Questões de Engenharia Naval

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Uma das vantagens da utilização de engrenagens para transmissão de potência, ao invés de correias, é(são) a(o):

  • A. economia na instalação e manutenção.
  • B. segurança e a versatilidade.
  • C. relação de transmissão constante.
  • D. não-transmissão de choques.
  • E. amortecimento de sobrecargas.

Na comparação entre as principais características dos mancais de rolamento e deslizamento, os tipos que apresentam menor coeficiente de atrito, construção mais simplificada e maior área de lubrificação, respectivamente, são:

  • A. rolamento, deslizamento, deslizamento.
  • B. rolamento, deslizamento, rolamento.
  • C. rolamento, rolamento, deslizamento.
  • D. deslizamento, rolamento, rolamento.
  • E. deslizamento, deslizamento, deslizamento.

O aço de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistência ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A força necessária, em kgf, para fazer um furo de 2cm de diâmetro numa chapa de 1cm de espessura é de, aproximadamente:

  • A. 10000
  • B. 15000
  • C. 20000
  • D. 25000
  • E. 30000

Para medir a força de tração em um cabo de aço utilizado para suspender blocos durante a construção de um navio, foi utilizada uma barra instrumentada, de 30cm de comprimento, com área de seção transversal de 10cm2 e módulo de elasticidade 2,1 x 106 kgf/cm2. O alongamento sofrido pela barra quando submetida a uma força de tração de 35000kgf vale, em cm:

  • A. 0,03
  • B. 0,05
  • C. 0,07
  • D. 0,10
  • E. 0,30

Um eixo de seção circular vazada com 20cm de diâmetro interno e 30cm de diâmetro externo está submetido a uma tensão de cisalhamento de 1000kgf/cm2 nas fibras externas. O valor, em kgf/cm2, que corresponde à tensão nas fibras internas é, aproximadamente:

  • A. 333
  • B. 667
  • C. 1000
  • D. 1500
  • E. 3000

Numa barcaça de seção transversal constante e com 5 tanques de mesmas dimensões, carregam-se plenamente os tanques 1 (proa), 3 (meia-nau) e 5 (popa), mantendo-se os demais vazios. O tipo de ação que representa melhoria sob o ponto de vista de resistência da estrutura do navio a esse carregamento é:

  • A.

    instalar reforços longitudinais contínuos no convés.

  • B. Instalar reforços nas anteparas transversais.
  • C. instalar bulbo na extremidade de proa.
  • D.

    efetuar o jateamento e a pintura do casco para proteção catódica.

  • E.

    alterar a posição da carga para os tanques centrais 2, 3 e 4.

A inspeção regular de soldas é requisito necessário para as estruturas de grande responsabilidade. O processo de inspeção baseado em teste não destrutivo por emissão de vibrações de alta freqüência através de peça soldada é:

  • A. ultra-som.
  • B. campo magnético.
  • C. radiografia.
  • D. inspeção de dimensões por gabaritos.
  • E. ensaio de tração.

A equação dimensional de tensão S (em Pascal) em algum ponto da estrutura no sistema absoluto de comprimento [L], massa [M] e tempo [T], baseado no sistema MKS (unidades fundamentais: o metro, o quilograma e o segundo) é:

  • A. S = L−2 M T−2
  • B. S = L−1 M T−2
  • C. S = L−1 M T−1
  • D. S = L−2 M2 T −2
  • E. S = L−1 M2 T−1

Quanto ao tipo de carga que transportam, é correto afirmar que os navios:

  • A.

    petroleiros usualmente transportam petróleo e seus derivados simultaneamente.

  • B.

    mineropetroleiros transportam minério e petróleo simultaneamente.

  • C. gaseiros transportam gás no estado líquido.
  • D.

    químicos transportam sempre um produto químico em cada viagem, para não haver risco de contaminação.

  • E. porta-contentores transportam cargas resfriadas.

No trabalho de prospecção de petróleo em alto mar:

  • A.

    quase todas as plataformas semi-submersíveis não são plataformas de perfuração ou produção de petróleo.

  • B.

    as plataformas auto-eleváveis são, em sua maioria, plataformas de perfuração de petróleo.

  • C.

    as embarcações de apoio costeiro não prestam serviços como suprimento, reboque, manuseio de âncoras e apoio de plataformas.

  • D.

    as unidades de produção de petróleo não podem ser de casco de forma de navio.

  • E.

    as plataformas semi-submersíveis operam apoiadas no fundo da lâmina d'água e se movem flutuando.

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