Questões de Engenharia Naval do ano 2006

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A respeito de processos de fabricação das estruturas navais, afirma-se que:

I - vigas gigantes e anteparas de superestruturas são exemplos de blocos;

II - painéis de grandes anteparas corrugadas são de montagem mais difícil do que os painéis planos, apesar de, em geral, não possuírem esqueleto;

III - a montagem de acessórios de casco, acessórios elétricos, tubos e dutos nos blocos estruturais antes da edificação, bem como a pintura do conjunto, é chamada de acabamento final.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Na montagem de estruturas navais, o processo:

  • A. MIG é utilizado em estruturas de aço carbono.
  • B.

    MAG e o processo por gravidade são processos automáticos para componentes de aço.

  • C.

    de arco submerso para soldas de topo em aços só pode ser bilateral.

  • D.

    da soldagem aumenta as dimensões de uma estrutura metálica.

  • E.

    de solda em aços com eletrodo revestido, causa mais empeno próximo à junta, quanto maior for o diâmetro do eletrodo.

A respeito do controle de qualidade, pode-se afirmar que:

I - o controle estatístico de qualidade é uma ferramenta para a melhoria dos processos industriais;

II - o controle dimensional das peças ou componentes é necessário para aperfeiçoar os métodos de montagem;

III - a qualidade da solda é assegurada apenas pela inspeção visual e pelos ensaios não destrutivos (ultra-som, radiografia etc) das juntas soldadas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sobre corrosão e pintura, assinale a afirmação ERRADA.

  • A.

    A corrosão galvânica é um fenômeno eletroquímico que ocorre em materiais metálicos não homogêneos ou entre materiais metálicos diferentes em contato.

  • B.

    Os anodos de sacrifício mais usados para aço são os de alumínio e os de zinco.

  • C.

    O casco externo de embarcações fluviais tem de ser protegido por anodos de sacrifício.

  • D.

    Pinturas e revestimentos adequados protegem o aço da corrosão porque o isolam do ambiente marinho.

  • E.

    Para se aplicar a pintura, a superfície tem de sofrer um tratamento abrasivo ou químico para deixá-la livre de sujeira, escama e oxidação.

As válvulas de retenção são classificadas como válvulas:

  • A. de bloqueio de fluxo.
  • B. de regulagem de fluxo.
  • C. que permitem o fluxo em um só sentido.
  • D. que controlam a pressão de montante.
  • E. que controlam a pressão de jusante.

Na fase preparatória do teste de pressão com água, algumas ações são recomendadas, EXCETO:

  • A.

    proteger e não deixar expostas as soldas e as roscas.

  • B. remover as restrições ao fluxo.
  • C.

    remover as válvulas de segurança e de alívio e substituílas por flanges cegos ou tampões.

  • D.

    fechar as válvulas de bloqueio dos ramais para os instrumentos.

  • E.

    colocar filtros provisórios para a proteção de equipamentos e instrumentos.

Nas bombas de deslocamento positivo, o órgão mecânico da bomba transmite energia ao líquido, sob a forma de:

  • A.

    energia potencial, devido à diferença entre a altura do ponto de sucção e a de descarga da bomba.

  • B.

    energia potencial e de energia cinética.

  • C.

    energia cinética, através do aumento da velocidade do líquido.

  • D. pressão, através do aumento da pressão do líquido.
  • E. pressão e de energia potencial.

As bombas centrífugas comuns, antes de entrarem em operação, precisam ser escorvadas. Para isso, são utilizados alguns métodos de escorva. Assinale a opção que NÃO configura um método de escorva.

  • A. Utilização de válvula de pé.
  • B. Utilização da válvula de segurança.
  • C. Por meio de ejetor.
  • D. Por meio de tanque de escorva.
  • E. Por meio de bomba de vácuo.

Um compressor alternativo é chamado de compressor de pistão de duplo efeito, quando:

  • A. é resfriado a água e a ar.
  • B. possui dois cilindros para a compressão do fluido.
  • C. possui dois estágios de compressão do fluido.
  • D. pode comprimir dois fluidos diferentes.
  • E.

    ocorre a ação das duas faces do pistão sobre o fluido.

Considere as afirmações a seguir sobre desenho técnico.

I - A finalidade dos desenhos de canalizações é mostrar a localização e o tamanho dos tubos assim como a localização e a identificação de válvulas, registros e dispositivos que indicam se todos os componentes ou partes vão ser grandes ou pequenos.

II - Para sistemas onde tubos relativamente pequenos são utilizados, constitui boa prática representar todos os tubos e conexões sobre uma única linha.

III - As regras gerais para dimensionamento ortográfico, axonométrico e oblíquo se aplicam aos desenhos de tubulações.

IV - Os símbolos em uma única linha são, em geral, utilizados onde uma canalização for feita de um grande tubo.

V - Em esquemas de canalizações, as conexões, válvulas, registros e outros acessórios são representados nos desenhos por símbolos padronizados.

Estão corretas apenas as afirmações:

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. I, II e III
  • D. I, II, III e V
  • E. II, III, IV e V
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