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Quanto ao tipo de carga que transportam, é correto afirmar que os navios:
petroleiros usualmente transportam petróleo e seus derivados simultaneamente.
mineropetroleiros transportam minério e petróleo simultaneamente.
químicos transportam sempre um produto químico em cada viagem, para não haver risco de contaminação.
No trabalho de prospecção de petróleo em alto mar:
quase todas as plataformas semi-submersíveis não são plataformas de perfuração ou produção de petróleo.
as plataformas auto-eleváveis são, em sua maioria, plataformas de perfuração de petróleo.
as embarcações de apoio costeiro não prestam serviços como suprimento, reboque, manuseio de âncoras e apoio de plataformas.
as unidades de produção de petróleo não podem ser de casco de forma de navio.
as plataformas semi-submersíveis operam apoiadas no fundo da lâmina d'água e se movem flutuando.
Em projetos navais, o(s) desenho(s):
"plano de cavernas" apresenta informações sobre as emendas de chapas do chapeamento externo do navio.
"expansão do chapeamento" reproduz em escala todas as medidas do chapeamento externo do navio.
de arranjo de acessórios de casco são desenhos de fabricação.
de blocos estruturais de navios ou plataformas flutuantes mostram todas as cotas dessas estruturas.
de "seção-mestra e seções transversais típicas" e o "perfil estrutural e conveses" são desenhos estruturais de navios usados efetivamente para construção.
Em projeto de construção de estruturas navais, ao ser feita a previsão de componentes de casco, NÃO se devem indicar:
escotilhões, portas de visita e passarelas como acessórios de acesso.
sarilhos, tamancas e buzinas como acessórios de atracação.
verdugos e defensas como acessórios de proteção do costado.
paus de carga, turcos e guindastes como equipamentos de içamento.
mordentes, roletes de retorno e cabeços como acessórios de fundeio.
Na construção e montagem de navios, é correto considerar que:
prumos são vigas verticais de anteparas e cavernas são vigas transversais de costado.
hastilhas são vigas transversais de fundo e escoas são vigas horizontais de costado.
sicordas são vigas longitudinais de conveses e pés-decarneiro são colunas sob conveses de navios.
travessas são vigas horizontais de anteparas e vaus são vigas de duplo-fundo.
cintado é a fiada mais alta do costado e chapa-quilha é a fiada central de fundo de navios oceânicos.
Na indústria de construção naval, é correto considerar que:
alumínio puro não é usado estruturalmente em cascos de embarcações costeiras.
a maior parte dos aços usados em construção naval são aços de alta resistência.
os aços estruturais navais não são denominados por graus.
aços inoxidáveis não são usados em estruturas de navios químicos.
aços de baixo carbono podem substituir aços de alta resistência para diminuir o peso estrutural.
A respeito de materiais de construção naval, afirma-se que:
I - peças de aço fundido são usadas na estrutura em vários locais da região de porões e tanques de carga;
II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composição química dos aços estruturais vendidos aos estaleiros;
III - na estrutura do cadaste e leme não são usadas peças de ferro fundido cinzento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Sobre a fabricação do casco, em estruturas navais, assinale a afirmação INCORRETA.
O método mais moderno de marcação de peças, na oficina de fabricação de peças estruturais, é o que usa torre óptica.
O setor de delineamento de estrutura para estaleiros produz informações para as oficinas, com relação ao corte de peças, para a curvação de peças e para a montagem de grupos, painéis ou blocos.
O setor de delineamento produz gabaritos de madeira ou desenhos para sua confecção, para possibilitar a curvação correta de chapas de costado.
O setor de delineamento produz desenhos com as chamadas contracurvas, para marcação de perfis a serem curvados na prensa de cavernas.
Painéis corrugados com prensa são usados em anteparas internas de casarias para diminuir o peso de estrutura.
Em relação ao trabalho nas oficinas de fabricação de estruturas navais, é correto considerar que o(as):
processo de corte a oxigênio, em aço estrutural, gera menos empeno nas peças cortadas do que o corte a plasma.
processo de corte de aço estrutural que usa oxigênio e acetileno é baseado na fusão do ferro em alta temperatura.
peças de aço estrutural de curvatura cilíndrica são fabricadas usualmente com calandra, com aquecimento.
peças de aço estrutural de curvatura reversa são fabricadas pelo processo de linhas de calor.
peças de alumínio estrutural podem ser curvadas a quente.
Nos processos de fabricação de estruturas navais:
o bloco de leme é completado com o emprego de soldas simples de filete e topo.
blocos de cadaste e bulbo de proa são blocos compostos de painéis.
painéis componentes de estruturas navais são montados com o esqueleto sobre a base de montagem e o chapeamento por cima, para possibilitar melhores posições de soldagem.
painéis curvos de estruturas navais são montados sobre pontaletes cujas alturas são fornecidas pelo setor de delineamento.
cada painel é edificado individualmente, não havendo junção de painéis para edificação posterior.
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