Questões de Engenharia Mecatrônica do ano 2011

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Com relação às unidades definidas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), relacione as grandezas listadas na coluna da esquerda com as unidades apresentadas na coluna da direita.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 4 – 1 – 3 – 5.

  • B.

    1 – 4 – 5 – 3 – 2.

  • C.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1.

  • D.

    2 – 3 – 1 – 5 – 4.

  • E.

    3 – 5 – 2 – 1 – 4.

Considerando os processos de medições de grandezas físicas, relacione os instrumentos de medição apresentados na coluna da esquerda às finalidades a que se prestam, apresentadas na coluna da direita.

.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 3 – 1 – 4 – 5.

  • B.

    2 – 4 – 5 – 1 – 3.

  • C.

    1 – 4 – 3 – 5 – 2.

  • D.

    2 – 4 – 3 – 1 – 5.

  • E.

    4 – 1 – 5 – 2 – 3.

Com relação aos compressores, considere as seguintes afirmativas:

1. Os compressores podem ser classificados, conforme seu princípio de operação, em dois tipos principais: estáticos ou de deslocamento positivo.

2. Os compressores estáticos são subdivididos em alternativos ou rotativos.

3. Os compressores positivos são subdivididos em centrífugos ou axiais.

4. Compressor de parafuso simples e parafuso duplo são tipos de compressores dinâmicos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

No sistema de transmissão de movimentos esquematizado ao lado, sabe-se que:

· A circunferência 1 representa uma roda dentada com raio R, girando no sentido da seta com velocidade V.

· A circunferência 2 representa uma roda dentada de raio R/2.

· A circunferência 3 representa uma roda dentada de raio 2R.

O sentido de giro e a velocidade da roda dentada 3 será:

  • A.

    horário e 2V.

  • B.

    anti-horário e 2V.

  • C.

    horário e V/2.

  • D.

    anti-horário e V/2.

  • E.

    horário e V.

De acordo com a NBR 10126 (ABNT), que trata da cotagem em desenho técnico, a cotagem é definida como a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Quanto à aplicação da cotagem em um desenho, é correto afirmar:

  • A.

    As cotas devem ser colocadas somente nas vistas principais para evitar mau entendimento.

  • B.

    Desenhos de detalhe devem usar a mesma unidade (por exemplo, o milímetro) para todas as cotas sem o emprego do símbolo. Caso necessário, e para evitar mal entendimento, o símbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluído na legenda.

  • C.

    Toda cotagem necessária para descrever uma peça ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho e também em uma tabela complementar, que deve estar na mesma folha do desenho da peça ou componente.

  • D.

    É fundamental que a cota de um elemento seja repetida em todas as vistas em que esse elemento aparece, para que haja perfeita clareza das dimensões e das formas da peça.

  • E.

    Quando uma cota estiver com uma circunferência desenhada em volta dela, significa que ela está fora da escala que foi utilizada para desenhar a peça e, portanto, deve ser feito o devido cálculo para saber a medida real a ser utilizada na confecção da peça.

Para suportar eixos rotativos, são usados mancais com rolamentos ou com buchas. Para que o eixo possa girar satisfatoriamente na bucha, é preciso que algumas condições sejam satisfeitas. Acerca disso, considere as condições abaixo especificadas:

1. Precisão de ajuste: A folga entre eixo e bucha deve ser a menor possível, mas suficiente para que a rotação se processe livremente e o óleo destinado à lubrificação possa infiltrar-se entre as superfícies em contato do eixo e da bucha.

2. Reduzido coeficiente de atrito: Para que o atrito seja reduzido ao mínimo possível, as buchas devem ser feitas de material que apresente o menor coeficiente de atrito possível quando em contato com o eixo. Em geral, o material das buchas é bronze, latão ou ligas especiais antifricção. Um fator muito importante para reduzir o atrito entre eixo e bucha é o grau de acabamento das suas superfícies.

3. Resistência mecânica: A fim de que o eixo possa se apoiar numa superfície bastante ampla, na bucha, é preciso que esta última tenha comprimento suficiente. O comprimento da bucha varia entre 1,5 e 2 vezes a dimensão do diâmetro do eixo.

4. Lubrificação: Os tipos de lubrificação empregados nas buchas são dois: o de circulação forçada e o de circulação de anel. O tipo de lubrificação forçada é o utilizado nos motores de explosão, motores Diesel e outros tipos de motores congêneres. O tipo de lubrificação de anel é o comumente usado nos mancais das máquinas elétricas. Em geral, o anel que faz circular o óleo é de ferro, porém no caso das máquinas elétricas prefere-se anel de material antimagnético.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica) define, em sua norma NBR 8403-1984, os tipos de linha técnicas utilizadas para padronizar as representações de peças e conjuntos mecânicos. Essas linhas estão sempre presentes nos desenhos técnicos e, para poder ler e interpretar esses desenhos, é preciso conhecer os tipos de linhas e o que elas representam. De acordo com o que define a NBR 8403-1984, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 – 4 – 3 – 5 – 1.

  • B.

    5 – 2 – 1 – 4 – 3.

  • C.

    2 – 4 – 5 – 1 – 3.

  • D.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4.

  • E.

    4 – 5 – 2 – 3 – 1.

Em mecânica é muito comum a necessidade de se unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige a união de peças entre si. Essa união pode ser feita pelo que é chamado de elemento de fixação. Para se fazer a leitura e a interpretação de desenho técnico mecânico, é necessário conhecer, entre outros, os elementos de fixação. Os mais comumente utilizados são os rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas, contrapinos, anéis elásticos etc. De acordo com o elemento de fixação e sua definição, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 3 – 5 – 2 – 4.

  • B.

    4 – 3 – 1 – 5 – 2.

  • C.

    5 – 2 – 4 – 1 – 3.

  • D.

    4 – 5 – 2 – 3 – 1.

  • E.

    2 – 1 – 3 – 4 – 5.

Entre os elementos de fixação que são utilizados na união entre peças é comum encontrarmos os parafusos. Quanto aos tipos de cabeças de parafusos e suas aplicações, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

 

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 3 – 5 – 4 – 2.

  • B.

    4 – 2 – 1 – 3 – 5.

  • C.

    2 – 1 – 4 – 5 – 3.

  • D.

    5 – 2 – 3 – 1 – 4.

  • E.

    3 – 4 – 5 – 1 – 2.

Com relação ao desenho de uma peça mecânica cuja representação e fabricação têm um nível maior de complexidade, identifique como verdadeiros (V) os recursos que muitas vezes é necessário que se utilize ou como falsos (F) os que não são requeridos:

( ) Recursos de cortes, seções e ou vistas auxiliares para seu perfeito e completo entendimento.

( ) A execução do desenho de detalhes da peça realizados em escala de redução.

( ) Desenhos da peça em perspectiva, identificando, com linhas tracejadas, toda sua parte interna.

( ) A representação da peça em 1º e em 3º diedros desenhados na mesma folha.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – F.

  • B.

    V – F – V – F.

  • C.

    F – V – V – V.

  • D.

    F – V – F – V.

  • E.

    V – V – V – F.

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