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A tabela acima apresenta a evolução da população brasileira segundo os censos de 1991 e 2000, a contagem populacional de 1996 e uma projeção feita para o ano 2015. Com base nas informações apresentadas e na tabela, julgue os itens seguintes.
As estimativas mensais de população a partir de 1990 podem ser obtidas ajustando-se uma curva de crescimento na forma , em que são os coeficientes do modelo, t representa o tempo em anos e Popk,t é o tamanho da população no mês k (k = 0, 1, ..., 11) do ano t, sendo possível estimar os coeficientes pelo método de mínimos quadrados ordinários via regressão linear simples.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com respeito ao texto, considere que cada imóvel ofertado em determinado ano seja classificado como vendido ou não-vendido, e, a um imóvel e classificado como vendido seja atribuído um valor Z = 1, e, ao imóvel classificado como não-vendido, seja atribuído um valor Z = 0. Supondo-se que as classificações dos imóveis como vendido ou não-vendido em um dado ano possam ser consideradas como sendo realizações de uma amostragem aleatória simples, julgue os itens a seguir.
A variância de Z é superior a 0,30 e inferior a 1,0.
Estatística - Distribuição de Frequência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No curso de línguas Esperanto, os 180 alunos estudam inglês, espanhol ou grego. Sabe-se que 60 alunos estudam espanhol e que 40 estudam somente inglês e espanhol. Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem.
Se os alunos que estudam grego estudam também espanhol e nenhuma outra língua mais, então há mais alunos estudando inglês do que espanhol.
Com base nessas informações e considerando que o valor 100 é representado nesses diagramas como 10|0, julgue os itens que se seguem.
Caso a soma dos tempos X seja igual a 1.261 minutos, então a média aritmética da distribuição dos tempos X será inferior a 1 hora.
Estatística - Medidas de Ordenamento e Forma - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que Z seja uma variável aleatória normal padrão e que Y seja uma variável aleatória de Bernoulli com parâmetro p = 0,9. Considere também que a esperança condicional de Z para Y = 1 seja igual a . Nessa situação, julgue os itens a seguir.
O quarto momento central de Z é nulo.
A probabilidade de X ser igual a 0,2 é superior a 0,5.
Com respeito ao texto anterior, considerando uma amostragem aleatória simples (X1, Y1), (X2, Y2), ...., (Xn, Yn) para a estimação dos parâmetros da distribuição , > 0), em que cada vetor aleatório (Xk, Yk) é identicamente distribuído como (T1, T2), k = 1, 2, ..., n, julgue os itens subseqüentes.
Um estimador de mínimos quadrados para é
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.
Considerando-se que T é uniformemente distribuída dentro de cada intervalo de classe, a variância da distribuição T é igual a , em que xi é o ponto médio do intervalo de classe i e é a média de T.
Estatística - Distribuição de Frequência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No curso de línguas Esperanto, os 180 alunos estudam inglês, espanhol ou grego. Sabe-se que 60 alunos estudam espanhol e que 40 estudam somente inglês e espanhol. Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem.
Se os 60 alunos que estudam grego estudam também inglês e nenhuma outra língua mais, então há mais alunos estudando somente inglês do que espanhol.
A tabela acima contém um conjunto de dados formado por quatro variáveis: RG; gênero ( M = masculino; F = feminino); grau de instrução (1 = analfabeto; 2 = fundamental incompleto; 3 = fundamental completo; 4 = médio incompleto; 5 = médio completo ou superior); e hiperatividade (S = sim; N = não). Com base nessa tabela, julgue os itens seguintes.
A média da variável grau de instrução possui significado estatístico; mas não o cálculo da média da variável RG.
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