Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Deseja-se cortar para a fabricação da estrutura de um navio 15 peças que totalizam 21,6 m2. A chapa utilizada nesse processo tem 36 m2. Se a eficiência da operação de nesting é igual a 75%, qual a sobra útil da chapa em m2?

  • A. 4,0
  • B. 4,8
  • C. 5,5
  • D. 6,4
  • E. 7,2

A data chave que marca o início da construção de um navio, no dique ou na carreira, denomina-se

  • A. batimento de quilha
  • B. lançamento
  • C. docagem
  • D. entrega
  • E. desdocagem

O corte das chapas de aço e de alumínio num estaleiro pode ser realizado por processos mecânicos e térmicos. Para o corte mecânico, utilizam-se normalmente quais máquinas?

  • A. Calandra e prensa
  • B. Calandra e guilhotina
  • C. Prensa e guilhotina
  • D. Serra e calandra
  • E. Serra e guilhotina

Dentro das oficinas de estruturas navais dos estaleiros, é comum realizar a movimentação e elevação de pesos através de equipamentos que requerem suporte em ambos os lados, ao longo de todo comprimento a ser percorrido na oficina. Esse equipamento denomina-se

  • A. guindaste
  • B. guincho
  • C. pórtico
  • D. ponte rolante
  • E. mesa com roldanas

  • A. + 0,78
  • B. + 0,39
  • C. + 0,34
  • D. – 0,44
  • E. – 0,88

O componente das tintas, responsável direto pela continuidade e formação da película, é denominado

  • A. aditivo
  • B. solvente
  • C. pigmento
  • D. veículo volátil
  • E. veículo não volátil

  • A. 1.000
  • B. 1.100
  • C. 1.250
  • D. 1.500
  • E. 1.600

  • A. I, apenas, pois a camada de zinco atua como anodo.
  • B. I, apenas, pois a camada de zinco atua como catodo.
  • C. II, apenas, pois a camada de estanho atua como anodo.
  • D. II, apenas, pois a camada de estanho atua como catodo.
  • E. I e II, pois ambas as camadas atuam como catodo.

Na utilização do método de construção por seções de um navio, deve-se considerar que esse método

  • A. diminui o grau de acabamento dos blocos em oficina.
  • B. inviabiliza a edificação dos blocos do navio na carreira.
  • C. minimiza o tempo de construção do navio no dique.
  • D. impossibilita que a instalação de redes seja feita dentro das oficinas.
  • E. independe da capacidade de manobra de peso existente na carreira.
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