Questões de Engenharia Naval da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A norma NB-54R da ABNT estabelece um padrão de cores para identificar tubulações industriais. De acordo com essa norma, tubulações por onde circulam ácidos devem ter cor

  • A.

    amarela.

  • B.

    laranja.

  • C.

    verde.

  • D.

    vermelha.

Válvulas em que o acionamento é manual ou por meio de dispositivo elétrico, pneumático ou hidráulico, cuja função é promover a abertura e o fechamento total da passagem de fluidos em tubulações industriais, são denominadas válvulas

  • A.

    de regulagem.

  • B.

    de controle.

  • C.

    de bloqueio.

  • D.

    unidirecionais.

Quadros de comando, controle e proteção agregam um conjunto de dispositivos eletromecânicos destinados a permitir a manobra e a proteção de circuitos elétricos. Um dos dispositivos de manobra mecânica, de operação não-manual, que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, inclusive sobrecargas de funcionamento previstas, denomina-se

  • A.

    disjuntor.

  • B.

    chave-piloto.

  • C.

    interruptor.

  • D.

    contator.

Caso a pressão do óleo do motor de uma motocicleta esteja muito elevada, esse problema pode ser decorrência de

  • A.

    filtro, galeria ou dosador de óleo obstruídos.

  • B.

    nível de óleo baixo.

  • C.

    anéis de pistão gastos.

  • D.

    junta do cabeçote defeituosa.

Considere um automóvel modelado como um sistema massa-mola com massa de 1.000 kg e mola com rigidez igual a 400 kN × m -1 que, ao deslocar sobre determinado tipo de piso, produza oscilações com deflexão máxima de 10 cm. Considere também que, ao ser carregado com passageiros, a massa se eleve para 1.300 kg mas a deflexão máxima permaneça em 10 cm sobre o referido tipo de piso. Nessa situação, com relação ao sistema massa-mola descrito, é correto concluir que, ao se carregar esse automóvel com passageiros, a

  • A.

    velocidade de oscilação do sistema massa-mola aumenta.

  • B.

    amplitude de aceleração desse sistema aumenta.

  • C.

    freqüência natural do sistema se reduz.

  • D.

    rigidez da mola aumenta.

A figura acima mostra uma montagem com rolamento axial autocompensador de rolo, no qual a carga é transmitida de uma pista para a outra com ângulo, em relação ao eixo de rolamento, diferente de zero. Esse tipo de montagem é adequado para suportar

  • A.

    grandes cargas radiais.

  • B.

    cargas radiais e axiais atuantes de forma simultânea e também deflexões e desalinhamentos do eixo em relação à carcaça.

  • C.

    somente cargas axiais, porém admitindo desalinhamentos do eixo em relação à carcaça.

  • D.

    simultaneamente cargas radiais e axiais em ambas as direções em montagens rígidas com estritos limites de desalinhamento do eixo em relação à carcaça.

As correias em V clássicas para serviço industrial são padronizadas em cinco tipos de perfis, indicados pelas letras A, B, C, D e E. Considere duas correias em V, uma designada por B1265 e outra, por C1265. Acerca dessas correias, é correto afirmar que

  • A.

    ambas possuem 1.265 mm de comprimento externo.

  • B.

    ambas possuem 1.265 mm de comprimento interno.

  • C.

    a secção transversal da correia C1265 é maior que a da correia B1265.

  • D.

    a secção transversal da correia C1265 é menor que a da correia B1265.

O ensaio de partículas magnéticas (magnaflux) é adequado para a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em peças fabricadas com

  • A.

    liga de alumínio.

  • B.

    aço-carbono.

  • C.

    latão.

  • D.

    bronze.

A figura acima mostra a curva tensão-deformação típica do ensaio a tração de um aço dúctil. Nesse caso, o módulo de elasticidade, ou módulo de Young, do material é determinado pela razão

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Um sistema de refrigeração com ciclo de compressão a vapor tem como componentes principais o compressor, o condensador, o dispositivo de expansão e o evaporador, entre outros. Acerca das funções desses componentes, assinale a opção correta.

  • A.

    No evaporador, o fluido refrigerante absorve calor e passa do estado líquido para a condição de vapor superaquecido.

  • B.

    O compressor recebe o fluido refrigerante, na forma de vapor superaquecido, a alta temperatura, e o comprime, elevando a pressão e mantendo a temperatura.

  • C.

    No condensador, é retirado calor do fluido refrigerante, que passa de vapor saturado para superaquecido.

  • D.

    Na válvula de expansão termostática, ocorre um processo de expansão irreversível a pressão constante.

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