Questões sobre Gráficos

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A tabela abaixo fornece um resumo sobre as proporções diárias de audiência de dois programas no mesmo horário de duas redes de televisão concorrentes coletadas num período de 30 dias.

Pode-se concluir que:

  • A.

    para comparações entre as audiências diárias, o gráfico das duas séries observadas no período de 30 dias seria mais apropriado do que as informações contidas na tabela.

  • B.

    a rede A teve mais audiência do que a B para todo o período observado.

  • C.

    o maior pico de audiência foi alcançado pela rede A.

  • D.

    a média aritmética das proporções de audiência da rede A é maior do que a rede B.

  • E.

    as informações acima podem ser graficamente representadas por um diagrama de setores.

A qualificação dos professores é de grande importância para a qualidade da formação dos estudantes. Considerando que a figura acima apresenta a distribuição do número de professores em uma faculdade, segundo a formação acadêmica (curso), julgue os itens de 77 a 85.

Caso a distribuição mostrada na figura fosse apresentada em um gráfico de setores, o ângulo do setor correspondente à categoria especialização seria superior a 100º.

  • C. Certo
  • E. Errado

A qualificação dos professores é de grande importância para a qualidade da formação dos estudantes. Considerando que a figura acima apresenta a distribuição do número de professores em uma faculdade, segundo a formação acadêmica (curso), julgue os itens de 77 a 85.

A representação dos dados mostrados na figura em um gráfico de pizza permite apresentar apenas o percentual de professores em cada nível da variável curso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas informações do gráfico, conclui-se que o número de Universidades é

  • A.

    igual à soma dos Centros Universitários e das Faculdades Integradas.

  • B.

    igual ao número de Centros de Educação Tecnológica e Faculdades de Tecnologia.

  • C.

    igual ao dobro do número de Centros Universitários.

  • D.

    superado apenas pelo número de Faculdades Integradas.

  • E.

    superado apenas pelo número de Faculdades, Escolas e Institutos.

Segundo esse censo, em 2004 ocorreram 200.695 matrículas nas 119 Faculdades Integradas. O número médio de alunos matriculados, por instituição, nessa categoria de organização acadêmica foi

  • A.

    1.686,5

  • B.

    1.187,6

  • C.

    1.184,1

  • D.

    168,6

  • E.

    118,4

As questões de nos 41 a 46 são referentes aos resultados do ENADE 2006, disponíveis em www.inep.gov.br.

Responda às questões de nos 41 a 43 com base nos percentuais das respostas de alunos de uma área específica de determinada Instituição de Ensino Superior (IES), participantes do ENADE 2006, a algumas questões do questionário socioeconômico relativas aos hábitos de leitura.

A distribuição de pesquisadores por faixa etária e regiões do país é apresentada nos gráficos seguintes.

Analisando-se os histogramas, conclui-se que o percentil de ordem 20 (P20) é uma idade na faixa de 25 a 34 anos APENAS na(s) região(ões)

  • A.

    Norte.

  • B.

    Norte e Sul.

  • C.

    Centro-Oeste.

  • D.

    Centro-Oeste e Sudeste.

  • E.

    Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre os conceitos e ferramentas da estatística e probabilidade.

Histograma é um gráfico em forma de disco, repartido em setores circulares cujas áreas expressam os valores grafados.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Em 2006, o rendimento do trabalhador com emprego formal somou R$ 43,5 bilhões, elevando o consumo e, conseqüentemente, a contratação de pessoal. Puxada pelo volume recorde de empregos formais e pela valorização dos rendimentos dos trabalhadores, a massa salarial registrou o maior crescimento desde 1995. De 2005 para 2006, a expansão chegou a 11,96%, atingindo o montante de R$ 43,5 bilhões. Esse aumento mostra que os brasileiros estão com mais dinheiro no bolso e, conseqüentemente, vão às compras. Para atender o ímpeto consumista, as empresas investem mais em produção, o que se reflete na contratação de novos trabalhadores. Tanto é que, em 2006, foram criados quase 1,917 milhão de empregos formais — o melhor resultado da série histórica da RAIS (relação anual de informações sociais), iniciada em 1985 —, um acréscimo de 5,77% em comparação a 2005. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a alta do emprego em 2006, com a abertura de 719,1 mil novas vagas. Em segundo lugar aparece a indústria de transformação (461,3 mil), seguida pelo comércio (325,2 mil) e administração pública (177,9 mil). A figura a seguir mostra alguns dados relevantes acerca da renda e da oportunidade de emprego do trabalhador brasileiro.

Considerando as informações ao lado, julgue os itens a seguir.

 

De 2005 para 2006, a renda média dos trabalhadores com emprego formal saltou de R$ 1.167,81 para R$ 1.236,19.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Em 2006, o rendimento do trabalhador com emprego formal somou R$ 43,5 bilhões, elevando o consumo e, conseqüentemente, a contratação de pessoal. Puxada pelo volume recorde de empregos formais e pela valorização dos rendimentos dos trabalhadores, a massa salarial registrou o maior crescimento desde 1995. De 2005 para 2006, a expansão chegou a 11,96%, atingindo o montante de R$ 43,5 bilhões. Esse aumento mostra que os brasileiros estão com mais dinheiro no bolso e, conseqüentemente, vão às compras. Para atender o ímpeto consumista, as empresas investem mais em produção, o que se reflete na contratação de novos trabalhadores. Tanto é que, em 2006, foram criados quase 1,917 milhão de empregos formais — o melhor resultado da série histórica da RAIS (relação anual de informações sociais), iniciada em 1985 —, um acréscimo de 5,77% em comparação a 2005. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a alta do emprego em 2006, com a abertura de 719,1 mil novas vagas. Em segundo lugar aparece a indústria de transformação (461,3 mil), seguida pelo comércio (325,2 mil) e administração pública (177,9 mil). A figura a seguir mostra alguns dados relevantes acerca da renda e da oportunidade de emprego do trabalhador brasileiro.

Considerando as informações ao lado, julgue os itens a seguir.

 

O número de empregos formais criados em 2005 esteve entre 1,81 e 1,82 milhão.

  • C. Certo
  • E. Errado

           Em 2006, o rendimento do trabalhador com emprego formal somou R$ 43,5 bilhões, elevando o consumo e, conseqüentemente, a contratação de pessoal. Puxada pelo volume recorde de empregos formais e pela valorização dos rendimentos dos trabalhadores, a massa salarial registrou o maior crescimento desde 1995. De 2005 para 2006, a expansão chegou a 11,96%, atingindo o montante de R$ 43,5 bilhões. Esse aumento mostra que os brasileiros estão com mais dinheiro no bolso e, conseqüentemente, vão às compras. Para atender o ímpeto consumista, as empresas investem mais em produção, o que se reflete na contratação de novos trabalhadores. Tanto é que, em 2006, foram criados quase 1,917 milhão de empregos formais — o melhor resultado da série histórica da RAIS (relação anual de informações sociais), iniciada em 1985 —, um acréscimo de 5,77% em comparação a 2005. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a alta do emprego em 2006, com a abertura de 719,1 mil novas vagas. Em segundo lugar aparece a indústria de transformação (461,3 mil), seguida pelo comércio (325,2 mil) e administração pública (177,9 mil). A figura a seguir mostra alguns dados relevantes acerca da renda e da oportunidade de emprego do trabalhador brasileiro.

Considerando as informações ao lado, julgue os itens a seguir.

 

Em 2006, mais de 38 milhões de trabalhadores tinham emprego formal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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