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Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)
momento fletor.
momento de inércia da seção transversal.
módulo de seção ou módulo de resistência.
estabilidade transversal inicial.
tensão normal admissível do material.
Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se
ScrAR > ScrAC > ScrAL
ScrAR = ScrAC = ScrAL
ScrAR = ScrAC > ScrAL
ScrAR > ScrAC = ScrAL
ScrAR < ScrAC < ScrAL
A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para
evitar impactos provenientes de explosão.
minimizar níveis de ruído propagados para o ouvido.
evitar que agentes externos operem em frequências próximas às naturais, o que amplificaria o efeito da vibração.
minimizar a vibração nesta frequência, decorrente do impacto.
evitar que a vibração seja transmitida à tripulação.
Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.
I A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.
II A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.
III A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Com relação ao sistema de distribuição de combustível em navios (óleo pesado e óleo diesel), considerando o fluxo de combustível desde os tanques de armazenamento até a injeção no motor, analise as afirmativas a seguir.
I Os purificadores situam-se entre os tanques de sedimentação e serviço e separam água e sólidos (borra) do óleo, tornando-o limpo.
II O tempo de sedimentação para o óleo pesado é calculado em função do consumo específico do motor, potência do motor e autonomia do navio.
III Em sistemas que usam óleo pesado, é necessário o aquecimento dos tanques de armazenamento, sedimentação e serviço, ao passo que, para sistemas que usam óleo diesel, somente o tanque de sedimentação pode ser aquecido.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de
9.200 kW e 93,8 rpm.
10.653 kW e 98,5 rpm.
11.718 kW e 101,3 rpm.
12.236 kW e 105,6 rpm.
13.445 kW e 107,8 rpm.
No que se refere à operação e ao desempenho de motores diesel de navios, afirma-se que o(s)
resfriador intermediário reduz a temperatura do ar, após a passagem no turbo carregador, com intuito de aumentar a massa de ar admitida no motor.
turbo-carregador é um dispositivo que aumenta a vazão de gases de exaustão dos motores para aumento de potência.
motores diesel operam no ciclo diesel, caracterizado por adição de calor a volume constante.
motores de 4 tempos produzem mais potência comparados a motores de 2 tempos, já que ocorre um ciclo de potência a cada volta completa do eixo de manivelas.
motores de 2 tempos são dotados de janelas de admissão e exaustão, ambas para aumento do curso do cilindro do motor.
Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)
aumento da razão de áreas (Fa/F) aumenta a eficiência em águas abertas.
aumento do número de pás aumenta a eficiência do propulsor, quando mantidos constantes P/D, Fa/F, rotação e diâmetro.
maior diâmetro do propulsor conduz à maior eficiência propulsiva, sendo o peso do propulsor o limite para o aumento do diâmetro.
diminuição da rotação reduz a eficiência do propulsor e é limitada pelo aumento do torque do motor em instalações com acoplamento direto motor-propulsor.
maior eficiência propulsiva em águas abertas (ηo) sempre leva à escolha do melhor motor, tendo o custo operacional (combustível) como critério de seleção.
Com relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que
o aumento da temperatura de entrada do ar melhora o rendimento de turbinas a gás.
o desempenho de turbinas a vapor é altamente influenciado pela temperatura de entrada do ar.
turbinas a gás operam segundo o ciclo Brayton, no qual a adição de calor ocorre a volume constante.
turbinas a vapor operam segundo o ciclo termodinâmico de Rankine, composto por dois processos isentrópicos e dois processos isotérmicos.
quanto maior é a temperatura de entrada do gás na saída do queimador (T3), maior a eficiência térmica de turbinas a gás.
A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que
a seleção de motores auxiliares (MCAs) deve considerar a condição essencial no mar, conforme definido pela ABNT.
a existência de condição operacional do navio (porto), na qual o motor principal fica desligado, justifica a necessidade de uso de caldeira(s) auxiliar(es).
o balanço térmico deve preceder o balanço elétrico, uma vez que a escolha dos motores auxiliares influencia a necessidade de vapor a bordo.
o volume de tanques de óleo pesado não influencia o cálculo da demanda de calor em navios.
os consumidores necessários ao funcionamento, navegação, segurança do navio e conforto da tripulação devem ser computados na condição essencial no mar.
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