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Com base nas hipóteses do modelo keynesiano básico e, especificamente, da cruz keynesiana, julgue os próximos itens. De acordo com a cruz keynesiana, o equilíbrio é representado pelo ponto em que a renda se iguala à despesa planejada.
Na formulação das estratégias organizacionais, pode-se usar o que é chamado de Teoria dos Jogos (TJ). O ponto de equilíbrio de Nash acontece quando
I nenhum dos jogadores consegue melhorar seus resultados particulares sem alterar, unilateralmente, a sua decisão.
II os jogadores decidem assumir posicionamento estratégico cooperativo.
III os jogadores mostram suas decisões de forma antecipada para os demais competidores para que todos possam atingir suas funções objetivo.
As alternativas corretas são:
Com relação à determinação do grau de assimetria de uma distribuição, é correto afirmar que
Uma população tem distribuição regida pela função de densidade de probabilidade dada por
Uma equipe de pesquisas deseja avaliar uma nova técnica de aprendizagem. Para isso, dispõe de um grupo com 124 voluntários, submetidos ao seguinte experimento: de uma lista de 60 termos sobre determinado assunto, cada voluntário deveria registrar o número de termos para os quais ele conhecia o significado. Após essa primeira medição do conhecimento dos voluntários, o grupo foi submetido a uma sessão que utilizava a técnica de aprendizagem em avaliação. Logo após a sessão, os voluntários deveriam olhar a mesma lista de 60 termos utilizada anteriormente e registrar novamente o número de termos para os quais eles conheciam o significado. A suspeita da equipe de pesquisa é a de que o número de termos conhecidos aumente depois da sessão que utiliza a técnica em avaliação. Considerando apenas o desenho do experimento e a variável utilizada para medir o conhecimento dos voluntários (outras suposições serão verificadas posteriormente), o conjunto de testes estatísticos que podem ser usados para verificar a suspeita da equipe é
Um grupo de 100 alunos, sendo 50 meninos e 50 meninas, todos da mesma faixa etária e cursando o mesmo ano escolar, responderam a um questionário sobre métodos anticoncepcionais. O objetivo do estudo era verificar se a proporção de alunos com conhecimento adequado sobre anticoncepção é homogênea nos dois gêneros. Para ter um conhecimento considerado adequado, o aluno deveria acertar todas as questões. Ao final da correção de cada questionário, registrava-se o acerto ou não das perguntas. Os resultados foram resumidos e apresentados na tabela a seguir.
Considerando o desenho do estudo, o tipo de variável observada e os dados obtidos, o teste estatístico mais adequado para avaliar a hipótese de estudo é o
O efeito de uma campanha publicitária para promoção do voluntariado nas eleições será avaliado por meio do seguinte experimento: antes do início da campanha, um grupo de 200 eleitores responderá à seguinte questão: você gostaria de ser voluntário nas próximas eleições? (sim ou não). A campanha será lançada e, após três meses de veiculação em rádio e TV, o mesmo grupo de eleitores responderá à mesma questão. A campanha será reforçada com publicidade em outdoors nos próximos três meses e, após esse período, o mesmo grupo de eleitores responderá novamente à mesma questão. A equipe responsável pelo estudo deseja comparar o percentual de eleitores que desejam ser voluntários nas próximas eleições em cada etapa. Considerando o planejamento do experimento e o tipo de variável a ser observada, o teste estatístico mais adequado para avaliar a hipótese de estudo é o
Um modelo de regressão linear múltipla foi estimado pelo método de Mínimos Quadrados, obtendo-se, com um nível de confiança de 95%, os seguintes resultados:
Desse modo, pode-se afirmar que:
Escalas multidimensionais são, muitas vezes, fundamentadas em métricas com origem e/ou unidade arbitrárias. Coombs (1967) concebeu uma escala de atitudes sem unidade de medidas que denominou métrica ordenada, com estímulos e indivíduos representados conjuntamente no mesmo contínuo. Seja Qj o posicionamento do estímulo j e Ci o posicionamento do indivíduo i nesse contínuo. Uma situação ideal é aquela em que, em um contínuo de atitude, por exemplo, o valor Ci de um indivíduo coincide com o valor Qj que representa a escolha do indivíduo no contínuo. Se um indivíduo tiver que escolher entre dois estímulos, j ou k, de acordo com essa métrica, ele fará a escolha j > k (lê-se j preferível a k) se
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