Lista completa de Questões de Engenharia Química para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O etileno ― o alceno mais simples e um dos mais importantes produtos orgânicos fabricados industrialmente ― é utilizado na síntese de polietileno, de etanol, de ácido acético e de outros compostos. O polietileno é um dos polímeros mais versáteis existentes no mercado. A respeito das matérias-primas e de aspectos relacionados à produção de etileno (eteno) e de polietileno, julgue os itens a seguir. O processo para a produção de etileno por craqueamento pirolítico ocorre em um forno constituído por tubos de craqueamento térmico em forma de serpentina. A remoção do coque depositado nas paredes dos tubos durante o processo requer que o forno seja isolado; e, em seguida, um fluxo de vapor ou uma mistura de vapor com ar é passada através das bobinas do forno, convertendo a camada dura de carbono sólido em monóxido de carbono e dióxido de carbono.
O etileno ― o alceno mais simples e um dos mais importantes produtos orgânicos fabricados industrialmente ― é utilizado na síntese de polietileno, de etanol, de ácido acético e de outros compostos. O polietileno é um dos polímeros mais versáteis existentes no mercado. A respeito das matérias-primas e de aspectos relacionados à produção de etileno (eteno) e de polietileno, julgue os itens a seguir. A principal diferença entre os processos de polimerização de etileno sob alta pressão e sob baixa pressão está na utilização, por este último, de um sistema catalítico.
O etileno ― o alceno mais simples e um dos mais importantes produtos orgânicos fabricados industrialmente ― é utilizado na síntese de polietileno, de etanol, de ácido acético e de outros compostos. O polietileno é um dos polímeros mais versáteis existentes no mercado. A respeito das matérias-primas e de aspectos relacionados à produção de etileno (eteno) e de polietileno, julgue os itens a seguir. Na síntese de etileno, pode-se utilizar butano, que se decompõe em dois radicais etila; cada um deles, ao perder um átomo de hidrogênio, gera duas moléculas de etileno.
O cloro, o ácido nítrico e o ácido sulfúrico são compostos inorgânicos bastante utilizados na indústria química para a preparação de outros compostos inorgânicos e orgânicos comercialmente importantes, como PVC (policloreto de vinila) e fertilizantes, e no refino do petróleo, para remover impurezas da gasolina e de outros óleos. Com referência aos processos de produção dos compostos inorgânicos cloro, ácido nítrico e ácido sulfúrico, julgue os itens que se seguem. No processo de produção de ácido sulfúrico, utiliza-se como matéria-prima para a obtenção do SO2 o enxofre, que sofre um processo de combustão no qual são utilizados como agentes comburentes o oxigênio puro ou o ar seco. A utilização de ar seco proporciona ao meio reacional uma temperatura maior que a obtida ao se utilizar oxigênio puro.
O cloro, o ácido nítrico e o ácido sulfúrico são compostos inorgânicos bastante utilizados na indústria química para a preparação de outros compostos inorgânicos e orgânicos comercialmente importantes, como PVC (policloreto de vinila) e fertilizantes, e no refino do petróleo, para remover impurezas da gasolina e de outros óleos. Com referência aos processos de produção dos compostos inorgânicos cloro, ácido nítrico e ácido sulfúrico, julgue os itens que se seguem. As plantas usadas para a produção de cloro são eletrointensivas; por esse motivo, a energia elétrica é o item mais importante de custo. Nessas plantas, o cloro gasoso e a soda cáustica são produzidos, simultaneamente, pela eletrólise de cloreto de sódio.
O cloro, o ácido nítrico e o ácido sulfúrico são compostos inorgânicos bastante utilizados na indústria química para a preparação de outros compostos inorgânicos e orgânicos comercialmente importantes, como PVC (policloreto de vinila) e fertilizantes, e no refino do petróleo, para remover impurezas da gasolina e de outros óleos. Com referência aos processos de produção dos compostos inorgânicos cloro, ácido nítrico e ácido sulfúrico, julgue os itens que se seguem. A produção massiva do ácido nítrico ocorre por meio do processo Ostwald, em que são utilizados amônia anidra, ar e água como matérias-primas e uma tela de platina-ródio como catalisador.
As estações de tratamento de água industrial ou potável têm a finalidade de transformar a água denominada bruta em água própria para uso na indústria ou em água potável para o consumo humano. Acerca do tratamento de água, julgue os itens subsequentes. Algumas etapas do tratamento completo de água potável poderão ser dispensadas para a devida potabilização, podendo-se, conforme as características da água a ser tratada, adotar um tratamento mais simplificado, como cloração e fluoretação apenas.
As estações de tratamento de água industrial ou potável têm a finalidade de transformar a água denominada bruta em água própria para uso na indústria ou em água potável para o consumo humano. Acerca do tratamento de água, julgue os itens subsequentes. No tratamento de água para uso industrial, podem-se utilizar colunas de troca iônica para a substituição de íons catiônicos (Ca+2, Mg+2) e de íons aniônicos (sulfatos, carbonatos, silicatos) responsáveis pelas incrustações por cátions H+ e ânions OH-.
As estações de tratamento de água industrial ou potável têm a finalidade de transformar a água denominada bruta em água própria para uso na indústria ou em água potável para o consumo humano. Acerca do tratamento de água, julgue os itens subsequentes. A água que abastecerá uma caldeira não necessita de tratamento químico para a remoção de íons de sais, já que o vapor produzido é livre desses íons, que poderiam ser prejudiciais a equipamentos nas seções pós-caldeira, como turbinas, válvulas e acessórios.
As estações de tratamento de água industrial ou potável têm a finalidade de transformar a água denominada bruta em água própria para uso na indústria ou em água potável para o consumo humano. Acerca do tratamento de água, julgue os itens subsequentes. A intensidade da turbidez da água depende da granulometria e da concentração das partículas: partículas menores, em concentrações elevadas, causam pequena turbidez, ao passo que partículas grandes, nas mesmas concentrações, causam maior turbidez.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...