Lista completa de Questões de Engenharia Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos peritos e dos assistentes técnicos, julgue os itens que se seguem. As partes podem arguir o impedimento ou suspeição do perito e levantar dúvidas sobre seus conhecimentos técnicos e especializados ou aptidões para a realização da perícia. Os assistentes não estão sujeitos a essas arguições.
Acerca dos peritos e dos assistentes técnicos, julgue os itens que se seguem. Considere que, em uma pequena cidade do interior do país, o juiz da comarca esteja atuando em uma ação que requer laudo pericial sobre as consequências da exploração de minério em determinada área. Considere, ainda, que não haja na cidade nem nas localidades próximas profissional competente que possa realizar a perícia necessária. Nessa situação, o juiz deve comunicar o fato às partes, para que elas indiquem profissionais capazes de fazê-lo e arquem com as custas daí resultantes em proporção igual.
Acerca da prova e do laudo pericial, julgue os próximos itens. Em uma ação judicial na área cível, os meios de prova admissíveis restringem-se àqueles que estão expressamente previstos em lei, ou seja, a confissão, o depoimento pessoal, o interrogatório, as testemunhas, os documentos, a perícia e a inspeção judicial.
Acerca da prova e do laudo pericial, julgue os próximos itens. Em sentido subjetivo, é correto definir a prova como a convicção produzida pelos meios probatórios na mente do juiz, que é a quem a atividade probatória se dirige. Nesse sentido, entende-se por meios probatórios aqueles instrumentos utilizados por cada parte para demonstrar a veracidade dos fatos que alega em juízo.
Acerca da prova e do laudo pericial, julgue os próximos itens. O perito que elabora um laudo pericial, apresentando-o dentro do prazo estipulado pelo juiz, fica impedido de ser convocado por qualquer das partes para testemunhar na mesma ação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, considerando que a combustão do CH4 ocorra de forma completa; que a entalpia padrão de combustão do CH4 (g), a 25 ºC, seja igual a -890 kJ/mol; e que as massas molares, em g/mol, do C, do H e do O sejam iguais a 12,0, 1,0 e 16,0, respectivamente.
A combustão de um mol de CH4 (g), em condições padrão a 25 ºC, gera uma redução de mais de 1.000 kJ na energia livre de Gibbs do sistema.Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, considerando que a combustão do CH4 ocorra de forma completa; que a entalpia padrão de combustão do CH4 (g), a 25 ºC, seja igual a -890 kJ/mol; e que as massas molares, em g/mol, do C, do H e do O sejam iguais a 12,0, 1,0 e 16,0, respectivamente.
Considerando-se que as capacidades caloríficas fornecidas na tabela sejam válidas para o intervalo de temperaturas entre 25 ºC e 35 ºC, é correto afirmar que a combustão do CH4 (g) deverá liberar maior quantidade de calor se for realizada a 35 ºC, e não a 25 ºC.Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, considerando que a combustão do CH4 ocorra de forma completa; que a entalpia padrão de combustão do CH4 (g), a 25 ºC, seja igual a -890 kJ/mol; e que as massas molares, em g/mol, do C, do H e do O sejam iguais a 12,0, 1,0 e 16,0, respectivamente.
Considerando-se um comportamento ideal para a mistura sob pressão total p, é correto afirmar que, em uma amostra de gás natural constituída por 95%, em massa, de metano e, o restante, de etano, a pressão parcial do metano será superior a 0,95p.Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, considerando que a combustão do CH4 ocorra de forma completa; que a entalpia padrão de combustão do CH4 (g), a 25 ºC, seja igual a -890 kJ/mol; e que as massas molares, em g/mol, do C, do H e do O sejam iguais a 12,0, 1,0 e 16,0, respectivamente.
Se o consumo mensal de energia elétrica da referida empresa for de 1,0 × 1012 J, a combustão do CH4 (g), sob pressão constante de 1 bar e a 25 ºC, produzirá mais de 40 toneladas de CO2 para suprir as necessidades mensais de energia da empresa.Em um reator ideal, de processo contínuo, que opera em estado estacionário, a combustão de CH4 ocorre com uma conversão de 90% do reagente limitante. Esse reator é alimentado com CH4 e ar a taxas de 16 kg/h e 300 kg/h, respectivamente, conforme ilustrado no esquema apresentado.
Considerando que, nessa situação, a combustão do CH4 seja completa e que a composição do ar que alimenta o reator seja de 24%, em massa, de O2 (g) e, o restante, de N2 (g), julgue o item subsequente.
A porcentagem, em massa, de CO2 na corrente de saída do reator é superior a 10%.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...