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No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)
seção de meio navio
linha dágua de projeto
linha de base com o espaçamento de cavernas
espessuras dos chapeamentos dos conveses
perpendiculares de vante e de ré
Na determinação do peso leve de um navio, é INCORRETO levar-se em consideração o peso
da superestrutura
do lastro líquido
do sistema de propulsão
dos equipamentos de convés
dos acessórios do casco
Fundamentado no Método do Caminho Crítico (CPM) e tomando-se como base que o evento M sucede no momento zero, tem-se que o tempo mais
cedo para ocorrer o evento P é de 14 dias.
cedo para ocorrer o evento Q é de 17 dias.
cedo para ocorrer o evento S é de 23 dias.
tarde para ocorrer o evento O é de 16 dias.
tarde para ocorrer o evento R é de 20 dias.
O caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,
M-N-P-R-S-T ; 19 dias
M-N-P-R-S-T ; 23 dias
M-N-O-Q-S-T ; 21 dias
M-N-O-P-R-S-T ; 21 dias
M-N-O-P-R-S-T ; 23 dias
A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que
a resistência ao avanço, no primeiro ciclo da espiral, é calculada através de ensaios com modelo em tanque de provas.
o ponto inicial da espiral são os requisitos do armador, nos quais se estipulam as condições operacionais do navio.
as principais fases dessa espiral são o projeto de concepção, o projeto preliminar e o projeto de detalhamento.
as primeiras características do navio a serem definidas são as linhas do casco, baseadas nos requisitos do armador.
os valores obtidos em cada sistema são, a cada volta da espiral, recalculados e integrados aos valores obtidos nos demais sistemas.
Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.
I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.
II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.
III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.
É correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.
I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrifi cação introduz o lubrificante entre tais partes.
II - A função da lubrifi cação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.
III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrifi cante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:
Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg
Eficiência térmica = 50%
Rendimento mecânico = 95%
Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?
0,175
0,167
0,158
0,088
0,044
Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de
admissão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.
compressão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.
compressão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.
expansão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.
expansão, a vela de ignição produz uma centelha elétrica, provocando a combustão da mistura ar mais combustível dentro do cilindro.
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