Questões de Engenharia Naval

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Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)

  • A.

    momento fletor.

  • B.

    momento de inércia da seção transversal.

  • C.

    módulo de seção ou módulo de resistência.

  • D.

    estabilidade transversal inicial.

  • E.

    tensão normal admissível do material.

Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se

  • A.

    ScrAR > ScrAC > ScrAL

  • B.

    ScrAR = ScrAC = ScrAL

  • C.

    ScrAR = ScrAC > ScrAL

  • D.

    ScrAR > ScrAC = ScrAL

  • E.

    ScrAR < ScrAC < ScrAL

A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para

  • A.

    evitar impactos provenientes de explosão.

  • B.

    minimizar níveis de ruído propagados para o ouvido.

  • C.

    evitar que agentes externos operem em frequências próximas às naturais, o que amplificaria o efeito da vibração.

  • D.

    minimizar a vibração nesta frequência, decorrente do impacto.

  • E.

    evitar que a vibração seja transmitida à tripulação.

Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I – A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.

II – A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.

III – A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.

I – Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.

II – O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.

III – Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

  • A.

    9.200 kW e 93,8 rpm.

  • B.

    10.653 kW e 98,5 rpm.

  • C.

    11.718 kW e 101,3 rpm.

  • D.

    12.236 kW e 105,6 rpm.

  • E.

    13.445 kW e 107,8 rpm.

No que se refere à operação e ao desempenho de motores diesel de navios, afirma-se que o(s)

  • A.

    resfriador intermediário reduz a temperatura do ar, após a passagem no turbo carregador, com intuito de aumentar a massa de ar admitida no motor.

  • B.

    turbo-carregador é um dispositivo que aumenta a vazão de gases de exaustão dos motores para aumento de potência.

  • C.

    motores diesel operam no ciclo diesel, caracterizado por adição de calor a volume constante.

  • D.

    motores de 4 tempos produzem mais potência comparados a motores de 2 tempos, já que ocorre um ciclo de potência a cada volta completa do eixo de manivelas.

  • E.

    motores de 2 tempos são dotados de janelas de admissão e exaustão, ambas para aumento do curso do cilindro do motor.

Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)

  • A.

    aumento da razão de áreas (Fa/F) aumenta a eficiência em águas abertas.

  • B.

    aumento do número de pás aumenta a eficiência do propulsor, quando mantidos constantes P/D, Fa/F, rotação e diâmetro.

  • C.

    maior diâmetro do propulsor conduz à maior eficiência propulsiva, sendo o peso do propulsor o limite para o aumento do diâmetro.

  • D.

    diminuição da rotação reduz a eficiência do propulsor e é limitada pelo aumento do torque do motor em instalações com acoplamento direto motor-propulsor.

  • E.

    maior eficiência propulsiva em águas abertas (ηo) sempre leva à escolha do melhor motor, tendo o custo operacional (combustível) como critério de seleção.

Com relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que

  • A.

    o aumento da temperatura de entrada do ar melhora o rendimento de turbinas a gás.

  • B.

    o desempenho de turbinas a vapor é altamente influenciado pela temperatura de entrada do ar.

  • C.

    turbinas a gás operam segundo o ciclo Brayton, no qual a adição de calor ocorre a volume constante.

  • D.

    turbinas a vapor operam segundo o ciclo termodinâmico de Rankine, composto por dois processos isentrópicos e dois processos isotérmicos.

  • E.

    quanto maior é a temperatura de entrada do gás na saída do queimador (T3), maior a eficiência térmica de turbinas a gás.

A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que

  • A.

    a seleção de motores auxiliares (MCAs) deve considerar a condição essencial no mar, conforme definido pela ABNT.

  • B.

    a existência de condição operacional do navio (porto), na qual o motor principal fica desligado, justifica a necessidade de uso de caldeira(s) auxiliar(es).

  • C.

    o balanço térmico deve preceder o balanço elétrico, uma vez que a escolha dos motores auxiliares influencia a necessidade de vapor a bordo.

  • D.

    o volume de tanques de óleo pesado não influencia o cálculo da demanda de calor em navios.

  • E.

    os consumidores necessários ao funcionamento, navegação, segurança do navio e conforto da tripulação devem ser computados na condição essencial no mar.

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