Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a resistência estrutural, julgue os itens a seguir. Considere que, em uma barcaça em forma de paralelepípedo dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade e mantidos vazios os três centrais. Essa situação é caracterizada como tosamento e o momento flector máximo ocorrerá nas extremidades.
Acerca de tecnologias de soldagem e com base na figura acima, julgue os itens seguintes.
Considere que, na preparação em V do desenho, estão representados o ângulo de abertura, o afastamento (horizontal) e o trecho reto do chanfro (vertical) para penetração de uma solda. Nesse caso, a tendência à falta de penetração torna-se mais pronunciada à medida que o trecho reto do chanfro aumenta e o afastamento diminui.
Acerca de tecnologias de soldagem e com base na figura acima, julgue os itens seguintes.
Entre as posições de soldagem com junta de topo e chanfro em V, a que é empregada com mais freqüência é a sobre-cabeça, por ser a de mais fácil execução.Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.
O valor da profundidade requerida pela embarcação-tipo no canal de acesso portuário pode ser considerado como um somatório que inclui aspectos relacionados à maré local, efeitos de onda, variação da densidade da água, entre outros
Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.
Os canais portuários de acesso portuários são sempre abrigados das ondas, e suas larguras, fixadas apenas em função das características de embarcação-tipo.
Um componente importante no arranjo geral portuário é o canal de acesso. Com base nos critérios que devem ser levados em consideração na concepção e na operação desse tipo de obra, julgue os itens que se seguem.
Em canais de acesso de mão dupla, deve-se considerar uma largura adicional entre as faixas de manobra, que leva em conta a redução da interação hidrodinâmica navio-navio.
Texto para as questões de 21 a 23
Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.
Com base nas especificações técnicas do veículo referido no texto, é correto concluir que
o motor do veículo aspira, a cada ciclo, 2,0 litros de mistura ar-combustível em cada cilindro.
o volume total deslocado pelo pistão entre o ponto morto inferior e o ponto morto superior somado ao volume da câmara de combustão de cada cilindro corresponde a 2,0 litros.
o volume de mistura ar-combustível aspirado a cada ciclo, em cada cilindro, multiplicado pelo número de cilindros é igual a 2,0 litros.
a soma dos volumes das quatro câmaras de combustão é igual a 2,0 litros.
Texto para as questões de 21 a 23
Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.
O motor ao qual o texto se refere possui potência específica de
0,7 CVAN -1 Am -1 de torque.
7 CV por válvula.
28 CV por cilindro.
56 CV por litro.
Texto para as questões de 21 a 23
Na tabela de especificações técnicas do manual do proprietário de um automóvel, consta, entre outras características, que o veículo possui motor a gasolina refrigerado a água, com 112 CV, 4 cilindros, 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, taxa de compressão de 11,3:1 e torque máximo de 160 NAm a 2.600 rpm.
Considere que, durante o seu funcionamento, o motor citado no texto tenha apresentado aquecimento excessivo. Entre as possíveis causas desse problema, encontra-se
o travamento, na posição aberta, da válvula termostática do motor.
a remoção da válvula termostática do motor.
o funcionamento ininterrupto do eletroventilador.
a falta de solução arrefecedora no respectivo sistema.
Em relação aos vários tipos de bombas hidráulicas existentes no mercado, assinale a opção correta.
No interior de bombas volumétricas, o fluido ocupa e desocupa, de forma sucessiva, espaços com volumes conhecidos. Essas bombas são também denominadas bombas de deslocamento positivo, pois o movimento geral do fluido se dá na mesma direção das forças a ele transmitidas.
Em bombas centrífugas radiais puras, o movimento do fluido ocorre paralelamente ao eixo de rotação.
Bombas de engrenagens, de lóbulos e de palhetas são classificadas como centrífugas de fluxo misto, pois o movimento do fluido ocorre em direção inclinada, também chamada de direção diagonal, ao eixo de rotação.
Bombas peristálticas apresentam baixa vazão e são tipicamente utilizadas em aplicações que requerem dosagens intermitentes. Sua forma de construção, porém, torna o fluido bombeado sujeito a contaminação externa, o que impede o seu emprego em aplicações que requerem transporte asséptico de fluidos.
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