Questões de Engenharia Naval

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Em projetos navais, o(s) desenho(s):

  • A.

    "plano de cavernas" apresenta informações sobre as emendas de chapas do chapeamento externo do navio.

  • B.

    "expansão do chapeamento" reproduz em escala todas as medidas do chapeamento externo do navio.

  • C.

    de arranjo de acessórios de casco são desenhos de fabricação.

  • D.

    de blocos estruturais de navios ou plataformas flutuantes mostram todas as cotas dessas estruturas.

  • E.

    de "seção-mestra e seções transversais típicas" e o "perfil estrutural e conveses" são desenhos estruturais de navios usados efetivamente para construção.

Em projeto de construção de estruturas navais, ao ser feita a previsão de componentes de casco, NÃO se devem indicar:

  • A.

    escotilhões, portas de visita e passarelas como acessórios de acesso.

  • B.

    sarilhos, tamancas e buzinas como acessórios de atracação.

  • C.

    verdugos e defensas como acessórios de proteção do costado.

  • D.

    paus de carga, turcos e guindastes como equipamentos de içamento.

  • E.

    mordentes, roletes de retorno e cabeços como acessórios de fundeio.

Na construção e montagem de navios, é correto considerar que:

  • A.

    prumos são vigas verticais de anteparas e cavernas são vigas transversais de costado.

  • B.

    hastilhas são vigas transversais de fundo e escoas são vigas horizontais de costado.

  • C.

    sicordas são vigas longitudinais de conveses e pés-decarneiro são colunas sob conveses de navios.

  • D.

    travessas são vigas horizontais de anteparas e vaus são vigas de duplo-fundo.

  • E.

    cintado é a fiada mais alta do costado e chapa-quilha é a fiada central de fundo de navios oceânicos.

Na indústria de construção naval, é correto considerar que:

  • A.

    alumínio puro não é usado estruturalmente em cascos de embarcações costeiras.

  • B.

    a maior parte dos aços usados em construção naval são aços de alta resistência.

  • C.

    os aços estruturais navais não são denominados por graus.

  • D.

    aços inoxidáveis não são usados em estruturas de navios químicos.

  • E.

    aços de baixo carbono podem substituir aços de alta resistência para diminuir o peso estrutural.

A respeito de materiais de construção naval, afirma-se que:

I - peças de aço fundido são usadas na estrutura em vários locais da região de porões e tanques de carga;

II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composição química dos aços estruturais vendidos aos estaleiros;

III - na estrutura do cadaste e leme não são usadas peças de ferro fundido cinzento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sobre a fabricação do casco, em estruturas navais, assinale a afirmação INCORRETA.

  • A.

    O método mais moderno de marcação de peças, na oficina de fabricação de peças estruturais, é o que usa torre óptica.

  • B.

    O setor de delineamento de estrutura para estaleiros produz informações para as oficinas, com relação ao corte de peças, para a curvação de peças e para a montagem de grupos, painéis ou blocos.

  • C.

    O setor de delineamento produz gabaritos de madeira ou desenhos para sua confecção, para possibilitar a curvação correta de chapas de costado.

  • D.

    O setor de delineamento produz desenhos com as chamadas contracurvas, para marcação de perfis a serem curvados na prensa de cavernas.

  • E.

    Painéis corrugados com prensa são usados em anteparas internas de casarias para diminuir o peso de estrutura.

Em relação ao trabalho nas oficinas de fabricação de estruturas navais, é correto considerar que o(as):

  • A.

    processo de corte a oxigênio, em aço estrutural, gera menos empeno nas peças cortadas do que o corte a plasma.

  • B.

    processo de corte de aço estrutural que usa oxigênio e acetileno é baseado na fusão do ferro em alta temperatura.

  • C.

    peças de aço estrutural de curvatura cilíndrica são fabricadas usualmente com calandra, com aquecimento.

  • D.

    peças de aço estrutural de curvatura reversa são fabricadas pelo processo de linhas de calor.

  • E.

    peças de alumínio estrutural podem ser curvadas a quente.

Nos processos de fabricação de estruturas navais:

  • A.

    o bloco de leme é completado com o emprego de soldas simples de filete e topo.

  • B.

    blocos de cadaste e bulbo de proa são blocos compostos de painéis.

  • C.

    painéis componentes de estruturas navais são montados com o esqueleto sobre a base de montagem e o chapeamento por cima, para possibilitar melhores posições de soldagem.

  • D.

    painéis curvos de estruturas navais são montados sobre pontaletes cujas alturas são fornecidas pelo setor de delineamento.

  • E.

    cada painel é edificado individualmente, não havendo junção de painéis para edificação posterior.

A respeito de processos de fabricação das estruturas navais, afirma-se que:

I - vigas gigantes e anteparas de superestruturas são exemplos de blocos;

II - painéis de grandes anteparas corrugadas são de montagem mais difícil do que os painéis planos, apesar de, em geral, não possuírem esqueleto;

III - a montagem de acessórios de casco, acessórios elétricos, tubos e dutos nos blocos estruturais antes da edificação, bem como a pintura do conjunto, é chamada de acabamento final.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Na montagem de estruturas navais, o processo:

  • A. MIG é utilizado em estruturas de aço carbono.
  • B.

    MAG e o processo por gravidade são processos automáticos para componentes de aço.

  • C.

    de arco submerso para soldas de topo em aços só pode ser bilateral.

  • D.

    da soldagem aumenta as dimensões de uma estrutura metálica.

  • E.

    de solda em aços com eletrodo revestido, causa mais empeno próximo à junta, quanto maior for o diâmetro do eletrodo.

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