Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As longarinas, sicordas e hastilhas são peças estruturais de um navio localizadas, respectivamente, nos chapeamentos do

  • A. convés, convés e fundo
  • B. convés, fundo e fundo
  • C. fundo, convés e convés
  • D. fundo, convés e fundo
  • E. fundo, fundo e convés

Qual elemento estrutural transversal trabalha conjuntamente com as cavernas no sentido de resistir aos esforços transversais aos quais está submetido o casco de um navio?

  • A. Vau
  • B. Escoa
  • C. Quilha
  • D. Prumo
  • E. Pé de carneiro

A peça estrutural fundida ou forjada que forma o extremo inferior de ré da estrutura de um navio denomina-se

  • A. trincaniz
  • B. cadaste
  • C. jazente
  • D. jazente
  • E. borda falsa

Na construção da estrutura de embarcações, é comum empregar ligas de alumínio em substituição às ligas de aço. Esse fato ocorre, principalmente, porque as ligas de alumínio, em relação às ligas de aço, possuem

  • A. melhor soldabilidade
  • B. menor peso específico
  • C. menor resistência à corrosão
  • D. maior limite de resistência ao escoamento
  • E. maior resistência à fadiga

Quais elementos estruturais contribuem significativamente para a resistência longitudinal da estrutura do casco de um navio?

  • A. Quilha e sicordas
  • B. Quilha e cavernas
  • C. Cavernas e sicordas
  • D. Cavernas e vaus
  • E. Sicordas e vaus

Se o ponto M representa o limite de proporcionalidade, a declividade da curva (θ) define para o aço-carbono a(o) sua(seu)

  • A. dureza Brinell
  • B. dureza Rockwell
  • C. coeficiente de Poisson
  • D. módulo de resiliência
  • E. módulo de Young

A fase de estricção do material (diminuição do diâmetro do corpo de prova) ocorre na região da curva localizada entre os pontos

  • A. M e N
  • B. N e O
  • C. O e P
  • D. P e Q
  • E. Q e R

Os prumos são elementos estruturais utilizados para aumentar a rigidez do chapeamento

  • A. das anteparas
  • B. do fundo
  • C. do teto do duplo fundo
  • D. do costado
  • E. dos conveses

Em um projeto da estrutura de um navio, estão presentes as seguintes situações.

• As unidades de chapeamento do fundo principal possuem comprimento na direção longitudinal cinco vezes maior que seu comprimento da direção transversal.

• As unidades de chapeamento do convés possuem comprimento na direção transversal cinco vezes maior que seu comprimento da direção longitudinal.

Analisando-se essas situações, constata-se que os sistemas de cavernamento desse navio para o fundo e para o convés são, respectivamente,

  • A. longitudinal e transversal
  • B. longitudinal e misto
  • C. misto e transversal
  • D. misto e longitudinal
  • E. transversal e longitudinal

  • A. ajustar a espessura das chapas
  • B. ajustar o comprimento e a largura das chapas
  • C. promover o desempeno das chapas
  • D. preparar a superfície para pintura
  • E. remover eventuais carepas de laminação
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