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A Figura 15 apresenta as curvas hidrostáticas de um cargueiro de 12.500 toneladas. As legendas ordenada e abscissa representam respectivamente:
Metacentro e Calado.
Calado e Deslocamento.
Metacentro e Deslocamento.
Deslocamento e Calado.
Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. A tonelagem bruta é o volume total do navio e de todos os seus compartimentos fechados. Cada navio tem uma tonelagem oficialmente registrada, que define seu tamanho, e que é utilizada, também, para o cálculo de taxas e impostos.
II. A tonelagem líquida é o volume que constitui a real capacidade comercial do navio. Ela é medida pela tonelagem bruta da qual se deduzem certos espaços não comerciáveis (praça de máquinas, espaços da tripulação, etc). Em geral, essa tonelagem é a líquida, que recebe, então, o nome de tonelagem de registro. Como as formas dos navios são arqueadas, a medida dos volumes internos do navio era difícil de calcular, exigindo o emprego de artifícios especiais para obtê-la; daí o nome arqueação utilizado para designar o cálculo do volume interno dos navios.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. O termo tonelagem nada tem a ver com tonelada, peso. Hoje, é usado para medir a tonelagem, por se tratar de medida de volume.
II. A arqueação, que é o volume de 100 pés cúbicos, ou seja, 1,7 metros cúbicos. Diz-se, por exemplo, que um navio tem 2000 de arqueação bruta (Também pode ser identificado por AB 2000).
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Considere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas.
I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro.
II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir blisters em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa.
Ambas estão incorretas.
Ambas estão corretas.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
Das afirmações a seguir:
I. São propriedades hidrostáticas aquelas que dependem exclusivamente da forma da parte submersa do casco e da geometria da área do plano de flutuação.
II. As curvas hidrostáticas mostram a evolução das propriedades que dependem do calado, da hélice e da proa da embarcação.
Ambas estão corretas.
Somente a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Somente a II está correta.
Curvas cruzadas de estabilidade.
I. As curvas hidrostáticas são geralmente calculadas para o navio ou plataforma (offshore) flutuando com trim ou banda negativa e devem, quando necessário, ser corrigidas para valor igual a zero.
II. Sob o eixo horizontal da embarcação são grafados os valores crescentes de calado médio (definido como a média dos calados a vante e a ré) e sob o eixo vertical é grafada uma escala de leitura de deslocamento em toneladas.
Ambas estão incorretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a I está correta.
As teorias de Vlasov são largamente aplicadas em engenharia. A teoria proposta por Vlasov quanto às equações diferenciais de uma viga curva assimétrica esta baseada em algumas hipóteses. São partes dessa hipótese.
I. Para a aplicação do modelo o material tem que ser elástico, mas não linear.
II. As deformações por cisalhamento no plano médio da viga devem ser de igual proporção às forças de compressão no plano ortogonal a esta.
Ambas estão corretas.
Somente a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Somente a II está correta.
Considerando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas.
I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados.
II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo.
Somente a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão corretas.
Das afirmações abaixo:
I. Tosamento é a curvatura que apresenta a cinta de um navio quando projetada sobre um plano vertical longitudinal.
II. Alquebramento é a curvatura da quilha quando apresenta convexidade para cima.
Somente a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão corretas.
Projeto de arranjo geral: espaços para carga, espaços para tripulação e passageiros, espaços operacionais, espaços para tanques, acesso:
I. Alargamento é a curvatura ou inclinação para dentro, que tem o costado do navio acima do vão mais comprido.
II. Adelgaçamento é a curvatura ou inclinação para fora do costado do navio, muito comum na região de proa.
Ambas estão corretas.
Ambas estão incorretas.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
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