Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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  • A.

    1, 2 e 3

  • B.

    1, 3 e 2

  • C.

    2, 1 e 3

  • D.

    2, 3 e 1

  • E.

    3, 2 e 1

  • A.

    90

  • B.

    105

  • C.

    210

  • D.

    315

  • E.

    420

Do ponto de vista da resistência primária da estrutura de um navio, observa-se que as situações de alquebramento e tosamento modificam a distribuição das forças ao longo do seu casco. Nesse sentido, a situação de

  • A.

    alquebramento gera tensões de compressão no convés.

  • B.

    alquebramento gera tensões de tração no fundo.

  • C.

    tosamento gera tensões de tração no fundo.

  • D.

    tosamento gera tensões de compressão no fundo.

  • E.

    tosamento gera tensões de tração no convés.

Um pilar de aço estrutural com módulo de elasticidade igual a E possui seção transversal circular e encontra-se com as suas extremidades engastadas. Ele deve suportar uma carga axial de compressão de P. Se o comprimento do pilar é igual a L, qual deve ser o menor valor permissível para seu diâmetro, considerando-se um fator de segurança em relação à flambagem igual a 4?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

  • A.

    2 e 2

  • B.

    2 e 4

  • C.

    4 e 4

  • D.

    8 e 4

  • E.

    8 e 8

  • A.

    44, 13 e 18

  • B.

    44, 18 e 22

  • C.

    22, 13 e 44

  • D.

    22, 18 e 13

  • E.

    22, 44 e 13

Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.

I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.

II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.

III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para

  • A.

    combater incêndios em conveses abertos.

  • B.

    combater incêndios em praça de máquinas.

  • C.

    trabalhar com atividades de corte e solda em tanques.

  • D.

    trabalhar em espaços confinados com deficiência de oxigênio.

  • E.

    evadir um compartimento que tenha uma atmosfera perigosa.

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