Questões de Engenharia Naval do ano 2011

Lista completa de Questões de Engenharia Naval do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    10

  • B.

    15

  • C.

    20

  • D.

    25

  • E.

    50

  • A.

    1,0

  • B.

    1,3

  • C.

    1,5

  • D.

    2,0

  • E.

    2,4

A área sob a curva de um espectro de mar é dada pelo momento espectral de ordem zero m0 = 0,09 m2. Nesse contexto, qual o valor, em metros, da amplitude significativa (A1/3)?

  • A.

    0,6

  • B.

    0,9

  • C.

    1,2

  • D.

    1,5

  • E.

    1,8

Considere a lei de comparação ou similaridade proposta por Froude para a estimativa da resistência ao avanço do navio. Com base no ensaio de reboque do modelo do casco em tanque de provas e no valor do fator de escala (λ) entre o modelo e o navio, a velocidade do ensaio será igual à velocidade do navio multiplicada por

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Em relação aos equipamentos de amarração e fundeio, analise as afirmativas a seguir.

I - Por efeito de seu peso e desenho, a âncora possui a qualidade de, se largada em determinado fundo do mar, fazer presa nele e, se içada pela amarra, soltar- -se com facilidade.

II - Nos fundos que não sejam de boa tença, a desvantagem da âncora com menor poder de unhar é compensada retirando-se filame (comprimento da amarra fora do escovém) da amarra.

III - Com o navio fundeado, a amarra toma a forma de uma catenária que dá à amarração elasticidade, amortecendo qualquer choque brusco sobre a amarra e a âncora, o que é importante nos casos de mau tempo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O equipamento de convés constituído por um ou dois tambores ligados a um eixo horizontal comandado por motor elétrico e cuja finalidade é alar uma espia ou suspender a amarra, fazendo, nesse caso, parte do aparelho de suspender, é denominado

  • A.

    turco

  • B.

    pau de carga

  • C.

    cabrestante

  • D.

    guindaste

  • E.

    molinete

O coeficiente adimensional de resistência  é função do número de

  • A.

    Reynold, que rege o atrito fluido sobre o casco do navio.

  • B.

    Reynold, que controla a geração de ondas pelo navio em movimento.

  • C.

    Froude, que rege o atrito fluido sobre o casco do navio.

  • D.

    Froude, que determina o fenômeno de cavitação em hélices.

  • E.

    Weber, que controla a geração de ondas pelo navio em movimento.

  • A.

    4,70

  • B.

    5,00

  • C.

    5,40

  • D.

    5,70

  • E.

    6,00

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