a oxidação;

  • D.

    inibir a corrosão;

  • E.

    inibir sobrecargas no motor.

Em relação aos pneus de automóveis é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    pressão insuficiente provoca desgaste mais acentuado nas bordas da banda de rodagem;

  • B.

    pressão excessiva provoca desgaste mais acentuado no centro da banda de rodagem;

  • C.

    devem ser substituídos quando a profundidade mínima da banda de rodagem atinge 1,6 mm;

  • D.

    para permitir um desgaste uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros, aconselha-se o rodízio, efetuando troca em cruz;

  • E.

    a aderência do automóvel na estrada depende também da correta pressão dos pneus.

Qual dos componentes NÃO faz parte do sistema de freios a tambor do automóvel?

  • A.

    Sapata.

  • B.

    Tambor.

  • C.

    Cilindro.

  • D.

    Mola de retração.

  • E.

    Disco.

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