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Julgue os itens subsecutivos, referentes ao método de componentes principais.
O primeiro componente principal associa-se à combinação linear com variância mínima.
Estatística - Dados, Quadros e Tabelas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A tabela acima apresenta uma distribuição hipotética das quantidades de eleitores que não votaram no segundo turno da eleição para presidente da República bem como os números de municípios em que essas quantidades ocorreram. Com base nessa tabela, julgue os itens segunites, relativos à análise exploratória de dados.
Na tabela de frequências, o uso de intervalos de classe permite concluir que a variável em questão é contínua.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
5 Com relação às medidas de dispersão, considerando que representa a média aritmética de um conjunto de dados {X1, X2, ..., Xn}, julgue os itens que se seguem.
A expressão que se segue permite calcular corretamente a variância amostral do conjunto de dados.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito de estimadores, julgue os itens a seguir.
Estatística - Medidas de Ordenamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que X, Y e Z sejam variáveis aleatórias, que a seja uma constante não nula e que E, Md, Var, Cov, Q1 e Q3 denotem, respectivamente, esperança, mediana, variância, covariância, primeiro quartil e terceiro quartil, julgue os itens a seguir.
Q3(aX) Q1(aX) = a[Q3(X) Q1(X)].
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos testes de hipóteses paramétricos, julgue os itens subsecutivos.
A análise de variância (ANOVA), que é generalização do teste t, permite testar se as variâncias de vários grupos diferentes são ou não iguais.
Para orientar os investimentos em educação em certo município, um analista foi contratado para criar um ranking das escolas públicas desse município. Para cada escola, as variáveis disponíveis são a quantidade de turmas, a quantidade de alunos, a quantidade de professores, a nota da Prova Brasil e a área do terreno.
A partir dessa situação, julgue os itens subsequentes.
O método de reamostragem bootstrap é paramétrico se uma distribuição de probabilidade teórica for especificada; e é não paramétrico se for considerada uma distribuição empírica dos dados em estudo.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que seja uma matriz de variância-covariância de ordem p, julgue os itens que se seguem.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que seja uma matriz de variância-covariância de ordem p, julgue os itens que se seguem.
Estatística - Medidas de Ordenamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O quadro acima mostra a forma de cálculo do índice de desenvolvimento humano (IDH) divulgado periodicamente pelo PNUD. O índice é calculado para cada país participante, e os 169 países participantes são agrupados em quatro categorias de desenvolvimento humano. Um país estará no grupo muito elevado se o seu IDH estiver no quartil superior; no grupo elevado, se o seu IDH estiver nos percentis 5175; no grupo médio, se o seu IDH estiver nos percentis 2650; e no grupo baixo, se o seu IDH estiver no quartil inferior. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Considerando que em 2010 o Brasil obteve o septuagésimo terceiro maior índice, é correto afirmar que nesse ano o Brasil foi classificado no grupo elevado.
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