Lista completa de Questões de Engenharia Mecatrônica do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às unidades definidas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), relacione as grandezas listadas na coluna da esquerda com as unidades apresentadas na coluna da direita.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
2 4 1 3 5.
1 4 5 3 2.
2 3 4 5 1.
2 3 1 5 4.
3 5 2 1 4.
Considerando os processos de medições de grandezas físicas, relacione os instrumentos de medição apresentados na coluna da esquerda às finalidades a que se prestam, apresentadas na coluna da direita.
.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
2 3 1 4 5.
2 4 5 1 3.
1 4 3 5 2.
2 4 3 1 5.
4 1 5 2 3.
Com relação aos compressores, considere as seguintes afirmativas:
1. Os compressores podem ser classificados, conforme seu princípio de operação, em dois tipos principais: estáticos ou de deslocamento positivo.
2. Os compressores estáticos são subdivididos em alternativos ou rotativos.
3. Os compressores positivos são subdivididos em centrífugos ou axiais.
4. Compressor de parafuso simples e parafuso duplo são tipos de compressores dinâmicos.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
No sistema de transmissão de movimentos esquematizado ao lado, sabe-se que:
· A circunferência 1 representa uma roda dentada com raio R, girando no sentido da seta com velocidade V.
· A circunferência 2 representa uma roda dentada de raio R/2.
· A circunferência 3 representa uma roda dentada de raio 2R.
O sentido de giro e a velocidade da roda dentada 3 será:
horário e 2V.
anti-horário e 2V.
horário e V/2.
anti-horário e V/2.
horário e V.
De acordo com a NBR 10126 (ABNT), que trata da cotagem em desenho técnico, a cotagem é definida como a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Quanto à aplicação da cotagem em um desenho, é correto afirmar:
As cotas devem ser colocadas somente nas vistas principais para evitar mau entendimento.
Desenhos de detalhe devem usar a mesma unidade (por exemplo, o milímetro) para todas as cotas sem o emprego do símbolo. Caso necessário, e para evitar mal entendimento, o símbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluído na legenda.
Toda cotagem necessária para descrever uma peça ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho e também em uma tabela complementar, que deve estar na mesma folha do desenho da peça ou componente.
É fundamental que a cota de um elemento seja repetida em todas as vistas em que esse elemento aparece, para que haja perfeita clareza das dimensões e das formas da peça.
Quando uma cota estiver com uma circunferência desenhada em volta dela, significa que ela está fora da escala que foi utilizada para desenhar a peça e, portanto, deve ser feito o devido cálculo para saber a medida real a ser utilizada na confecção da peça.
Para suportar eixos rotativos, são usados mancais com rolamentos ou com buchas. Para que o eixo possa girar satisfatoriamente na bucha, é preciso que algumas condições sejam satisfeitas. Acerca disso, considere as condições abaixo especificadas:
1. Precisão de ajuste: A folga entre eixo e bucha deve ser a menor possível, mas suficiente para que a rotação se processe livremente e o óleo destinado à lubrificação possa infiltrar-se entre as superfícies em contato do eixo e da bucha.
2. Reduzido coeficiente de atrito: Para que o atrito seja reduzido ao mínimo possível, as buchas devem ser feitas de material que apresente o menor coeficiente de atrito possível quando em contato com o eixo. Em geral, o material das buchas é bronze, latão ou ligas especiais antifricção. Um fator muito importante para reduzir o atrito entre eixo e bucha é o grau de acabamento das suas superfícies.
3. Resistência mecânica: A fim de que o eixo possa se apoiar numa superfície bastante ampla, na bucha, é preciso que esta última tenha comprimento suficiente. O comprimento da bucha varia entre 1,5 e 2 vezes a dimensão do diâmetro do eixo.
4. Lubrificação: Os tipos de lubrificação empregados nas buchas são dois: o de circulação forçada e o de circulação de anel. O tipo de lubrificação forçada é o utilizado nos motores de explosão, motores Diesel e outros tipos de motores congêneres. O tipo de lubrificação de anel é o comumente usado nos mancais das máquinas elétricas. Em geral, o anel que faz circular o óleo é de ferro, porém no caso das máquinas elétricas prefere-se anel de material antimagnético.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica) define, em sua norma NBR 8403-1984, os tipos de linha técnicas utilizadas para padronizar as representações de peças e conjuntos mecânicos. Essas linhas estão sempre presentes nos desenhos técnicos e, para poder ler e interpretar esses desenhos, é preciso conhecer os tipos de linhas e o que elas representam. De acordo com o que define a NBR 8403-1984, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
2 4 3 5 1.
5 2 1 4 3.
2 4 5 1 3.
3 1 5 2 4.
4 5 2 3 1.
Em mecânica é muito comum a necessidade de se unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige a união de peças entre si. Essa união pode ser feita pelo que é chamado de elemento de fixação. Para se fazer a leitura e a interpretação de desenho técnico mecânico, é necessário conhecer, entre outros, os elementos de fixação. Os mais comumente utilizados são os rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas, contrapinos, anéis elásticos etc. De acordo com o elemento de fixação e sua definição, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 3 5 2 4.
4 3 1 5 2.
5 2 4 1 3.
4 5 2 3 1.
2 1 3 4 5.
Entre os elementos de fixação que são utilizados na união entre peças é comum encontrarmos os parafusos. Quanto aos tipos de cabeças de parafusos e suas aplicações, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 3 5 4 2.
4 2 1 3 5.
2 1 4 5 3.
5 2 3 1 4.
3 4 5 1 2.
Com relação ao desenho de uma peça mecânica cuja representação e fabricação têm um nível maior de complexidade, identifique como verdadeiros (V) os recursos que muitas vezes é necessário que se utilize ou como falsos (F) os que não são requeridos:
( ) Recursos de cortes, seções e ou vistas auxiliares para seu perfeito e completo entendimento.
( ) A execução do desenho de detalhes da peça realizados em escala de redução.
( ) Desenhos da peça em perspectiva, identificando, com linhas tracejadas, toda sua parte interna.
( ) A representação da peça em 1º e em 3º diedros desenhados na mesma folha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V F F F.
V F V F.
F V V V.
F V F V.
V V V F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...