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A pressão de vapor de uma substância pura aumenta com a temperatura, segundo uma relação
linear
parabólica
cúbica
logarítmica
exponencial
−3,4
−1,7
−0,8
0,0
1,7
Uma das operações unitárias mais utilizadas em engenharia química é a absorção gasosa. Imagine uma coluna de absorção, em que água escoa de forma descendente ao longo da parede da coluna, enquanto ar rico em amônia escoa de forma ascendente. A respeito desse sistema, considere as afirmativas abaixo.
I - Haverá transferência de água através da interface líquido-gás, visto que existe uma diferença de concentração de água entre as fases líquida e vapor.
II - Existe um equilíbrio entre as fases líquida e vapor na interface líquido-gás, dado por uma relação entre a pressão parcial do vapor de amônia e a concentração de amônia na fase líquida, ambos na interface.
III - Haverá um fluxo de massa através da interface, dado pelo produto entre o coefi ciente individual de transferência de massa e a diferença de pressão de amônia, sendo essa diferença expressa em termos da pressão da amônia no seio da massa de gás e da pressão da amônia na interface líquido-gás.
IV - O coeficiente global de transferência de massa, baseado na fase líquida, deve ser utilizado quando a força-motriz for dada pela diferença entre as concentrações de água na fase líquida e de água na interface.
São corretas as afirmativas
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
129 e 1.818
147 e 1.818
167 e 1.330
170 e 1.000
180 e 1.000
1/2
1
3/2
2
6
4
5
6
8
16
270
540
720
1080
2160
Um vendedor de livros estipula como meta que, até o dia x de cada semana, que se inicia na segunda-feira (dia 1) e termina no sábado (dia 6), ele deve vender um total de x2 + 3x livros. No final de cada dia, ele anota a quantidade de livros que vende no dia, formando uma lista de números. Se o vendedor conseguir cumprir a meta, a lista de números anotados em uma semana completa será uma progressão
aritmética de razão 2
aritmética de razão 3
com números iguais a 9
geométrica de razão 2
geométrica de razão 3
−2
1
2
3
5
Um professor possui um banco de dados com 8 questões de análise combinatória, sendo 3 delas de nível difícil, 10 questões de logaritmos, sendo 4 delas de nível difícil, e 12 questões de conjuntos, sendo 8 delas de nível difícil. De quantos modos esse professor pode montar uma prova com 3 questões de análise combinatória, 3 questões de logaritmos e 4 questões de conjuntos de modo que haja exatamente uma questão de nível difícil de cada assunto?
OBS: Cn,p é o número de maneiras de se escolher p objetos dentre n objetos distintos disponíveis
3 x C7,2 x 4 x C9,2 x 8 x C11,3
3 x C7,2 + 4 x C9,2 + 8 x C11,3
3 x C5,2 x 4 x C6,2 x 8 x C4,3
3 x C5,2 + 4 x C6,2 + 8 x C4,3
C8,3 x C10,3 x C12,4
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