Questões de Engenharia Naval

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A equação dimensional de potência P, em Watt, de uma máquina no sistema absoluto de comprimento [L], massa [M] e tempo [T], baseado no sistema MKS (unidades fundamentais: o metro, o quilograma e o segundo) tem a forma:

  • A. P = L2 M T -3
  • B. P = L2 M T -2
  • C. P = L M T -1
  • D. P = L M2 T -2
  • E. P = L M2 T -3

Para o trabalho de um Técnico de Projeto, Construção e Montagem de Máquinas Navais, é indispensável o conhecimento de eletrotécnica. A esse respeito, deve-se afirmar que:

  • A.

    num gerador elétrico dá-se o nome de campo da máquina à parte girante e de armadura, ao conjunto de ímãs.

  • B.

    o torque no motor elétrico é desenvolvido quando os condutores de cobre sobre a armadura são percorridos por uma corrente elétrica, pois o conjunto fica submetido a um campo magnético.

  • C.

    as máquinas que utilizam eletroímãs são usadas apenas em casos especiais, pois no tipo comum, são utilizados ímãs permanentes.

  • D.

    os geradores de corrente alternada, ou alternadores, diferem dos geradores de corrente contínua por não possuírem um rotor e um estator.

  • E.

    os geradores de indução são os mais comuns, enquanto os alternadores síncronos são de construção especial e de aplicação praticamente restrita à alimentação de dispositivos que trabalham com freqüência não comum.

Um motor de corrente contínua foi projetado para solicitar 30 Ampères de uma fonte de 240 Volts. Sabendo que sua eficiência é de 80%, sua potência de saída, em W, será:

  • A. 1440
  • B. 1600
  • C. 5760
  • D. 7200
  • E. 8000

Para garantir a integridade física do pessoal a bordo de sistemas flutuantes, diversos equipamentos de segurança são utilizados. Dentre estes, o que é baseado na ionização de uma câmara interna ou óptica, interferindo na propagação da luz, é o detector de:

  • A. gás-combustível.
  • B. gás-tóxico.
  • C. fogo.
  • D. calor.
  • E. fumaça.

Na escolha entre mancais de rolamento e deslizamento, dá-se preferência à utilização de mancais de deslizamento quando:

  • A. são elevados os momentos de torção na partida.
  • B. existe limitação de espaço no sentido axial.
  • C. há necessidade de bom isolamento elétrico.
  • D.

    há necessidade de suportar altas sobrecargas durante pequenos períodos.

  • E.

    há necessidade de suportar uma combinação de esforços radiais e axiais.

Considerando que eixos propulsores de navios devem ser submetidos ao alinhamento após a montagem, um eixo deve ser considerado alinhado quando:

  • A.

    encontra-se perfeitamente conectado ao motor e ao propulsor.

  • B.

    sua linha de centro está na horizontal, paralela ao fundo do navio.

  • C. seus mancais estão concêntricos.
  • D.

    seus mancais estão submetidos a um carregamento uniforme.

  • E. seus mancais encontram-se igualmente espaçados.

Para suprimento de água doce para consumo em navios, utiliza-se o tanque hidrofor porque :

  • A.

    é um tanque que garante maior abastecimento de água.

  • B. permite o suprimento de água quente e água fria.
  • C. consiste numa instalação mais compacta.
  • D.

    existem pontos de consumo em altura superior à do tanque.

  • E.

    aproveita energia de outros processos da Praça de Máquinas.

Assinale a opção que corresponde às grandezas cujo produto resulta na potência no eixo propulsor do navio.

  • A. Pressão média indicada no cilindro e rotação.
  • B. Consumo de combustível e consumo de ar.
  • C. Torque no eixo propulsor e rotação.
  • D.

    Consumo de combustível e temperatura dos gases de descarga.

  • E. Consumo de ar e poder calorífico do combustível.

Quando se deseja selecionar um motor diesel para produzir a maior potência possível em um espaço restrito de uma embarcação, deve-se optar pelo motor:

  • A. de dois (2) tempos e baixa rotação.
  • B. de dois (2) tempos e média rotação.
  • C. de quatro (4) tempos e média rotação.
  • D. com os cilindros em linha.
  • E. com cilindros em "V" e alta rotação.

Para que o óleo pesado seja corretamente utilizado como combustível em um motor diesel, deve-se:

  • A.

    diminuir sua pressão de injeção na câmara de combustão.

  • B.

    resfriá-lo previamente, aumentando sua viscosidade.

  • C.

    misturá-lo com óleo vegetal de maior viscosidade.

  • D.

    aquecê-lo previamente, antes de admiti-lo no motor.

  • E.

    filtrá-lo e admiti-lo no motor, na temperatura ambiente.

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