Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Navios petroleiros modernos, empregados no transporte de óleo cru, apresentam, usualmente, formas cheias, casco duplo, arranjo com máquinas e superestrutura localizadas a ré e baixas velocidades, normalmente entre 14 e 16 nós.
Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um navio graneleiro de 25.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade de 32.000 m3 e encontra-se com 880 ton de combustível e 400 ton de outros pesos, abrangendo água doce, lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. O navio apresenta um consumo de combustível de 30 ton/dia a uma velocidade de 14 nós, e partiu, com lastro, do porto onde se encontrava para o porto de carregamento, distante 672 milhas náuticas.
Nessa situação, considerando que não haverá reabastecimento e desprezando as variações em outros itens operacionais, inclusive consumo de óleo nos motores auxiliares, é correto concluir que poderão ser colocadas, nos porões do navio graneleiro, até 23.780 ton de uma carga a granel com fator de estiva de 1,6 m3/ton.
No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.
A definição do tipo e do arranjo do sistema propulsivo de uma embarcação é fundamentada no perfil operacional da embarcação, o qual representa a distribuição das condições operacionais em regime contínuo da embarcação. Em embarcações que possuem diferentes condições de operação em regime contínuo, é usual adotar-se uma alternativa de propulsão combinada, como, por exemplo, o sistema CODAG (combined diesel and gas), o sistema CODOG (combined diesel or gas) e o sistema dísel elétrico.
No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.
A redução do risco de cavitação representa um aspecto de grande importância no projeto e na operação de sistemas de bombeamento. A avaliação dos valores de NPSH (net positive suction head), disponível no sistema e requerido pela bomba, permite determinar, por exemplo, a vazão máxima para a operação sem cavitação. Sendo assim, para um dado sistema, caso seja observada a ocorrência de cavitação, a condição de operação sem cavitação pode ser restabelecida por meio da redução do valor de vazão. O controle da vazão em tal situação pode ser realizado por meio do estrangulamento de uma válvula localizada, obrigatoriamente, na linha de sucção da bomba.No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.
A operação em baixas rotações constitui um aspecto favorável para o aumento da eficiência térmica em motores dísel. Em baixas velocidades de rotação, o tempo disponível para a realização do processo de combustão é maior. Essa característica favorece a queima de combustíveis de menor atraso à ignição, caso típico dos óleos residuais consumidos em motores dísel de baixa rotação.No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens.
No ciclo Rankine com regeneração, uma parte do vapor parcialmente expandido na turbina é utilizada para o preaquecimento da água de alimentação da caldeira. Em geral, são adotados vários estágios de extração com a finalidade de se aumentar a eficiência do ciclo. Porém, em termos práticos, a quantidade de estágios de extração é limitada por razões de ordem econômica, já que o aumento de rendimento do ciclo, geralmente, não compensa o custo dos equipamentos adicionais.Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes. É intuitivo pensar que, quanto maior for a espessura do isolamento térmico, menor será a transferência de calor. Essa afirmação é sempre válida para isolamentos sobre superfícies planas, porém, no caso de isolamentos sobre superfícies curvas, tais como as paredes externas de tubos, a máxima transferência de calor ocorre quando o raio crítico equivale à razão entre a condutividade térmica do material isolante e o coeficiente de transferência de calor por convecção. Sendo assim, é desejável que o raio crítico seja o menor possível, de tal forma que o uso do isolamento resulte na redução e não, no aumento da transferência de calor.
Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes. A instalação de aletas em uma superfície de transferência de calor não aumenta necessariamente a taxa de transferência de calor. Caso o valor do coeficiente de convecção seja alto, como ocorre nos escoamentos de líquidos em alta velocidade, a instalação de aletas pode resultar na redução da transferência de calor. Nesses casos, a resistência de condução representa impedimento maior ao fluxo de calor que a resistência de convecção.
Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes. A resistência térmica de contato é um fator importante nas aplicações de engenharia que envolvem a transferência de calor em junções mecânicas de dois materiais. A transferência de calor através de uma junção se processa por meio das conduções sólido-sólido, nos pontos de contato, e dos gases aprisionados entre as rugosidades das superfícies de contato. Sendo assim, a resistência de contato diminui com o aumento da pressão aplicada na junção, uma vez que a deformação das rugosidades aumenta a área de contato entre os materiais.
Com relação a transmissão de calor, julgue os itens subseqüentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...