Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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No arranjo de acomodações de um navio, devem ser considerados alguns requisitos mínimos de habitabilidade, EXCETO a(s)

  • A.

    altura entre conveses

  • B.

    largura dos corredores de circulação

  • C.

    posição dos postos de reunião

  • D.

    quantidade de aparelhos sanitários

  • E.

    dimensões dos camarotes

O peso leve de um navio pode ser obtido experimentalmente através da realização de um teste de inclinação. Esse teste fornecerá um valor de peso ao qual, para se obter o peso leve da embarcação, é acrescido o peso

  • A.

    da tripulação e das provisões não embarcadas.

  • B.

    do material necessário à realização do teste.

  • C.

    do lastro líquido operacional não retirado.

  • D.

    do óleo combustível presente nos tanques de serviço.

  • E.

    dos equipamentos de convés não embarcados.

Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?

  • A.

    5.750

  • B.

    6.230

  • C.

    6.710

  • D.

    7.670

  • E.

    8.630

A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever

  • A.

    a altura da quilha ao centro de flutuação KB.

  • B.

    a altura da quilha ao centro de gravidade KG.

  • C.

    o deslocamento em peso e volume.

  • D.

    as áreas do plano de flutuação.

  • E.

    as toneladas por centímetro de imersão.

A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma

  • A.

    de bloco.

  • B.

    de linha d’água.

  • C.

    de seção mestra.

  • D.

    prismático vertical.

  • E.

    prismático.

Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é

  • A.

    5,00 m

  • B.

    4,70 m

  • C.

    4,90 m

  • D.

    5,10 m

  • E.

    4,60 m

Uma situação de estabilidade, na qual K=quilha, G=centro de gravidade, B=centro de empuxo e M=metacentro, é indicada por

  • A.

    KB > KM

  • B.

    KB > KG

  • C.

    KG > KM

  • D.

    GB > GM

  • E.

    BM > GM

Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?

  • A.

    Densidade do óleo

  • B.

    Altura de óleo no tanque

  • C.

    Largura do tanque

  • D.

    Comprimento do tanque

  • E.

    Deslocamento do navio

O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)

  • A.

    força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo vertical no navio.

  • B.

    força provocada pelo vento se iguala à força de empuxo lateral no navio.

  • C.

    energia acumulada pela força do vento se iguala à energia acumulada pelo empuxo lateral no navio.

  • D.

    energia acumulada pelo momento do vento se iguala à energia acumulada pelo momento de restauração do navio.

  • E.

    momento provocado pelo vento se iguala ao momento de restauração do navio.

Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.

I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.

II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.

III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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