Questões de Engenharia Naval do ano 2011

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No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)

  • A.

    seção de meio navio

  • B.

    linha d’água de projeto

  • C.

    linha de base com o espaçamento de cavernas

  • D.

    espessuras dos chapeamentos dos conveses

  • E.

    perpendiculares de vante e de ré

Na determinação do peso leve de um navio, é INCORRETO levar-se em consideração o peso

  • A.

    da superestrutura

  • B.

    do lastro líquido

  • C.

    do sistema de propulsão

  • D.

    dos equipamentos de convés

  • E.

    dos acessórios do casco

Fundamentado no Método do Caminho Crítico (CPM) e tomando-se como base que o evento M sucede no momento zero, tem-se que o tempo mais

  • A.

    cedo para ocorrer o evento P é de 14 dias.

  • B.

    cedo para ocorrer o evento Q é de 17 dias.

  • C.

    cedo para ocorrer o evento S é de 23 dias.

  • D.

    tarde para ocorrer o evento O é de 16 dias.

  • E.

    tarde para ocorrer o evento R é de 20 dias.

O caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,

  • A.

    M-N-P-R-S-T ; 19 dias

  • B.

    M-N-P-R-S-T ; 23 dias

  • C.

    M-N-O-Q-S-T ; 21 dias

  • D.

    M-N-O-P-R-S-T ; 21 dias

  • E.

    M-N-O-P-R-S-T ; 23 dias

A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    a resistência ao avanço, no primeiro ciclo da espiral, é calculada através de ensaios com modelo em tanque de provas.

  • B.

    o ponto inicial da espiral são os requisitos do armador, nos quais se estipulam as condições operacionais do navio.

  • C.

    as principais fases dessa espiral são o projeto de concepção, o projeto preliminar e o projeto de detalhamento.

  • D.

    as primeiras características do navio a serem definidas são as linhas do casco, baseadas nos requisitos do armador.

  • E.

    os valores obtidos em cada sistema são, a cada volta da espiral, recalculados e integrados aos valores obtidos nos demais sistemas.

Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.

I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.

II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.

III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.

I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrifi cação introduz o lubrificante entre tais partes.

II - A função da lubrifi cação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.

III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrifi cante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:

Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg

Eficiência térmica = 50%

Rendimento mecânico = 95%

Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?

  • A.

    0,175

  • B.

    0,167

  • C.

    0,158

  • D.

    0,088

  • E.

    0,044

Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de

  • A.

    admissão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.

  • B.

    compressão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.

  • C.

    compressão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.

  • D.

    expansão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.

  • E.

    expansão, a vela de ignição produz uma centelha elétrica, provocando a combustão da mistura ar mais combustível dentro do cilindro.

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