Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A linha marginal é utilizada como referência para o cálculo da(o)

  • A. posição vertical do metacentro.
  • B. posição vertical do centro de carena.
  • C. curva de estabilidade estática.
  • D. altura metacêntrica.
  • E. diagrama de comprimento alagável.

O conceito de velocidade de grupo, no estudo de ondas do mar, permite mostrar que é com essa velocidade que a energia de ondas se propaga. A partir da relação de dispersão de ondas de gravidade, pode-se determinar que, para ondas se propagando em grandes profundidades, a razão entre a velocidade com que o grupo de ondas se propaga e a velocidade de fase das ondas que o compõem vale

  • A.

    1/3

  • B.

    1/2

  • C.

    2/3

  • D.

    1

  • E.

    2

  • A.

    5

  • B.

    10

  • C.

    12

  • D.

    15

  • E.

    20

Um pilar biarticulado em suas extremidades apresenta uma carga crítica de flambagem de 100 kN. Para aumentar a capacidade de carga do pilar, foram engastadas suas extremidades, sendo mantidas as demais características geométricas. O valor da carga crítica de flambagem do pilar passou a ser de

  • A. 141 kN
  • B. 200 kN
  • C. 250 kN
  • D. 400 kN
  • E. 800 kN

  • A.

    10

  • B.

    15

  • C.

    20

  • D.

    25

  • E.

    50

O mastro de um navio, fabricado em aço comum, apresenta vibração com excessiva amplitude, causando danos à sua estrutura e aos equipamentos suportados. Ao se desenvolver um estudo para serem identificadas as causas do problema, constatou-se que o navio possuía em sua operação forças de excitação atuando fortemente entre as frequências de 2 e 20 Hz. Foram calculados os 3 primeiros modos de vibração do mastro, obtendo-se como resultado as frequências naturais de 15, 25 e 45 Hz, respectivamente. As medidas abaixo foram tomadas para se reduzir a amplitude de vibração, através do aumento do valor das frequências naturais de vibração do mastro, evitando-se a faixa das frequências de excitação.

I – Uso de aço especial no mastro com tensão de escoamento 50% superior à do aço comum.

II – Aumento da rigidez da estrutura através de reforços e alteração de sua geometria.

III – Redução do peso dos equipamentos e da estrutura do mastro.

Dentre as medidas tomadas, é(são) efetiva(s) a(s)

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

  • A.

    1,0

  • B.

    1,3

  • C.

    1,5

  • D.

    2,0

  • E.

    2,4

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