Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A adequação às normas e às especificações que regulam a elaboração de um produto pode ser medida pela quantidade de defeitos ou de peças defeituosas fora de especificação que o processo de produção apresenta. O elemento de qualidade mencionado acima é denominado
confiabilidade
conformidade
durabilidade
qualidade assegurada
qualidade garantida
O deslocamento em água salgada (γ = 1,025 t/m3) de uma embarcação, obtido através de suas curvas hidrostáticas, utilizando-se como dado de entrada o calado correspondente, vale 8.200 toneladas. Com um densímetro, observa-se que a densidade real da água, onde flutua a embarcação, é 1,020 t/m3. Qual é, em toneladas, o deslocamento real da embarcação?
8.000
8.160
8.364
8.405
8.573
Uma embarcação possui coeficientes de bloco, de seção mestra e prismático longitudinal, respectivamente, iguais a CB, CM e CP. Uma relação direta entre esses três coeficientes de forma é
O valor do calado correspondente à linha de carga de verão de uma embarcação é igual a 12 metros. Nessa situação, o valor da borda livre tropical será igual ao valor, em metros, da borda livre de
verão menos 0,25 metros
verão mais 0,25 metros
verão mais 0,50 metros
inverno menos 0,25 metros
inverno mais 0,50 metros
Uma barcaça com a geometria de um paralelepípedo retangular tem 100 metros de comprimento, 30 metros de boca e flutua, sem banda e sem trim, num calado de 4 metros. O raio metacêntrico transversal (BM) dessa barcaça é, em metros, igual a
12,45
14,30
16,12
18,75
20,83
Um navio com 20.000 toneladas de deslocamento tem posição vertical do centro de gravidade (KG) e altura metacêntrica transversal (KM), respectivamente, iguais a 7 e 9 metros. O momento de estabilidade estática, em t.m, para um ângulo de inclinação transversal de 3 graus vale
Dados:
sen 3º = 0,0523
cos 3º = 0,9986
524
1.048
1.248
1.674
2.092
Analise as afirmações a seguir, que se referem ao Teste de Inclinação de uma embarcação.
I - O Teste de Inclinação baseia-se na movimentação de um peso conhecido numa distância previamente estabelecida que provocará, na embarcação, uma inclinação longitudinal a ser medida durante o teste.
II - O Teste de Inclinação é um procedimento para se obter, experimentalmente, o GM inicial e, conhecido o valor do KMT através das curvas hidrostáticas, determinar o KG da embarcação na condição leve.
III - O Teste de Inclinação realiza-se com a embarcação em condição de flutuação onde não haja nenhum tipo de ação externa que a impeça de se inclinar livremente, tais como ventos fortes e cabos de amarração tesados.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A representação gráfica que permite determinar, para vários deslocamentos e ângulos de inclinação da embarcação, os valores de braço de endireitamento para uma posição de referência do centro de gravidade é denominada
plano de curvas isóclinas
plano de curvas hidrostáticas
curva de estabilidade estática
curva de estabilidade dinâmica
curva de momento de emborcamento
São atividades específicas da fase de projeto de detalhamento de um navio a elaboração de desenhos de
arranjo geral e de seção mestra
arranjo geral e de fabricação
fabricação e de blocos estruturais
plano de linhas e de blocos estruturais
plano de linhas e de seção mestra
Os valores de permeabilidade dos compartimentos habitáveis e do compartimento de máquinas utilizados, para o cálculo da estabilidade em avaria e para subdivisão do casco de navios, são, em geral, respectivamente, iguais a
0,50 e 0,60
0,60 e 0,95
0,85 e 0,50
0,85 e 0,95
0,95 e 0,85
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