Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
3, 4 e 2
3, 2 e 6
4, 2 e 1
5, 6 e 3
5, 4 e 1
Utilize o enunciado a seguir e a Tabela 5 para responder às próximas duas questões. Uma empresa de construção naval desenvolveu um projeto de uma nova embarcação. O cronograma está apresentado na Tabela 5.
Das firmações abaixo:
I. A duração Média do projeto é de 44 meses.
II. O caminho crítico é constituído pelas atividades A1, A4, A8 e A9.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Utilize o enunciado a seguir e a Tabela 5 para responder às próximas duas questões. Uma empresa de construção naval desenvolveu um projeto de uma nova embarcação. O cronograma está apresentado na Tabela 5.
Das afirmações abaixo:
I. Se atividade A2 atrasar 2 meses e as demais atividades forem cumpridas dentro do prazo estabelecido, o projeto sofrerá uma atraso de apenas 1 mês.
II. Considerando que a atividade A7 entre em seu desvio padrão estabelecido (para maior), e as demais atividades fiquem dentro do esperado, o projeto não sofrerá atrasos.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Considere seus conhecimentos sobre Técnicas de Manutenção naval para responder a esta pergunta. Das afirmações abaixo:
I. A Técnica conhecida por hidrodecapagem por alta pressão tem como desvantagem: Secagem lenta da superfície da embarcação.
II. A Técnica conhecida por hidrodecapagem tem como vantagem: A preservação do perfil de rugosidade original da embarcação.
Apenas a I está correta.
Ambas estão corretas.
Apenas a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.
Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.
Das afirmações abaixo:
I. A tensão de tração é de 80 MPa.
II. A tensão de tração também pode ser expressa em outra unidade, e com a conversão o valor de 80 MPa fica sendo 80 N/cm2.
Ambas estão corretas.
Apenas a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Apenas a I está correta.
Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.
Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.
Das afirmações abaixo:
I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33%
II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir.
Apenas a I está correta.
Ambas estão corretas.
Apenas a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Raio metacêntrico transversal é definido pela relação do momento de inércia da área do plano de flutuação, relativamente a um eixo transversal que passa pelo centro da área e o volume de deslocamento.
II. Raio metacêntrico longitudinal relaciona o momento de inércia da área do plano de flutuação, relativo a um eixo longitudinal passando pelo centro de flutuação, com o volume de deslocamento.
Ambas estão incorretas.
Ambas estão corretas.
Somente a I está correta.
Somente a II está correta.
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Nas plataformas semi-submersíveis, os momentos de inércia sofrem um aumento abrupto quando os pontoons imergem completamente.
II. Nas plataformas semi-submersíveis um critério importante a ser considerado é o da imposição de que os raios metacêntricos longitudinais e transversais sejam iguais ou muito próximos. Esse fato deve-se ao fato de que essas estruturas devem ter a mesma rigidez rotacional nas direções transversal e longitudinal, equilibrando assim sua resistência a momentos de adernamento em qualquer direção.
Ambas estão corretas.
Apenas a I está correta.
Ambas estão incorretas.
Apenas a II está correta.
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
Das afirmações abaixo:
I. Em geral, os cálculos de propriedades hidrostáticas que envolvem uma integração longitudinal são efetuados com auxílio da regra de Bonjean.
II. A regra de Bonjean ajusta uma parábola a cada três pontos definidos da curva a ser integrada e, portanto, como três pontos definem uma parábola, é exata para curvas tipo Euclidiana.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
Considere seus conhecimentos sobre arquitetura naval para responder às quatro próximas questões.
São utilizados diversos tipos de tinta na construção naval, usadas de acordo com a superfície a ser pintada. Considerando o exposto assinale as afirmações corretas.
I. Primer: tinta protetora que impede a formação de óxidos e ferrugens na camada superficial do aço. É aplicada no primeiro tratamento dado à chapa de aço, logo quando ela é retirada do pátio onde se estoca o aço. Além disso, é aplicada também depois da fabricação dos blocos, proporcionando uma proteção às chapas e soldas de aproximadamente seis meses. Normalmente é utilizado o primer de zinco, de coloração acinzentada. Costuma-se passar duas demãos.
II. Inibidoras: têm como objetivo proteger o aço por meio de ação catódica e anódica servindo de metal de sacrifício. Pigmentos metálicos compõem a sua formulação, geralmente alumínio ou zinco, e é a camada mais próxima do primer. Costuma-se passar uma demão.
Somente a I está correta.
Ambas estão corretas.
Somente a II está correta.
Ambas estão incorretas.
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