Questões sobre Amostragem

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Uma pesquisa tem por objetivo avaliar a qualidade do combustível vendido em determinado município, utilizando, para isto, uma amostra de tanques de combustível, seguindo os seguintes passos: 1 - a partir de uma listagem (cadastro) de todos os postos revendedores do município, selecionam-se de forma aleatória 50 postos; 2 - avaliam-se todos os tanques de combustível de cada um dos 50 postos selecionados no passo 1. A amostragem descrita acima é

  • A. aleatória simples.
  • B. estratificada.
  • C. sistemática.
  • D. por cotas.
  • E. de conglomerados.

Considere os esquemas de seleção descritos a seguir.

I - Seleção de um número aleatório (ponto de partida), tomando para a amostra cada k-ésima unidade a partir daquele ponto, sendo k o intervalo de seleção.

II - Seleção de n unidades de um cadastro, de tal forma que todas as amostras de tamanho n possíveis apresentem a mesma probabilidade de seleção.

III - Divisão da população em subgrupos de unidades, seguida da seleção de uma amostra de subgrupos e da posterior seleção de uma amostra de unidades dentro de cada um dos subgrupos selecionados.

IV - Divisão da população em subgrupos de unidades, seguida da seleção de uma amostra de subgrupos e da posterior observação da característica de interesse para todas as unidades dentro de cada subgrupo selecionado.

V - Divisão da população em subgrupos de unidades, seguida da seleção de uma amostra independente de unidades dentro de cada subgrupo, considerando todos os subgrupos que compõem a população, e não uma amostra deles.

Associe os esquemas de seleção aos respectivos planos amostrais abaixo.

P - amostragem aleatória simples

Q - amostragem sistemática

R - amostragem estratificada

S - amostragem de conglomerados.

A associação correta é

  • A. I - P , II - Q , III - R , IV - R, V - S
  • B. I - P , II - Q , III - S , IV - S , V - R
  • C. I - Q, II - P , III - R , IV - R, V - S
  • D. I - Q, II - P , III - S , IV - S , V - R
  • E. I - Q, II - P , III - S , IV - R, V - S

Considere a situação a seguir para responder às questões de nos 32 e 33.

Seleção de postos de gasolina, em território nacional, com o objetivo de estimar o total de combustível vendido no país. Suponha que se tenha a informação de que a quantidade de combustível vendida pelos postos em uma região apresente valores bastante homogêneos dentro de cada região (Sul, Nordeste, etc.), e bastante diferentes, em média, entre as regiões. Nesse caso, uma alternativa mais eficiente do que amostragem aleatória simples sem reposição será

  • A. amostragem estratificada.
  • B. amostragem de conglomerados em um estágio.
  • C. amostragem de conglomerados em dois estágios.
  • D. amostragem aleatória simples com reposição.
  • E. dupla amostragem.

  • A. I e IV.
  • B. II e IV.
  • C. II e V.
  • D. III e IV.
  • E. III e V.

  • A. 11,9%
  • B. 27,4%
  • C. 42,1%
  • D. 61,8%
  • E. 85,6%

  • A. 25
  • B. 38
  • C. 43
  • D. 81
  • E. 106

Um gráfico de controle para fração de não conformes possui linha central de 0,5. Qual o tamanho de amostra necessário para que sejam obtidos limites de controle de 2-sigma iguais a 0,45 e 0,55?

  • A. 100
  • B. 200
  • C. 400
  • D. 800
  • E. 1.000

A qualidade de um processo de produção é avaliada por meio de um procedimento de amostragem por aceitação, definido pelos seguintes passos: • para cada lote, seleciona-se uma amostra de 5 itens produzidos e se observa o número de defeituosos; • se a amostra não tem nenhum item defeituoso, aceita-se o lote. Se a amostra tem 2 ou mais itens defeituosos, rejeita-se o lote. Se a amostra tem 1 defeituoso, aceitase o lote desde que não tenha havido itens defeituosos nos 3 lotes inspecionados anteriormente. O procedimento acima é um exemplo de inspeção por amostragem

  • A. geométrica.
  • B. sistemática.
  • C. contínua.
  • D. estratificada.
  • E. em cadeia.

Grupo focal é definido na literatura como um tipo especial de entrevista em grupo que tem por objetivo reunir informações detalhadas sobre um tópico particular, a partir de um grupo de participantes selecionados. Ao se planejar um grupo focal, o passo mais importante é estabelecer o(a)

  • A.

    propósito da sessão.

  • B.

    número de entrevistadores.

  • C. número de encontros a serem realizados.
  • D.

    local ideal para os encontros.

  • E.

    frequência com que determinados comportamentos ocorrem.

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